Início Site Página 30

Iniciativa Liberal propõe voto de louvor ao contribuinte em Famalicão

0
© IL
© IL

A Iniciativa Liberal de Vila Nova de Famalicão vai apresentar, na próxima reunião da Assembleia Municipal, uma proposta para a atribuição de um Voto de Louvor ao Contribuinte Local, Nacional e Europeu, com o objetivo de reconhecer o papel dos cidadãos e empresas no financiamento do Estado, dos municípios e dos serviços públicos.

A iniciativa é subscrita pelo deputado municipal Miguel Fidalgo, que considera que “o contribuinte é frequentemente esquecido no debate político”, apesar de ser, nas suas palavras, “o financiador silencioso da democracia”.

Além da aprovação formal do voto de louvor, a proposta prevê a divulgação institucional desse reconhecimento pelos canais oficiais do Município, a eventual atribuição da designação “Rua do Contribuinte” ou “Praça do Contribuinte” a um espaço público do concelho e a inclusão de uma referência aos contribuintes nas comemorações do Dia da Cidade.

Miguel Fidalgo defende que o reconhecimento constitui “uma questão de justiça” para com “aqueles que suportam os investimentos públicos”.

“O contribuinte é quem paga as escolas, os hospitais, as estradas, os apoios sociais, os investimentos municipais e até os erros de governação. No entanto, raramente é reconhecido”, afirma.

O deputado municipal liberal sustenta ainda que “os investimentos frequentemente associados a fundos europeus têm origem no esforço fiscal dos cidadãos”.

“Não existe dinheiro da Europa. Existe dinheiro dos contribuintes europeus, incluindo dos portugueses. Todo o investimento público tem origem no esforço de quem trabalha, cria riqueza e paga impostos”, refere.

A Iniciativa Liberal espera “reunir apoio das diferentes forças políticas representadas na Assembleia Municipal” e lança um apelo à maioria PSD/CDS para que “vote favoravelmente a proposta”.

Miguel Fidalgo recorda ainda que “algumas propostas anteriormente apresentadas pelos liberais acabaram por ser adotadas posteriormente pelo executivo, apontando como exemplo a redução do IMI”.

Também o coordenador da Iniciativa Liberal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Ricardo Lopes, considera que “a iniciativa pretende reforçar a valorização dos contribuintes”.

“Num momento em que a carga fiscal continua em máximos históricos e em que o Estado continua a exigir cada vez mais aos cidadãos, faz todo o sentido reconhecer quem suporta esse esforço”, sublinha.

A proposta será apreciada na próxima sessão ordinária da Assembleia Municipal.

Famalicão: Cabeçudos inaugura nova Casa Mortuária este sábado

0
© CM Famalicão
© CM Famalicão

A freguesia de Cabeçudos, em Vila Nova de Famalicão, vai inaugurar este sábado, 20 de junho, a sua nova Casa Mortuária. A cerimónia de bênção e entrega do equipamento à população está marcada para as 16:00, junto à Igreja Paroquial, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

A nova Casa Mortuária resulta da requalificação de um antigo espaço de serviços localizado no núcleo religioso da freguesia, junto à igreja, ao salão paroquial, ao cemitério e à casa paroquial.

A intervenção contou com um apoio municipal de 93 mil euros e incluiu a remodelação dos espaços interiores e exteriores, com novos revestimentos, renovação de caixilharias, carpintarias e instalações sanitárias, além da valorização da área envolvente.

Tradição e festa marcam terceiro dia do São João de Braga

0
© Associação de Festas de São João de Braga
© Associação de Festas de São João de Braga

O terceiro dia do São João de Braga promete uma programação contínua na cidade, combinando tradição religiosa, cultura popular e música no centro da cidade.

A manhã desta sexta-feira começa às 10:00 com a novena a São João Baptista, seguida às 10:30 pelo “Rufar de Porta Aberta”. Ao meio-dia, os gigantones e cabeçudos animam a Praça da República.

Durante a tarde, entre as 15:00 e as 20:00, decorre o concerto “Braga capital do cavaquinho”, que reforça a identidade musical minhota.

A noite inicia-se às 19:30 com a abertura das barraquinhas das freguesias. A partir das 21:30, há concertos com grupos tradicionais, culminando às 22:00 com a atuação de Daniel Pereira Cristo & convidados.

Guimarães recebe fórum europeu sobre resiliência urbana

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

Guimarães está a receber, entre os dias 17 e 19 de junho, a 13.ª edição do Fórum Europeu de Resiliência Urbana (EURESFO), uma das mais importantes iniciativas internacionais dedicadas à adaptação às alterações climáticas, à sustentabilidade e ao desenvolvimento de cidades mais resilientes.

O evento, que decorre no Multiusos de Guimarães, reúne mais de 400 participantes, entre autarcas, investigadores, técnicos, representantes da sociedade civil e instituições da União Europeia. Organizado pela ICLEI Europa e pela Agência Europeia do Ambiente, o fórum tem como objetivo promover a partilha de experiências e a cooperação entre cidades e regiões europeias.

À margem do encontro, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Araújo, destacou a relevância da iniciativa, considerando que Guimarães está “no topo mundial da reflexão e do debate” sobre os temas do ambiente e da sustentabilidade. O autarca sublinhou ainda que, enquanto Capital Verde Europeia 2026, o concelho tem a responsabilidade de transformar a ambição climática em ações concretas que melhorem a qualidade de vida das populações.

A edição deste ano centra-se em abordagens integradas à resiliência climática, procurando responder aos desafios ambientais, sociais e económicos cada vez mais interligados que se colocam às cidades do futuro.

Deputados do PSD Braga visitam ULS do Alto e Médio Ave e destacam indicadores de atividade

0
© PSD
© PSD

Os deputados eleitos pelo círculo de Braga realizaram visitas de trabalho às Unidades Locais de Saúde (ULS) do Alto Ave e do Médio Ave, com o objetivo de acompanhar a atividade assistencial e reunir com os respetivos Conselhos de Administração.

Durante as reuniões foram apresentados indicadores relativos ao volume de consultas, urgências, cirurgias, visitas domiciliárias e cobertura de médico de família, bem como investimentos em infraestruturas e equipamentos.

No caso da ULS Médio Ave, foi referido que em 2025 foram realizados mais de 3,4 milhões de contactos assistenciais, incluindo mais de 850 mil consultas nos cuidados de saúde primários e mais de 200 mil consultas hospitalares. Já a ULS Alto Ave destacou “melhorias na resposta cirúrgica e na organização dos serviços, com cobertura praticamente total de médico de família”.

Os deputados apontam também “a atividade na área da saúde materna e infantil”, referindo “o número de partos realizados e o funcionamento contínuo da urgência de obstetrícia na região”.

As duas unidades apresentaram ainda “investimentos em curso em áreas como saúde mental, pediatria, blocos cirúrgicos e cuidados de proximidade”.

Os deputados reconhecem “a existência de desafios, nomeadamente na área dos recursos humanos e dos cuidados continuados”, defendendo “uma leitura baseada em dados objetivos sobre o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde”.

SC Braga já tem definido o calendário da pré-época 2026/27

0
© SC Braga
© SC Braga

O SC Braga já definiu o plano de preparação para a temporada 2026/27. O arranque dos trabalhos da equipa principal está agendado para 22 de junho, na Cidade Desportiva.

Entre os dias 4 e 10 de julho, os Gverreiros do Minho vão realizar um estágio em St. George’s Park, em Burton-on-Trent, no Reino Unido, centro de treinos das seleções inglesas. Durante esse período, a equipa disputará dois encontros particulares, ambos à porta fechada.

No total, o SC Braga realizará cinco jogos de preparação. O primeiro está marcado para 3 de julho, frente ao São João de Ver. Seguem-se os desafios diante do Buxton FC, a 7 de julho, e do Stoke City, a 10 de julho, ambos em Inglaterra. Já no regresso a Portugal, os bracarenses medem forças com o FC Vizela, a 14 de julho.

A apresentação aos adeptos acontecerá a 18 de julho, às 19:30, no Estádio Municipal de Braga, frente aos espanhóis do Celta de Vigo, naquele que será o único encontro desta fase de preparação aberto ao público.

Póvoa de Lanhoso reforça sinalização do Caminho de São Bento

0
© CM Póvoa de Lanhoso
© CM Póvoa de Lanhoso

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso procedeu à renovação e reforço da sinalética do percurso alternativo do Caminho de São Bento que atravessa o concelho, numa intervenção que visa melhorar as condições de segurança e comodidade para os peregrinos.

Antecipando um aumento significativo do número de caminhantes nos próximos meses, a autarquia substituiu azulejos danificados e reforçou a sinalização em vários pontos estratégicos do trajeto. O percurso complementar, que liga Santo Emilião a Serzedelo, foi concebido quase na totalidade fora das estradas nacionais, permitindo aos peregrinos evitar as EN310 e EN103, mais movimentadas e potencialmente perigosas.

Implementado em 2021, este itinerário foi criado com o objetivo de proporcionar uma alternativa mais segura para os milhares de devotos que se dirigem ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, muitas vezes em grupos e durante a noite. A diferença em relação ao percurso original é inferior a um quilómetro, mas permite uma experiência mais tranquila e próxima da paisagem natural e do património local.

Para a autarquia, “esta aposta contribui não só para aumentar a segurança dos peregrinos, mas também para valorizar o território e proporcionar uma caminhada mais agradável a quem percorre este caminho de fé”.

Braga: Praça do Comércio com ecrã gigante com projetor para o Brasil – Haiti

0
© Sandra Antunes
© Sandra Antunes
A Praça do Comércio, frente ao Mercado Municipal de Braga, vai ter um ecrã gigante com projetor para transmitir o jogo entre Brasil e Haiti, a contar para o Campeonato do Mundo de Futebol, na madrugada de 20 de junho.

O espaço abre a programação na noite de 19 de junho, com pré-jogo a partir das 22:00, recebendo adeptos, especialmente da comunidade brasileira, e outros visitantes para acompanhar a partida num ambiente de convívio, com oferta gastronómica e bebidas.

O encontro entre a Seleção Brasileira de Futebol e a Seleção Haitiana de Futebol está marcado para as 01:30, prometendo uma noite de celebração do futebol internacional e de encontro entre culturas.

Reitor da UMinho reforça cooperação académica em Macau

0
© UMinho
© UMinho

O reitor da Universidade do Minho, Pedro Arezes, esteve em Macau, na China, onde participou no 35.º Encontro da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP), evento que assinala o 40.º aniversário da organização.

A iniciativa reuniu mais de 150 representantes de instituições de ensino superior de países lusófonos e contou com a presença do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, num contexto de reforço da cooperação académica entre o espaço lusófono e a China.

Em paralelo ao encontro, decorreu também a 4.ª edição do Fórum dos Reitores das Instituições do Ensino Superior da China e dos Países de Língua Portuguesa, durante o qual foram assinados protocolos de colaboração entre universidades de Macau e várias instituições participantes.

No decorrer da visita, Pedro Arezes visitou ainda o State Key Laboratory of Lunar and Planetary Sciences, na Macau University of Science and Technology, onde manteve contactos com responsáveis académicos e científicos, aprofundando redes de cooperação internacional no domínio da investigação.

Museu Municipal de Esposende fecha para requalificação de 1,2 milhões de euros

0
© CM Esposende
© CM Esposende

O Museu Municipal de Esposende vai encerrar temporariamente ao público para o arranque dos trabalhos de requalificação do edifício, uma intervenção que pretende melhorar as condições de conservação do acervo, reforçar o conforto dos visitantes e modernizar os espaços de investigação e estudo.

Numa primeira fase, será realizada a desocupação integral do edifício, incluindo mobiliário, equipamentos e coleções, necessária à execução da empreitada. A intervenção representa um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, financiado pelo Programa Regional Norte 2030, com comparticipação de 70% através do FEDER.

A obra inclui a reabilitação do edifício da autoria do arquiteto Ventura Terra, situado no Largo Fonseca Lima, com trabalhos no exterior, substituição da cobertura, melhoria do isolamento térmico, novas caixilharias e correção de infiltrações. Estão também previstas melhorias nas infraestruturas técnicas, climatização, redes elétricas e sistemas de segurança.

No interior, será feita a reorganização das reservas museológicas e a modernização das condições de preservação do acervo, garantindo melhores condições para conservação, investigação e visitação.