Início Site Página 468

Autarca de São Vicente alerta Câmara de Braga para falta de acessos e saneamento na Rua da Boavista

0
© Junta de Freguesia de S. Vicente
© Junta de Freguesia de S. Vicente

Artur Monteiro, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, em Braga, visitou a Rua da Boavista, onde lamentou “a ausência de acessos dignos” naquela zona.

O autarca disse que “é uma obra prometida há muitos anos” e que irá também alertar o Município de Braga pela carência de saneamento básico naquela rua.

De acordo com o presidente, os moradores “são obrigados a suportar do próprio bolso a limpeza regular das fossas, recorrendo à AGERE todos os meses, o que representa custos elevados de milhares de euros, numa situação que se arrasta há demasiado tempo” e que irá acompanhar e a alertar as entidades competentes, defendendo condições dignas e justiça para quem ali reside”.

© Junta de Freguesia de São Vicente

Fiquei desiludido com o que estou a ver e o motivo que me trouxe aqui tem a ver com o alerta que eu tenho que lançar junto às entidades da Câmara Municipal de Braga. Esta é uma obra prometida há muitos anos e, de facto, continua tudo na mesma, como se estivéssemos a viver tempos antigos, tempos anteriores, tempos da nossa infância, onde as infra-estruturas sanitárias ou de saneamento não eram colhidas como objetivo para dotar uma cidade ou uma rua com as melhores condições. Será este o meu papel, alertar as autoridades, sem grandes alardes, mas alertar para um facto que é pernicioso aqui no ambiente social da nossa freguesia. Não só o acesso, esta também é uma passagem para outra freguesia, esta poderia ser uma alternativa para as pessoas se deslocarem mais para o norte e, de facto, não passa de um caminho”, sustentou o autarca.

A Junta de Freguesia reafirmou que continuará a acompanhar de perto esta situação, “dando voz aos moradores e sensibilizando o Município de Braga para a necessidade urgente de intervenção, de forma a garantir condições dignas, segurança e justiça para quem ali reside”.

Últimos bilhetes para o espetáculo do Padre Guilherme em Braga

0
DR
DR

Os bilhetes para o espetáculo do Padre Guilherme, que se realiza no dia 16 de janeiro, às 21:00, na freguesia de Sequeira, em Braga, estão quase esgotados.

De acordo com a organização do Presépio de Sequeira, a adesão “tem sido incrível” e restam poucos lugares para o grande concerto solidário do Padre Guilherme.

Os último ingressos estão disponíveis à venda este sábado, 27 de janeiro, no Presépio Movimentado de Sequeira, entre as 14:00 e as 17:00.

Braga: Frossos convida comunidade a visitar Presépio Movimentado

0
© Presépio Movimentado De Frossos
© Presépio Movimentado De Frossos

A comunidade está convidada a visitar o Presépio Movimentado de Frossos, em Braga, patente até dia 4 de janeiro.

O presépio está localizado no Largo 25 de Abril, e estará aberto no domingo, 28 de dezembro, 1 e 4 de janeiro das 10:30 às 12:00 e das 15:00 às 18:00.

A entrada é livre.

Vila de Prado recebe tradicional mergulho no Rio Cávado a 4 de janeiro

0
© Angélica Antunes
© Angélica Antunes

A Vila de Prado, em Vila Verde, prepara-se receber o tradicional “Mergulho no Cávado- 1º Domingo do Ano” que calha no dia 4 de janeiro, às 11:15, com a beleza natural da Praia Fluvial do Faial como pano de fundo.

A iniciativa começou com Mousinho, mais conhecido como “o homem do rio”, e é aberta a toda a população sem necessidade de inscrição. Basta aparecer no dia, à hora marcada.

No final, será servido um Porto de Honra e uns docinhos, entre outras surpresas preparadas para animar o evento. 

Braga: Comboio de Natal vai circular em Tadim no domingo

0
© Junta de Freguesia de Tadim
© Junta de Freguesia de Tadim

O Comboio de Natal vai circular pelas ruas da freguesia de Tadim, em Braga, no domingo, 28 de dezembro.

Organizado pela Junta de Freguesia, o veículo começa a circular a partir das 9:30 e vai percorrer toda a freguesia.

“Para dar mais cor e alegria à quadra natalícia que vivemos, a Junta de Freguesia vai ter à disposição de todos um comboio de Natal a circular pela freguesia no domingo, 28 de dezembro, para que em família todos possam disfrutar de um bom momento”, convidou a autarquia.

Morreu Alberto Peixoto, acompanhante e irmão do atleta paralímpico do SC Braga, Mário Peixoto

0
© SC Braga
© SC Braga

Morreu Alberto Peixoto, irmão e acompanhante do atleta paralímpico do SC Braga, Mário Peixoto. Tinha 50 anos.

Berto, como era conhecido, trabalhava no Centro Hípico da Associação de Paralisia Cerebral de Braga onde era lembrado pela sua dedicação incansável e disposição contagiante.

“O Berto será sempre lembrado pela sua boa disposição contagiante, pelo sorriso que iluminava os dias e pela dedicação incansável ao trabalho que realizava no Centro Hípico da APCB. O amor que tinha pelos animais e pela missão da APCB era evidente em cada gesto, em cada cuidado e em cada momento que dedicou ao seu trabalho. A sua paixão pelo Centro Hípico não era apenas uma profissão, mas uma missão que abraçou desde sempre, com uma entrega que nos inspira e nos desafia a continuar a honrar esse legado. Hoje, recordamo-lo pela vida que levou, pelas memórias que nos deixa e pelas saudades que permanecerão. Cabe-nos a todos manter viva a sua missão, aquela pela qual lutava desde que nasceu: cuidar, amar e dar sentido à vida das pessoas com paralisia cerebral”, escreveu a Associação de Paralisia Cerebral de Braga.

Foi acompanhante de Boccia de Mário Peixoto até 2022, ano em que o atleta se reformou. Ajudou o seu irmão a conquistar vários títulos nacionais e internacionais.

O funeral de Alberto Peixoto realiza-se no domingo, às 15:00, na Igreja de São Lázaro, em Braga.

Autoridades de saúde alertam para riscos do frio em Braga

0
DR
DR

As Autoridades de Saúde alertaram para a descida acentuada das temperaturas, principalmente a nível noturno, em Braga.

De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as previsões meteorológicas apontam para tempo frio nos próximos dias, com Braga a chegar aos zero graus durante a noite.

“Quando a temperatura desce, o risco de doenças respiratórias, agravamento de condições crónicas e acidentes aumenta”, refere a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Eis as recomendações da DGS:

Mantenha-se quente e seguro

  • Evite exposições prolongadas ao frio e mudanças bruscas de temperatura;
  • Vista-se por camadas, ajustando a roupa ao ambiente — esta é a melhor forma de se manter confortável;
  • Proteja as extremidades: usar gorro, luvas, cachecol, meias quentes e calçado antiderrapante para prevenir perda de calor e quedas;
  • Mantenha a pele hidratada, principalmente mãos, pés, cara e lábios;
  • Quando estiver dentro de casa, há coisas que pode fazer para se manter aquecido e reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde, por exemplo: tente não ficar sentado mais de uma hora seguida, e se tiver dificuldade no movimento, tente alongar os braços e as pernas.

Hidratação e alimentação que aquece

  • Mo inverno, mantém-se a necessidade de beber água, mesmo que não sinta sede;
  • Consuma sopas e bebidas quentes;
  • Evite o álcool, pois cria uma falsa sensação de calor e aumenta o risco de hipotermia (hipotermia é quando o corpo fica demasiado frio porque perde mais calor do que consegue produzir);
  • Faça refeições mais frequentes encurtando as horas entre elas;
  • Aumente o consumo de alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e antioxidantes (por exemplo, frutos e hortícolas), pois contribuem para reduzir o aparecimento de infeções;
  • Faça uma alimentação variada e saudável, evitando alimentos fritos, com muita gordura ou açúcar.

Atenção reforçada aos mais vulneráveis

  • Crianças pequenas, pessoas idosas, pessoas com doenças crónicas, trabalhadores ao ar livre ou pessoas em situação de isolamento ou sem abrigo precisam de vigilância redobrada;
  • Se estiver previsto mau tempo, planeie com antecedência e verifique que tem medicamentos e alimentos suficientes, caso seja mais difícil sair de casa; se não puder sair de casa, tente identificar outras pessoas que o consigam ajudar a ir buscar alimentos e medicamentos.

Atividade no exterior com segurança

  • Evite esforços intensos no frio;
  • Use roupa adequada e ter atenção ao piso para evitar quedas em zonas geladas.

Controle a sua saúde

  • Siga o plano de cuidados indicado pelo seu médico e manter a medicação das doenças crónicas em dia. 

Viagens

  • No trânsito, conduza com precaução, uma vez que podem existir zonas com gelo, pouca visibilidade e pavimento escorregadio;
  • Em situações meteorológicas extremas, evite viagens e fique em casa sempre que possível;
  • Para garantir a sua segurança e a dos demais, adote uma manutenção regular do veículo; realize as revisões periódicas recomendadas pelo fabricante;
  • Verifique regularmente a pressão dos pneus, bem como o seu estado geral; acompanhe os níveis de óleo, água e outros fluidos essenciais;
  • Assegure o bom funcionamento de luzes, travões e limpa-para-brisas.

Aquecimento seguro em casa (“Inverno seguro começa em casa”)

  • Verifique o estado dos equipamentos de aquecimento antes de os usar;
  • Mantenha a casa quente, garantindo ventilação adequada para renovar o ar;
  • Tenha especial cuidado com lareiras, salamandras e braseiras — a combustão pode libertar monóxido de carbono, um gás tóxico e silencioso, e podem condicionar acidentes que resultem em queimaduras;
  • Apague ou desligue os sistemas de aquecimento antes de se deitar ou sair de casa, de forma a evitar fogos ou intoxicações;
  • Mantenha a temperatura da sua casa entre os 18ºC e os 21ºC;
  • Se não conseguir aquecer todas as divisões da casa, tente manter a sala de estar quente durante o dia e aqueça o quarto antes de se ir deitar;
  • Evite dormir/descansar muito perto da fonte de calor;
  • Promova uma boa circulação de ar, não fechando completamente as divisões da casa, mas evite as correntes de ar frio;
  • Mantenha sob vigilância e siga as instruções de utilização de botijas de água quente e colchões elétricos, para evitar o risco de queimadura;
  • Tente reduzir as correntes de ar: isole/vede frestas de portas e janelas para evitar a entrada de ar frio.

Vacinação

  • A vacinação é a melhor proteção no inverno: a vacina reduz o risco de doenças graves, internamentos e complicações respiratórias;
  • É seguro tomar as duas vacinas (contra a COVID-19 e contra a gripe), na mesma altura;
  • Mesmo quem já teve COVID-19 ou gripe deve vacinar-se anualmente;
  • Conheça aqui os grupos elegíveis e locais de vacinação.
  • Proteger-se do frio é essencial para cuidar da sua saúde e da saúde de quem o rodeia.
  • Em caso de doença, ligue SNS 24: 808 24 24 24.
  • Se achar que alguém pode estar com hipotermia, contacte o 112. Os sinais típicos incluem tremores, respiração lenta, cansaço ou confusão e pele pálida e fria.

Prémio de 73 mil euros do Euromilhões saiu em Portugal

0
DR
DR

O segundo prémio do Euromilhões, no valor de 73 mil euros, saiu em Portugal. O primeiro prémio de 53 milhões teve um totalista do estrangeiro.

Números: 12 – 22 – 32 – 36 – 48

Estrelas: 3 e 4

  • 5 números + 2 estrelas: 54.026.007,00€
  • 5 números + 1 estrela: 73.045,23€
  • 5 números + 0 estrelas: 19.205,86€
  • 4 números + 2 estrelas: 2.080,74€
  • 4 números + 1 estrela: 110,05€
  • 3 números + 2 estrelas: 66,23€
  • 4 números + 0 estrelas: 39,59€
  • 2 números + 2 estrelas: 16,61€
  • 3 números + 1 estrela: 11,13€
  • 3 números + 0 estrelas: 10,17€
  • 1 número + 2 estrelas: 7,46€
  • 2 números + 1 estrela: 5,59€
  • 2 números + 0 estrelas: 4,44€

Para mais informações, consulte o site dos Jogos Santa Casa.

Conheça os números do Euromilhões

0
DR
DR

Os números do Euromilhões de hoje já são conhecidos. A chave é composta pelos números  12 – 22 – 32 – 36 – 48 e pelas estrelas 3 e 4.

Em jogo está um primeiro prémio de 53 milhões de euros.

O último sorteio, que tinha um prémio de 40 milhões, não teve totalistas.

Para mais informações, consulte o site dos Jogos Santa Casa.

Guimarães: Irmandade de São Crispim vai ser condecorada pelo Presidente da República

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

Na noite de Natal, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, anunciou que a Irmandade de São Crispim e de São Crispiniano será condecorada pelo presidente da República com a Medalha de Mérito Social, numa cerimónia a realizar-se no próximo dia 30 de dezembro, no Palácio de Belém. O anúncio foi feito no dia da tradicional Ceia de Natal promovida pelo Albergue de São Crispim, uma das mais antigas expressões de solidariedade social do país, com origem em 1315.

“No próximo dia 30 de dezembro, esta Irmandade vai ser reconhecida e homenageada pelo Senhor Presidente da República com a atribuição da Medalha de Mérito Social. É o maior reconhecimento público que uma instituição pode receber”, afirmou Ricardo Araújo, momentos antes do início da ceia solidária.

O presidente da Câmara destacou o significado histórico e social da Irmandade, sublinhando que a distinção nacional reconhece 710 anos de serviço à comunidade, dedicados ao acolhimento dos mais pobres e vulneráveis do concelho.

“Não há comunidade desenvolvida se não souber cuidar de todos. Esta Irmandade é um exemplo vivo desse compromisso ao longo dos séculos”, acrescentou o autarca, manifestando “o orgulho redobrado no trabalho desenvolvido”.

Para o juiz da Irmandade, o reconhecimento do Chefe de Estado constitui “uma honra e um orgulho para a Instituição”. Dario Silva sublinhou que a comunidade vimaranense acarinha o projeto social distintivo da Irmandade, realçando a importância patrimonial do seu conjunto edificado para a consolidação dos valores do Centro Histórico e Zona de Couros classificados pela UNESCO com o título de Património da Humanidade.

A Ceia de Natal do Albergue de São Crispim voltou a cumprir-se na noite de Consoada, reunindo mais de uma centena de pessoas entre utentes e voluntários, no coração do centro histórico de Guimarães, na rua que liga a Rua da Rainha à Tulha. A iniciativa mantém uma tradição iniciada em 1315, fazendo deste albergue um símbolo maior da solidariedade vimaranense.

Na sua intervenção, Ricardo Araújo deixou ainda uma mensagem de união e esperança, desejando a todos um Feliz Natal e reforçando que “Guimarães é uma comunidade que sabe acolher, cuidar e incluir, “onde todos fazem parte, sem exceção”.