O serviço de urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Braga volta a sofrer condicionamentos este sábado, devido à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas de urgência.
Entre as 00:00 e as 08:00, o serviço atenderá apenas casos de urgência internos, referenciados pelo INEM, ou pela linha SNS 24.
Os utentes, antes de se deslocarem a uma urgência, devem ligar para a Linha SNS24 através do número 808 24 24 24.
Já abriu ao público o Presépio Movimentado de Sequeira, em Braga. A inauguração decorreu esta quinta-feira à noite no Salão Paroquial da Freguesia. A cerimónia foi abrilhantada com vários momentos musicais, assim como a apresentação da história do presépio pela historiadora Carla Xavier.
João Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Braga, marcou presença na inauguração e realçou a importância deste projeto que conta com financiamento do Orçamento Participativo. “Já tive a oportunidade de vir cá em outros anos e hoje estou pela primeira vez enquanto presidente de Câmara. É um evento muito importante por várias razões: É um projeto financiado pelo Orçamento Participativo. O próprio presépio já beneficiou também de melhorias por força do Orçamento Participativo,o que significa que a ideia de se colocar nas mãos das pessoas alguns investimentos é uma ideia acertada que deve ser mantida. Depois, referindo-me ao presépio, acho que é muito interessante perceber-se o trabalho que foi aqui apresentado e que é bem revelador disso. Há muitas histórias por detrás do presépio e há, sobretudo, uma tradição em um sentido de pertençae de identidade de uma comunidade, pois não é por acaso, num dia da semana à noite, termos mais de uma centena de pessoas para esta inauguração“, disse o autarca.
Para o presidente da Autarquia, “é muito bom sinal quando uma comunidade como a de Sequeira, como a de Braga,que tem vindo a crescer muito nos últimos anos, consegue manter o sentimento de identidade, de pertença,se consegue manter tradições com olhos postos no futuro mas onde conseguimos lá estar a manter o registrodaquilo que é ser bracareense, e neste caso,daquilo que é ser sequeirense”.
Sandra Costa, presidente da Junta de Freguesia de Sequeira, deixou o convite a toda à população, freguesias vizinhas e bracarenses para visitarem o presépio. “Este presépio é um presépio novo,no sentido de estar diferente todos os anos e é sempre melhorado e está muito bonito. Vale a pena ser visitado.Portanto, façam disto um programa em família,passem cá, visitem e vão ver que não se arrependem”, referiu a autarca.
Por sua vez, Emiliano Noversa, habitante de Sequeira salientou que “é um presépio que é sempre bom de visitar”. “Já sabemos que nesta altura do ano,o tradicional é muitas famílias visitarem os presépios de Braga. Muitos deles, provavelmente não conhecerão o Presépio de Sequeira e a divulgação é também importante para isso. São todos sempre bem-vindos à freguesia de Sequeirae irão gostar com certeza do que vão ver”, disse.
Para Alexandre Prata, também habitante de Sequeira, este presépio “é uma tradição muito antiga da freguesia” e apelou às pessoas para verem esta obra de arte natalícia. “A freguesia de Sequeira tem esta tradição de fazer o presépio eque ainda não conseguimos apurar,como vimos hoje na apresentação feita,quantos anos é que tem mas que é seguramente uma tradição muito antiga e que aqui na nossa freguesia costuma trazer nesta altura de Natal muita gente. Eu apelo a outras pessoas que nunca vieram ver,que venham cá, e aquelas que já vieram,que continuem a virporque é efetivamente uma obra de arte. Este presépio movimentado apenas por um motor, antes era à mãozinha, foi alimentado também a água e neste momento é só através de um motor. É uma tradição da freguesia que enriquece a nossa cultura”, destacou.
A iluminação também já brilha em Sequeira para tornar ainda mais mágica esta época festiva. O Presépio Movimentado de Sequeira irá fechar com chave d’ouro com um espetáculo do Padre Guilherme a 16 de janeiro. O anúncio foi feito pelo Padre Marcelino Ferreira, pároco da freguesia e o espetáculo irá decorrer às 21:00, no Salão Paroquial. Os bilhetes para o espetáculo revertem para a finalização das obras do Salão Paroquial e estarão à venda no dia de Natal.
Na cerimónia, o público parabenizou os membros do Presépio Movimentado de Sequeira pela construção e empenho nesta obra de arte, nomeadamente Abílio Peixoto, Miguel Silva, José Rocha, José Manuel e Sérgio Nogueira. A noite foi abrilhantada musicalmente por Ana Rita Caldas.
Está de volta à cidade de Braga aquele que é já um dos maiores torneios interempresariais de futebol do país. A 9ª. edição, que arranca a 21 de janeiro, cresce para 10 equipas, marca o regresso de duas equipas históricas – Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga e o Grupo Bernardo da Costa – e muda-se para um novo espaço, o Complexo Desportivo da Universidade do Minho. O jogo inaugural, que decorrerá pelas 19:00, juntará em campo a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga e a Hydra iT num formato que se mantém, futebol de 5.
Além destas duas equipas, a 9.ª edição do torneio contará com a participação de mais 8 referências da região, nomeadamente o Fundo Social da Câmara Municipal de Braga, a Mobileum, o Instituto CCG/ZGDV, a Unidade Local de Saúde de Braga, o Grupo Bernardo da Costa, o Grupo Cegid e a Escola Superior de Tecnologia do IPCA. Todos os jogos, num total de 21, serão disputados à quarta-feira, pelas 19:00, no Complexo Desportivo da Universidade do Minho.
Organizado pela F3M para homenagear Ângelo Vilela, um antigo colaborador da F3M, desaparecido em 2015, o torneio é hoje um espaço de encontro e convívio entre mais de uma centena de participantes.
“O Torneio de Futebol Ângelo Vilela tem, para nós, um valor sentimental muito grande, mas é também, acima de tudo, um espaço dedicado ao desportivismo e ao fair play. Desde a 1ª edição que procuramos, sempre, promover valores e princípios fundamentais como o respeito, a superação, a paixão pelo futebol, o compromisso e um orgulho partilhado”, revela Ricardo Epifânio, coordenador da organização do torneio.
“Acreditamos que a nova edição, que se inicia já em janeiro, terá igualmente muita adesão e boa recetividade não só por parte da comunidade participante, mas também por parte de familiares e amigos. São, sem dúvida, momentos marcantes, pautados pelo companheirismo, união e espírito de equipa. Aqui, se criam e cimentam muitas relações de amizade para a vida”, admite o responsável.
A final do torneio e o almoço e entrega de medalhas, troféus e distinções decorrerá a 13 de junho de 2026, dia do aniversário do antigo colaborador da F3M.
O sorteio da fase de grupos, entretanto realizado na sede da F3M, em Braga, ditou os seguintes resultados:
Grupo A: Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, Hydra iT, Instituto CCG/ZGDV e Mobileum.
Grupo B: Unidade Local de Saúde de Braga, Grupo Bernardo da Costa e Grupo Cegid.
Grupo C: F3M, Fundo Social da Câmara Municipal de Braga e Escola Superior de Tecnologia do IPCA.
A primeira sessão da nova Assembleia Municipal de Braga realiza-se esta sexta-feira, às 18:30, no pequeno auditório do Forum Braga.
A ordem de trabalhos da sessão, liderada por Fernando Alexandre, terá 36 pontos, entre eles os apoios e incentivos à aquisição de habitação para Jovens.
Os deputados municipais de Braga serão chamados a votar o IMI, IRS e a proposta de lançamento de Derrama a cobrar em 2026. Serão ainda votadas as unidades de execução 12 e 13 do Plano de Urbanização das Sete Fontes.
A Câmara Municipal de Vizela inaugura este sábado, às 11:00, a obra de Requalificação da Circular Urbana de Vizela, na freguesia de Caldas de Vizela. A cerimónia terá início junto à Rotunda Guilherme Caldas Peixoto.
A Circular Urbana de Vizela, uma das principais artérias do centro da cidade, com início na rotunda Guilherme Caldas Peixoto e término na rotunda dos Bombeiros Voluntários, foi alvo de uma intervenção com o objetivo de “melhorar a mobilidade urbana, a segurança rodoviária e a qualidade do espaço público”.
A intervenção incluiu a implementação de soluções que promovem uma circulação mais eficiente e fluida, a criação de duas faixas de rodagem na aproximação às duas rotundas, a reestruturação e redimensionamento dos passeios, mantendo a materialidade original, a requalificação da faixa de rodagem com novo acabamento betuminoso, novas marcações horizontais, colocação de sinalização vertical adequada, bem como a retificação da rede de águas pluviais.
Esta obra resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do aviso NORTE2030-FEDER-02185300, referente à Refuncionalização de Equipamentos Coletivos e Qualificação de Espaços Públicos (IT), representando um investimento total de 225.624,68 euros, com uma comparticipação comunitária de 86.097,70 euros.
O Partido Socialista (PS) de Vila Nova de Famalicão votou contra as atualizações da tarifa do Ambiente para 2026.
Segundo o partido, a medida “representa um agravamento de 4% nas faturas da água, saneamento e recolha do lixo”.
A proposta aprovada esta quinta-feira, em reunião de Câmara, pela maioria camarária, liderada pelo executivo PSD/CDS-PP, resulta, segundo o PS, “em custos maiores para as famílias, num contexto de fortes pressões económicas e subida do custo de vida”.
Para Eduardo Oliveira, presidente da Comissão Política do PS de Vila Nova de Famalicão, é “inadmissível que a mesma maioria que votou contra as propostas para reduzir o IMI e aliviar a carga fiscal sobre as famílias agora aprove a subida das tarifas ambientais, que penaliza diretamente os famalicenses”.
“Esta decisão demonstra uma lógica que não coloca a redução da despesa dos agregados familiares como prioridade nem contribui para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. As famílias famalicenses já enfrentam desafios significativos com o aumento dos preços de bens e serviços essenciais, e aumentos adicionais nas faturas da água, saneamento e resíduos agravam ainda mais a pressão sobre os orçamentos domésticos”, refere ainda.
Ao votar contra esta medida, o PS volta a posicionar-se “na defesa do orçamento das famílias famalicenses, por contraste com uma política que irá transferir mais encargos diretamente para os cidadãos”.
O Comité de Direção da Mercadona aprovou o aumento do período de férias em mais uma semana para os 110.000 trabalhadores da empresa, dos quais 7.500 em Portugal, passando de 24 dias para 29 dias úteis de férias por ano.
Esta medida, que entrará em vigor em 2026 em Portugal e Espanha e que será consolidada para os restantes anos, representa, segundo a Mercadona, “uma melhoria significativa na jornada anual dos trabalhadores com o objetivo de que todos os que fazem parte da Mercadona estejam 100% comprometidos e satisfeitos”.
Com o lançamento desta medida, que representará um custo de 100 milhões de euros por ano, o modelo próprio de Recursos Humanos da empresa, baseado em “ouvir e responder às necessidades das suas equipas”, continua a “evoluir”, relação que “permite analisar propostas e, caso tragam valor, como é o caso deste aumento das férias, implementá-las para continuar a reforçar a qualidade dos postos de trabalho e a eficiência conjunta”.
Neste sentido, o Comité de Direção da Mercadona decidiu, pelo segundo ano consecutivo, distribuir por todos os trabalhadores, no próximo mês de março, uma gratificação extra no total de 280 milhões de euros, correspondente a um salário mensal, que acresce ao prémio anual por objetivos, de um ou dois salários mensais, dependendo do tempo de serviço.
Com esta decisão, a Mercadona reconhece também “o esforço individual e coletivo da sua extraordinária equipa, pilar fundamental para alcançar, ano após ano, magníficos resultados em produtividade, eficiência e gestão, essenciais para atingir as metas e objetivos estabelecidos, após ter aumentado os salários de 100% da equipa em 8,5% em 2025”.
Estas medidas, que representam um investimento de 380 milhões de euros.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho recebeu um donativo no valor de 300 euros, oferecido pelo Vespa Clube de Guimarães, no âmbito de uma iniciativa de caráter social promovida por este clube.
A verba angariada resulta da realização do XVII Passeio Vespa “Vieira do Minho Terra de Encantos”, que teve lugar no passado dia 4 de outubro, evento que levou ao concelho mais de 70 aficionados da emblemática marca italiana Vespa, promovendo simultaneamente o convívio, o turismo local e a solidariedade.
O mentor do evento, Paulo Magalhães, salientou que este donativo representa “um pequeno contributo para o trabalho meritório desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários”, lamentando que “nem todos os clubes e eventos sigam este exemplo de responsabilidade social”.
Para o presidente do Vespa Clube de Guimarães, Rui Rodrigues, este gesto “reveste-se de particular importância”. “É um gesto solidário e obrigatório para com os bombeiros. É pena ser pouco, mas no futuro vamos continuar a apoiar esta associação, visto estar no ADN do Vespa Clube de Guimarães esta vertente social”, referiu.
Também o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, Carlos Branco, manifestou o seu agradecimento pelo apoio recebido. “Agradecemos este gesto altruísta e a atenção demonstrada. Ficamos muito lisonjeados por um clube de Guimarães se deslocar a Vieira do Minho e ter esta atitude, que nos deixa muito gratos, sendo um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos nossos bombeiros”, disse.
Carlos Branco sublinhou ainda “as dificuldades inerentes à gestão de uma instituição humanitária desta natureza”, destacando que “ações como esta podem incentivar futuras iniciativas solidárias”. “É uma ação muito meritória que pode ser replicada por outras instituições, servindo como um exemplo de boas práticas sociais. A nossa comunidade já o vai fazendo e estamos sempre recetivos a novos apoios”, declarou.
No final da entrega, Carlos Branco agradeceu a todos os intervenientes nesta ação solidária, tendo sido oferecida uma lembrança institucional ao Vespa Clube de Guimarães.
O DJ Padre Guilherme vai dar um espetáculo no dia 16 de janeiro, às 21:00, na freguesia de Sequeira, em Braga.
O anúncio foi feito esta quinta-feira à noite, na inauguração do Presépio de Sequeira, pelo Padre Marcelino Ferreira. De acordo com o Pároco da freguesia, a venda dos bilhetes para o espetáculo revertem para a finalização das obras do Salão Paroquial.
“Teremos no dia 16 de janeiro, numa sexta-feira, às 21:00, o Padre Guilherme para um espetáculo associado ao Presépio e ao Salão da Paróquia. A partir do dia 25 de dezembro teremos os bilhetes à venda e o evento terá como finalidade ajudar as obras deste salão. Como ainda não foi oficialmente inaugurado, pois faltam ainda algumas coisas, o prioritário são os arranjos exteriores para ter outra apresentação e outra dignidade. Lançaremos os bilhetes no Natal para quem queira associar-se à festa e usufruir do Padre Guilherme que já é uma figura internacional. Como viram estes últimos dias, é na CNN, é na New York Times que tem sido notícia, foi para todo o lado e agora vem a Sequeira também”, informou Marcelino Ferreira.