Início Site Página 448

Guimarães aprovou voto de louvor ao Vitória SC

0
© Vitória SC
© Vitória SC

A Câmara Municipal de Guimarães aprovou hoje, por unanimidade, na reunião do Executivo Municipal, um Voto de Louvor ao Vitória Sport Clube, pela conquista da Taça da Liga, alcançada no passado sábado, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

A proposta do Voto de Louvor, apresentada pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Araújo, reconhece publicamente “o significado excecional deste feito desportivo, que representa um momento de elevado orgulho coletivo para Guimarães, para os vitorianos e para toda a comunidade vimaranense”.

“A conquista da Taça da Liga pelo Vitória é mais uma página bonita e inspiradora na história do clube e na história da cidade e do concelho de Guimarães. Os Vitorianos e os Vimaranenses estão todos orgulhosos desta grande conquista”, afirmou Ricardo Araújo.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães sublinhou que “este voto de louvor é um reconhecimento justo e merecido”. “Parece-me absolutamente justo destacar este feito desportivo, que inscreve de forma indelével mais um momento marcante na história de um clube centenário e na identidade da nossa cidade”, suportou Ricardo Araújo.

A vitória por 2-1 frente ao SC Braga representa o primeiro título da Taça da Liga na história do Vitória Sport Clube e o terceiro troféu oficial conquistado em mais de 103 anos de existência, juntando-se à Supertaça de 1988 e à Taça de Portugal de 2012/2013.

Para Ricardo Araújo, “este triunfo ultrapassa largamente o plano desportivo”. “Este é um feito que honra o passado, engrandece o presente e projeta o futuro do Vitória Sport Clube e de Guimarães. É uma vitória que reforça o sentimento de pertença, identidade e orgulho coletivo.”

O presidente da Câmara de Guimarães também destaca, no texto de louvor, o espírito e os valores que o clube representa. “O Vitória transporta consigo uma identidade muito própria, feita de coragem, ambição, rigor e sentido coletivo. Essa identidade voltou a afirmar-se de forma exemplar nesta conquista histórica”, acrescentou.

No âmbito do reconhecimento institucional, Ricardo Araújo adiantou que já estão a ser encetados contactos com a direção do clube para uma receção oficial nos Paços do Concelho. “Os nossos serviços estão em contacto com a direção do Vitória para que possamos organizar, muito em breve, um acolhimento oficial na Câmara Municipal, sempre respeitando a disponibilidade do clube. Aqui, quem deve ter o protagonismo é o Vitória, são os vitorianos, os jogadores, a equipa técnica, os dirigentes e os sócios”, referiu.

“Esta vitória é um momento de comunhão entre o clube, a cidade e os adeptos. Inspira as gerações presentes e futuras e mostra que, em Guimarães, a ambição caminha sempre lado a lado com os valores”, finalizou.

Morreu a médica Antonieta Dias de Vieira do Minho

0
DR
DR

Morreu Antonieta Dias, médica e antiga vereadora da Cultura, Desporto e Ocupação dos Tempos Livres de Vieira do Minho. Tinha 73 anos.

O Município de Vieira do Minho manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento de Antonieta Dias, recordando o seu vasto percurso que se distinguiu pelo serviço à saúde, à formação académica, à Ordem dos Médicos e à causa pública.

Desenvolveu a sua atividade clínica em diversos hospitais e no Centro de Saúde de Vieira do Minho como Médica de Família.

Na vida política foi deputada à Assembleia da República na XI legislatura e, a nível local, além de vereadora de 1989 a 1993, foi presidente da Mesa da Assembleia Concelhia do CDS de Vieira do Minho.

Braga: União de Este São Pedro e Este São Mamede reviveu tradição no Encontro de Reis

0
© UF Este São Pedro e Este São Mamede
© UF Este São Pedro e Este São Mamede

A União de Freguesias de Este São Pedro e Este São Mamede, em Braga, promoveu, no passado domingo, o Encontro de Reis, iniciativa cultural que decorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia de São Mamede e que reuniu vários grupos locais, num momento de celebração das tradições populares portuguesas.

O evento, organizado pelo Grupo do Associativismo da Junta de Freguesia, teve como principal objectivo “recuperar e valorizar uma tradição profundamente enraizada na cultura popular, proporcionando uma tarde de música, convívio e partilha intergeracional”. “A forte adesão do público e o ambiente vivido ao longo da iniciativa confirmaram o interesse da comunidade na preservação destas manifestações culturais”, refere a Junta de Freguesia.

Participaram neste Encontro de Reis o Agrupamento 375 – Este São Mamede, o Agrupamento 763 – Este São Pedro, o Grupo da Paróquia de Este São Pedro, o Grupo Folclórico de São Miguel de Gualtar e o Grupo de Séniores da Casa do Povo de Este, cujas actuações animaram o público presente e enriqueceram o programa do evento.

Como forma de reconhecimento, a organização entregou a cada grupo participante uma lembrança e um vale, simbolizando o agradecimento pelo empenho e contributo para o sucesso da iniciativa.

Para Sérgio Fernandes, presidente da Junta de Freguesia, “é fundamental manter vivas as nossas tradições e envolver a comunidade em iniciativas que reforçam a identidade cultural da nossa União de Freguesias, promovendo o convívio e o sentimento de pertença”.

A União de Freguesias de Este pretende dar continuidade a esta iniciativa, afirmando o Encontro de Reis como “um momento cultural de referência no calendário local e reforçando o compromisso com a valorização do património cultural imaterial e do movimento associativo”.

Braga: Dume vai celebrar Santo Amaro, São Sebastião e São Vicente

0
© Paróquia de São Martinho de Dume
© Paróquia de São Martinho de Dume

A Paróquia de Dume, em Braga, vai celebrar Santo Amaro, São Sebastião e São Vicente.

A festa de Santo Amaro irá decorrer esta quinta-feira, 15 de janeiro, com a celebração de uma Missa às 19:30. No dia 20 de janeiro, às 19:30, irá realizar-se uma Missa em honra de São Sebastião e no dia 22 de janeiro, às 19:30, irá também decorrer uma Missa às 19:30 em honra de São Vicente.

As celebrações irão decorrer na capela São Sebastião e ao longo dos três dias de festa, o edifício religioso estará aberto ao longo de todo o dia.

Alexandra Roeger nomeada para administradora executiva da AGERE

0
© AGERE
© AGERE

Alexandra Roeger foi nomeada para administradora executiva da AGERE, Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga.

O anúncio foi feito por João Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Braga, na reunião de executivo municipal desta segunda-feira.

Alexandra Roeger era presidente do Conselho de Administração da AGERE desde dezembro de 2024.

4326 cidadãos votaram antecipadamente em Braga

0
© Bizoon
© Bizoon

Votaram antecipadamente 4326 cidadãos no concelho de Braga para as Eleições Presidenciais 2026.

De acordo com a RUM, estavam inscritos 4528. Os bracarenses que se encontravam inscritos mas que não exerceram o seu direito de voto, podem ainda fazê-lo no domingo, 18 de janeiro, dia das Eleições.

Esta é a 11ª eleição em democracia, desde 1976, para a Presidência da República.

Braga: Presépio Vivo de Priscos encerra com balanço “amplamente positivo”

0
© Hugo Delgado
© Hugo Delgado

A XIX edição do Presépio ao Vivo de Priscos, realizada na freguesia de Priscos, concelho de Braga, afirmou-se, mais uma vez, como um dos mais relevantes acontecimentos natalícios em Portugal.

Sob o tema “Deficiência e Superação”, o presépio assumiu-se como “um espaço de consciencialização social, inclusão e esperança, ligando a mensagem do Natal aos desafios concretos da vida de muitas pessoas e famílias”.

Esta edição procurou “dar visibilidade às dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência, alertando para a escassez de recursos, a falta de lares, de apoios terapêuticos adequados e de verdadeiras oportunidades de inclusão social e profissional”. Mais do que “uma denúncia”, o Presépio de Priscos foi “um apelo à consciência coletiva, mostrando caminhos possíveis de integração, dignidade e superação”.

Nesse contexto, o Centro de Paralisia Cerebral de Beja marcou presença com a exposição “Do Silêncio à Visibilidade”, um projeto desenvolvido no âmbito da Formação Profissional em 2024. A mostra apresentou histórias reais de integração profissional de pessoas com deficiência, através de imagens que retratam homens e mulheres em contexto laboral, identificando os profissionais e as entidades empregadoras. Um testemunho concreto de que “a inclusão é possível quando existem oportunidades e compromisso”.

Entre os rostos e histórias que deram vida a esta edição, destacou-se a presença da família de Diogo Faria, jovem de 20 anos, portador de Ataxia Congénita, que inaugurou a edição deste ano. Segundo a mãe, Isabel Faria, Diogo “nasceu com uma força interior muito característica” e, apesar das limitações, aprendeu música de forma autodidata, tocando concertina, guitarra e cavaquinho, revelando ainda aptidões na área da informática. A família alertou, contudo, para as dificuldades sentidas no acesso a apoios essenciais, nomeadamente no transporte para consultas e fisioterapia.

Em termos de participação, o balanço é “amplamente positivo”. Entre 14 de dezembro de 2025 e 12 de janeiro de 2026, o Presépio ao Vivo acolheu mais de 180 grupos organizados, provenientes de várias regiões de Portugal e da Galiza. As reservas envolveram agências de viagens, paróquias e grupos de catequese, associações culturais e recreativas, comissões de festas, escuteiros, grupos de jovens, juntas de freguesia e instituições locais. A afluência foi constante, com grupos entre 20 e mais de 200 participantes, incluindo visitas de grande dimensão com vários autocarros.

A organização destaca, igualmente, “o elevado número de visitantes espanhóis, sobretudo da Galiza, que se deslocaram a Priscos através de agências de viagem”. “Muitos destes visitantes contribuíram para a dinamização da economia local, recorrendo a restaurantes e alojamentos da cidade de Braga”, refere o mentor do projeto, acrescentando que o principal motivo desta procura reside no facto de o Presépio de Priscos ser “único e diferente”, apresentando-se como um verdadeiro museu vivo e uma bíblia aberta, marcada por uma forte dimensão humanista e solidária. Os donativos recolhidos revertem, como habitualmente, para apoiar reclusos na reconstrução das suas vidas, promovendo a reintegração social e prevenindo novas situações de exclusão.

Essa dimensão solidária é reforçada pela colaboração, há cerca de uma década, de reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga na construção e manutenção do Presépio. Muitos ex-reclusos regressam hoje ao evento com as suas famílias, dando testemunho de percursos de mudança, recomeço e gratidão, reconhecendo no Presépio um ponto de viragem nas suas vidas.

O sucesso do Presépio ao Vivo de Priscos assenta, em grande parte, no empenho de cerca de 600 figurantes voluntários, que dão vida a esta grandiosa encenação. Com dedicação, espírito de serviço e sentido comunitário, transformam o Presépio num espaço de encontro, fé, tradição e emoção, acolhendo milhares de visitantes, crentes e não crentes.

Mais do que uma simples representação do Natal, o Presépio ao Vivo de Priscos afirma-se como um presépio que fala — não apenas aos olhos, mas sobretudo ao coração e à consciência. Fala de inclusão real, onde cada pessoa tem lugar e rosto; fala de dignidade humana, que não depende da força, da eficiência ou da perfeição; fala de superação, feita de pequenas conquistas silenciosas; e fala de esperança, aquela que nasce quando alguém se sente visto, acolhido e valorizado. O impacto profundamente positivo desta edição, sentido no olhar emocionado de quem visita e amplamente reconhecido nos testemunhos e elogios partilhados nas redes sociais, confirma o Presépio ao Vivo de Priscos como um projeto de referência cultural, pastoral e social. Um projeto que ultrapassa fronteiras, com alcance regional, nacional e internacional, e que continua a afirmar-se como um espaço onde o Natal acontece de forma viva, comprometida e transformadora.

Professor da UMinho lança manual inédito sobre máquinas e mecanismos

0
© UMinho
© UMinho

O professor Paulo Flores, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho), lança a 4 de fevereiro o livro “Ciência de Máquinas e Mecanismos”, o primeiro compêndio nesta área em língua portuguesa. A sessão está marcada para às 15:00, no auditório B1.10 do campus de Azurém, em Guimarães. A obra vai ser apresentada pelo professor Filipe Samuel Silva, também da EEUM.

O momento insere-se na “Aula Inaugural de Engenharia Mecânica e Aerospacial da UMinho 2026”, que começa pouco antes, às 14:00, com a palestra “Toda a mecânica em 5 equações”, por Paulo Flores. O encerramento decorre pelas 16h00, com um momento musical e de confraternização.

Neste novo livro editado pela Engebook, de 1016 páginas e 13 capítulos, os conteúdos estão estruturados para um aprofundamento de quadros teóricos e para o desenvolvimento de competências ao nível da análise cinemática e dinâmica de máquinas e mecanismos. Foi escrito durante a licença sabática do autor nos EUA e destina-se a estudantes, a professores e ao público em geral do mundo lusófono.

Nascido há 53 anos em Vieira do Minho, Paulo Flores é licenciado e doutorado em Engenharia Mecânica pela UMinho e pós-doutorado pelo Instituto Federal de Tecnologia da Suíça e pela Universidade do Arizona (EUA). Em 2024 recebeu o doutoramento honoris causa pela Universidade Técnica de Iasi (Roménia). Trabalha há 30 anos na UMinho, sendo professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica e investigador do Centro de Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS). Recebeu prémios científicos e pedagógicos em vários países e é (co)autor de mais de meio milhar de publicações académicas. Presidiu à Sociedade Portuguesa de Biomecânica, está na lista “World’s Top 2%” dos principais cientistas do mundo pela editora Elsevier e coordena ainda o maior festival universitário europeu de corridas de minicarros (“Race Party”).

Homem de 38 anos recusa teste ao álcool e acaba detido em Braga

0
DR
DR

A PSP deteve hoje, na cidade de Braga, um homem com 38 anos por ter recusado fazer o teste de alcoolemia.

Em face da recusa, o suspeito foi detido e notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

Atenção, Braga. Vem aí muita chuva e vento a partir das 21:00

0
DR
DR

O distrito de Braga vai estar sob aviso amarelo por causa da chuva e vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso entra em vigor a partir das 21:00 de hoje até às 09:00 desta terça-feira, esperando-se precipitação persistente e por vezes forte e vento com rajadas até 75 km/h na faixa costeira e até 90 km/h nas serras.