Início Site Página 4082

Piloto bracarense Ricardo Gomes vai estrear primeiro Tesla P100D EGT no país

0
Braga TV

O piloto bracarense Ricardo Gomes vai estrear o primeiro Tesla P100D Electric EGT no país. A viatura, apresentada este sábado, 22 de fevereiro, foi desenvolvida pela espanhola SPV Racing e vai competir já em março no Campeonato Nacional de Montanha.

Com um motor elétrico e uma potência de 778 cavalos, o objetivo de Ricardo Gomes é conquistar a vitória e bater records de pista em todas as rampas do Campeonato de Montanha. “Tive a felicidade de poder abraçar este projeto com a equipa SPV Racing que desenvolveu este carro de raiz e acabou por me escolher para a estreia deste carro em competição no Campeonato de Montanha em Portugal”, começou por dizer o piloto de Braga.

“Conheci este projeto há cerca de dois anos com um conjunto de testes que estavam a ser realizados num circuito espanhol no sul de Espanha, em Ascari, e é um carro que tenho vindo a acompanhar o seu desenvolvimento, em parceria com o Departamento de Engenharia da Universidade de Madrid, com resultados muito interessantes. É um carro de altíssima performance que entrará em competição direta com os tradicionais GT’s, como os Porsches, Ferraris, entre outros. Espero que este carro será o ganhador no contexto do Campeonato de Montanha de Portugal”, concluiu.

https://www.facebook.com/BragaTV.pt/videos/236915607313307/

Crianças encheram ruas de Braga para celebrar o Carnaval

0
Braga TV

O centro da cidade de Braga encheu-se de cor durante a manhã desta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, com centenas de crianças de vários Jardins de Infância para celebrar o Carnaval.

As crianças mascararam-se com os os seus heróis favoritos e desfilarem nas ruas do Centro Histórico, acompanhadas pelos professores e educadores. Foram vários os pais e avós que quiseram acompanhar as crianças nesta ocasião festiva para registar o momento com fotografias.

Lixeira denunciada junto ao Rio Este na freguesia de Celeirós

0
Carlos Dobreira

Carlos Dobreira, praticante de Plogging e ambientalista, no âmbito da sua 26ª sessão desta atividade, denunciou uma nova lixeira encontrada a poucos metros da Rua Monte Carrinhos e Rio Este, na freguesia de Celeirós.

O praticante de Plogging aproveitou para captar imagens e recolher alguns dos resíduos aí encontrados. A lixeira contém resíduos industriais, latas, óleo, persianas, peças e materiais de automóveis, contentores e plásticos que se alastram pelas águas do Rio Este.

Carlos Dobreira refere que em breve irá regressar a este local para realizar uma mega ação de Plogging, onde irá incluir um caminho que atravessa debaixo da A11 e nas ruas de São Brás e Corredoura.

Postes em Merelim São Paio, Panoias e Parada de Tibães sem luz há mais de quatro meses

0
Braga TV

A União de Freguesias de Merelim São Paio, Panoias e Parada de Tibães também está com inúmeras avarias na iluminação pública. A Autarquia local reportou as anomalias à EDP há mais de quatro meses, através de e-mail telefone e pela aplicação, não tendo resolvido ainda a situação.

De acordo com a Junta de Freguesia, “a EDP informou que a previsão para a reparação seria de 10 dias, sendo que este prazo já foi amplamente ultrapassado”.

Há uma série de ruas com mais de dois postes fundidos e outras praticamente sem iluminação, o que causa constrangimentos à população, no que se refere à segurança e à mobilidade.

A Junta de Freguesia afirmou que já aconteceram assaltos “susceptíveis dessas constantes anomalias”. “Não conseguimos dar respostas à população e sentimo-nos completamente impotentes perante as constantes reclamações”, confessa o Executivo local.

Alerta para níveis muito elevados de pólen em Braga

0
DR

O distrito de Braga vai ter níveis de pólen muito elevados na atmosfera até 27 de fevereiro, de acordo com o Boletim Polínico Rede Portuguesa de Aerobiologia.

Na região de Braga vão prevalecer os pólenes das árvores cipreste e pinheiro e das ervas urtiga e parietária.

As concentrações elevadas de pólen podem provocar doenças alérgicas, podendo ser do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).

Loja de queijos de Braga vence prémio nacional de “Melhor Loja Gourmet”

0
Corriqueijo

A Corriqueijo, localizada em Braga, na Rua dos Biscainhos, venceu na sexta-feira, 14 de fevereiro, o prémio “Melhor Loja Gourmet”, atribuído pela revista “VINHO Grandes Escolhas”.

Como foi sublinhado pelo júri aquando da atribuição do troféu, a Corriqueijo “distingue-se pela grande variedade de queijos artesanais, internacionais e nacionais, garantindo um contacto pessoal e privilegiado com os pequenos produtores do país e uma experiência única a todos os que a visitam”.

Este foi um momento de orgulho e reconhecimento para toda a equipa da Corriqueijo, em particular para Ana Rita Lima, mentora do projeto.

Corriqueijo

O evento anual, denominado “Prémios Grandes Escolhas”, decorreu no Velódromo Nacional, em Sangalhos, concelho de Anadia, e tem como objetivo destacar o que de melhor se faz no mundo do vinho e da gastronomia em Portugal. Pretende, também, reconhecer a excelência do trabalho no setor, premiando anualmente os melhores vinhos, profissionais, empresas, produtores, restaurantes, garrafeiras e instituições.

A “VINHO Grandes Escolhas” é uma publicação de vinhos, gastronomia e lifestyle, que nasce das mãos de uma equipa com uma vasta experiência e reconhecimentos no mercado. A revista orienta os seus conteúdos por rigorosos critérios de qualidade, rigor, isenção, profissionalismo e oportunidade jornalística.

Braga tem novo albergue para Peregrinos

0
Caminhos por Braga

O concelho de Braga dispõe de um novo albergue público para os peregrinos. O albergue está situado na Rua do Carmo, na freguesia de Merelim São Pedro.

O albergue está dotado de cozinha completa, camarata, casas de banho separadas para homens e mulheres e Wi-Fi. Nas proximidades encontra-se um mini-mercado e uma Caixa Multibanco.

Localização: https://goo.gl/maps/Sa7oJrrWvgAWTsY66.

Ciclo de conferências Nova Ágora promove diálogo sobre problemáticas da vida atual

0
Braga TV

A Arquidiocese de Braga está a preparar uma nova edição do ciclo de conferências “Nova Ágora”, que irá realizar-se nos dias 13, 20 e 27 de março, às 21h00, no Espaço Vita. As sessões terão como convidados conferencistas para dialogar sobre as problemáticas da atualidade como a ecologia, a saúde e a exploração laboral.

O Padre Eduardo Duque, coordenador do Nova Ágora, explicou que a realização deste ciclo de conferências “é importante para cultivar a atitude de diálogo para fazer avançar a sociedade”. “Saibamos que nenhuma Instituição sobrevive hoje fechada no seu mundo. É  preciso perceber que, ou nos abrimos aos outros, procurando a verdade de cada natureza, ou somos levados na enxurrada da destruição massiva das fake news, que golpeiam qualquer sistema, por melhor estruturado que este seja”, disse.

O coordenador acrescentou que a organização pretende que estas conferências possam contribuir para “formar uma comunidade mais próxima que goste de caminhar junta, que cooperasse para o aprofundamento das razões de viver de cada pessoa, pudesse ajudar a reordenar os valores que cada um procura para a sua vida e que ajude a reencontrar o sentido para a vida”.

Por sua vez, D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz da Arquidiocese de Braga, esclareceu que em quase todas as Catedrais do país se realizam as chamadas “Conferências Quaresmais”, que já se realizaram em Braga, mas foram substituídas por estas conferências que possibilitam a população em dialogar. “Os cristãos limitavam-se a ouvir e nada mais. Quis evoluir para encontros abertos nas temáticas de abordar e na metodologia. Não seria o Bispo a falar, mas a partir das temáticas que dominam as preocupações da sociedade, permitir que leigos competentes e de determinadas áreas falassem a linguagem do mundo para que, posteriormente, cada um iluminasse com a fé quando foi comunicado. Assim nasceu a Nova Ágora como aposta no modelo de Igreja que dialoga, acolhendo a diversidade de pensamentos e, numa linguagem corrente e compreensível, segundo as temáticas”, referiu D. Jorge Ortiga.

De acordo com o Arcebispo Primaz, a Nova Ágora é um momento de encontro para construir uma Igreja mais aberta, privilegiando o diálogo.

O Padre Paulo Terroso, diretor do Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Braga, sublinhou que a Nova Ágora é organizada enquanto e para a comunidade, uma vez que “vivemos numa sociedade e numa democracia que tem que ser muito trabalhadas”, no sentido de serem mais participativas. “Ao longo destas seis edições foram convidados vários políticos que às vezes questionam se somos assim tão convidados para participar noutras questões. Há muita abertura da nossa parte para dialogar e, às vezes, pergunto-me se somos convidados enquanto Igreja para dialogar e para participar para dar o nosso contributo, coisa que acontece noutras democracias. Este é o espírito da Nova Ágora que é dialogar com todos e construir o futuro enquanto comunidade”, concluiu.

A entrada para o Ciclo de Conferências da Nova Ágora é livre, mas sujeita a inscrição em www.novaagora.pt. A primeira sessão está marcada para o dia 13 de março, com o tema “A agonia do Planeta: exigência de uma Conversão Ecológica”; a segunda sessão acontece no dia 20 de março, com o tema dedicado à “MedicinaSaúde, à luz da Genética”, e a última sessão realiza-se a 27 de março, tendo a temática “Precariado: novas Explorações Laborais”.

  • A primeira sessão vai contar com a participação do economista e antigo Ministro das Finanças, Bagão Félix; o professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, Domingos Xavier Viegas; o físico teórico que se dedica ao estudo de problemas de Astrofísica, Relatividade Geral e Gravidade Quântica, Orfeu Bertolami; e a moderadora, teóloga da Universidade Católica, Isabel Varanda.
  • A segunda sessão contará com o médico, especialista em genética e presidente de Administração dos Hospitais de Coimbra, Fernando Regateiro; a bióloga e presidente cessante da Escola de Ciências e da Escola de Medicina da UMinho, Cecília Leão; o médico, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e presidente cessante do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Miguel Oliveira; e a moderadora, presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Helena Machado.
  • A terceira e última sessão vai contar com a Ministra do Trabalho, da Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho; o economista do ISEG, José António Pereirinha; o investigador do ICS-UL e coordenador da Rede de Investigadores contra a Precariedade, Paulo Granjo; e a moderar, a professora de Sociologia da Universidade do Minho, Emília Araújo.

https://www.facebook.com/BragaTV.pt/videos/644844319594201/

Várias ruas da União de Freguesias de Crespos e Pousada sem iluminação pública

0
Braga TV

Várias ruas da União de Freguesias de Crespos e Pousada encontram-se com avarias na iluminação pública, o que tem preocupado a população e a Autarquia local.

A Junta de Freguesia explica que já notificou diversas vezes a EDP e mostra-se preocupada com o prolongamento da situação. “Já identificámos e reportámos todas as situações onde há falhas de iluminação em várias ruas de Crespos e Pousada. Em causa estão ruas frequentadas por muitos seniores e crianças. A falta de iluminação potencia o sentimento de insegurança entre a população, principalmente em zonas mais rurais e mais isoladas”, disse José João Correia, presidente da União de Freguesias.

De acordo com o presidente da Junta de Freguesia, as ruas onde a iluminação encontra-se avariada são frequentadas por várias crianças e idosos, o que causa um “sentimento de insegurança” entre a população.

No entanto, a EDP Distribuição informou que a situação já foi resolvida nesta União de Freguesias no dia 22 de fevereiro.

SC Braga conquista ouro no Karaté

0
SC Braga

Os irmãos Leonor e Guilherme Gonçalves, atletas do Karaté do SC Braga, de 10 e 14 anos, respetivamente, alcançaram o ouro no Open Internacional de Matosinhos.

Leonor Gonçalves participou em quatro combates em iniciados -40kg, enquanto que o irmão Guilherme realizou seis combates. Os irmãos destacaram-se e conquistaram a medalha de ouro.