Início Site Página 2531

Mulher detida em Fafe por ameaçar companheiro com faca e tesoura

0
DR
DR

A GNR deteve uma mulher de 37 anos por violência doméstica, em Fafe. No seguimento de uma denúncia, os militares deslocaram-se para o local, onde constataram que a suspeita estava na posse de uma arma branca, com a qual ameaçava o seu companheiro de 62 anos.

De acordo com a Guarda, a vítima “teve necessidade de se proteger num anexo até à chegada da GNR”. “No seguimento das diligências policiais a suspeita foi detida, tendo sido apreendidas uma faca de cozinha e uma tesoura de costura, utilizadas para ameaçar a vítima”, informou a força de segurança.

A detida foi constituída arguida e será presente no Tribunal Judicial de Guimarães, para aplicação das medidas de coação.

Empresário de Vila Verde vai oferecer farturas e churros aos mais necessitados

0
© Farturas Vitor Manuel A Fábrica das Farturas
© Farturas Vitor Manuel A Fábrica das Farturas

O empresário da roulote “Fábrica das Farturas Vitor Manuel”, localizada no Largo Antunes Lima, em Vila de Prado, Vila Verde,  vai oferecer farturas e churros aos mais necessitados.

De acordo com Vitor Manuel, os doces serão oferecidos na próxima sexta-feira, dia 23 de dezembro, das 15:00 às 18:00.

“Aos mais carenciados e outras pessoas, que não tenham possibilidades de pôr doces na mesa de Natal, a ‘Fábrica das Farturas Vitor Manuel’ oferece farturas e churros na sexta-feira, dia 23 de dezembro, entre as 15:00 e as 18:00”, informou o empresário.

Braga com programa inclusivo durante as Férias de Natal

0
© CM Braga
© CM Braga

Nos últimos anos, o Município de Braga tem vindo a organizar programas de férias para crianças e jovens do concelho. Este ano foi disponibilizado um novo programa inclusivo a realizar nas pausas letivas de Natal, Páscoa e Verão. O incluIR+ destina-se a crianças com idades entre os 6 e os 15 anos – no caso das crianças e jovens com necessidades específicas até aos 18 anos.

O programa dedicado às férias de Natal teve início no dia 19 de dezembro e prolonga-se até ao dia 30. São duas semanas preenchidas com atividades ecléticas e que abrangem diversas áreas como teatro, artes plásticas, música, expressão dramática e corporal, pintura em tela; atividades promovidas pela Quinta Pedagógica, pelos Bombeiros Sapadores e também algumas atividades desportivas.

A vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social refere que este é um programa que “pretende chegar a todos e todas”. Durante uma visita realizada esta quarta-feira, Carla Sepúlveda destacou o “programa diversificado com atividades inclusivas, sem esquecer a diversão e fomento do pensamento crítico e da atividade artística que contribuem para a promoção das relações interpessoais”. “Pretendemos que as crianças e jovens que participam no incluIR+ tenham duas semanas inesquecíveis não só a nível de atividades e entretenimento, mas também a nível de socialização. As atividades estão todas pensadas e preparadas para que os grupos interajam, permitindo, assim, uma maior interligação relacional entre os participantes e os técnicos responsáveis pelas diversas atividades. O programa foi articulado em conjunto pela equipa do Município de Braga e a CEA – Cooperativa de Ensino Artístico e foi pensado ao pormenor a pensar no bem-estar das crianças e jovens”, explicou.

Carla Sepúlveda destacou o corpo técnico que acompanha os participantes, tal como o apoio dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e do ACES Braga. “Temos uma equipa sensível e munida de conhecimento técnico, pedagógico e didático e este programa de férias só foi possível graças ao imprescindível apoio dos diretores de Agrupamento das nossas escolas que, desde a hora em que lançamos o desafio, não hesitaram em disponibilizar espaços e recursos no sentido de garantir o melhor suporte aos participantes e respetivas famílias. O ACES Braga foi também um parceiro fundamental em todo o trabalho de preparação e formação das equipas que estarão durante duas semanas responsáveis pelas crianças e jovens. Trata-se de um investimento de cerca de onze mil euros que passa por apoiar as famílias nas pausas letivas, desenvolvendo atividades de lazer estimuladoras de aprendizagens e bem-estar físico e emocional”, sustentou.

O programa incluIR+ foi criado a pensar numa resposta educativa e social que satisfaça as necessidades das crianças/ jovens no período de férias letivas. Trata-se de um projeto piloto que pretende proporcionar uma ocupação lúdico-pedagógica dos tempos livres. O projeto foi pensado para que a Educação pela Arte e Cultura, as componentes Ambientais e Desportivas desempenhem um papel primordial no incentivo ao desenvolvimento cognitivo e motor e na aquisição de novas aprendizagens e descobertas, promovendo, assim, o conhecimento e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

As férias de Natal realizam-se nas instalações da EB2/3 André Soares e acolhe 30 crianças e jovens. As atividades são asseguradas pela entidade executora CEA – Cooperativa de Ensino Artístico e apoiadas pelo pessoal não docente dos Agrupamentos de Escolas André Soares, Alberto Sampaio, Maximinos e Carlos Amarante.

Barcelos vai aliviar sobrecarga do cuidador informal com projeto financiado

0
© CM Barcelos
© CM Barcelos

Barcelos vai dispor em 2023 de 64 cuidadores informais. O anúncio foi feito pelo vereador do Pelouro da Ação Social, António Ribeiro, ontem, na Biblioteca Municipal, na abertura da Conferência de Disseminação dos Resultados do Projeto “ProCuidador”.

“É para nós um dia muito importante porque estamos a prestar contas daquilo que fizemos. O ‘ProCuidador’ é um  projeto inovador, experimental, com o objetivo de promover a inclusão social dos cuidadores informais. Trata-se de um projeto piloto que se focou essencialmente nas pessoas com demência e vítimas de AVC”, sublinhou António Ribeiro.

Na sessão de abertura, estiveram ainda presentes Edite Brito, vogal do Conselho Clínico do ACES Cávado III Barcelos – Esposende, Luís Fernandes, diretor da Casa de Saúde S. João de Deus, e Diogo Valadas, diretor da Associação Nacional AVC.

O objetivo do programa foi chegar às 64 pessoas, mas pretende ir mais longe. “Fomos divulgando o projeto, que vinha com pouca divulgação, e a necessidade existe. Mesmo com o Estatuto de Cuidador Informal, continua a haver a necessidade de mais cuidadores. Vão contribuir para substituir os cuidadores nos períodos de descanso dos mesmos”, disse António Ribeiro.

O vereador da Ação Social e Saúde destacou ainda que o programa começou a ser implementado no executivo municipal anterior, quando o Estatuto do Cuidador ainda não estava em vigor, e trabalhou em duas áreas: a demência e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). “O próximo ano vai ser o ano da implementação do projeto. Vai ser o ano de arranque do programa para os cuidadores. Nós, a nível no Município, também queremos investir muito a nível da saúde mental. Há disponibilidade das instituições para continuar com o programa. Quando as vontades se juntam, coisas boas acontecem”, reforçou o vereador”, acrescentou.

O encontro contou ainda com a presença da psicóloga da Associação Nacional AVC, Vera Priegue, e Raquel Martins, psicopedagoga da Casa de Saúde São João de Deus que  apresentaram os resultados do “Projeto ProCuidador”. Houve também espaço  para o  testemunho de vários cuidadores informais.                                                                     

Projeto ProCuidador

O projeto “ProCuidador” tem como objetivos aliviar a sobrecarga do cuidador informal, melhorar a qualidade dos cuidados ao domicílio, aumentar a rede de suporte social dos cuidadores, e melhorar a qualidade de vida através de uma intervenção multidisciplinar. O projeto é dinamizado pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Cávado III Barcelos / Esposende e pelo Instituto S. João de Deus (Casa de Saúde de São João de Deus).

Este projeto é cofinanciado pelo FSE (Fundo Social Europeu) em 96.870,95 euros, no âmbito do Programa Norte 2020.

Bombeiros de Vieira do Minho celebram Natal em família

0
© Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho
© Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho organizou no sábado seu já habitual convívio de Natal. A animação esteve a cargo de André Barbosa.

O convívio contou com a presença dos Bombeiros do Quadro Ativo, do Quadro de Honra, Órgãos sociais, familiares e convidados, numa tarde em que o “próprio” Pai Natal esteve nas instalações para entregar os presentes aos mais pequenos.

Segundo Carlos Branco, presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, “é com muito agrado que a direção desta associação promove este evento, e agradece a todas as famílias das nossas bombeiras e bombeiros presentes, e que serve para cimentar a proximidade entre todos”.

Carlos Branco, salientou “o bom momento que esta associação atravessa, espelha-se nestes jovens das várias categorias presentes neste evento, que demonstra a vitalidade dos bombeiros voluntários de Vieira do Minho”.

Já o presidente do Município de Vieira do Minho, António Cardoso, referiu “o total apoio e empenho do município que lidero na causa humanitária, esta associação pode sempre contar connosco”

No final foram endereçados os votos de um Santo e Feliz natal e um Próspero Ano Novo a todos os presentes.

Póvoa de Lanhoso organiza Férias Ativas e Inclusivas

0
© CM Póvoa de Lanhoso
© CM Póvoa de Lanhoso

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso encontra-se a promover a primeira edição do programa “Férias Ativas – Natal+Inclusivo 2022”, em que participam crianças e jovens com e sem necessidades específicas, numa lógica verdadeiramente inclusiva.

Assim, o “Férias Ativas – Natal+Inclusivo 2022” encontra-se a decorrer durante esta semana, mais precisamente até ao dia 22 de dezembro, nas instalações da Escola Básica Gonçalo Sampaio. São 12 as crianças e jovens, devidamente acompanhadas por técnicos do Município, que participam em atividades diversificadas, que vão desde as propostas desportivas até às oficinas de trabalhos manuais e de culinária, com possibilidade de visita a locais diversos do Município. As ações decorrem das 09:00 às 18:00 e incluem almoço.

Depois de uma experiência bem-sucedida no final do ano letivo passado, nessa altura, direcionada unicamente para alunos/as com necessidades especiais, e do sucesso que tem sido, edição após edição, o programa “Férias Ativas”, destinado a crianças e jovens com idades entre os 6 e os 16, decidiu-se alargar e complementar esta resposta (direcionada para os períodos de pausas letivas) a crianças e jovens com necessidades específicas.

O “Férias Ativas – Natal+Inclusivo 2022” foi idealizado com o propósito de apoiar as famílias, garantindo a ocupação dos tempos livres dos seus filhos e das suas filhas, no período em que estão de férias natalícias, contribuindo, paralelamente, para o conhecimento e desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, dando espaço à igualdade de oportunidades a crianças e jovens de todas as condições físicas, sociais e/ou outras, contribuindo também para uma visão de sociedade mais humanizada e inclusiva.

Câmara de Braga apoia pessoas com 135 euros na aquisição de medicamentos

0
© CM Braga
© CM Braga

A Câmara Municipal de Braga prepara-se para aumentar em 35 euros a comparticipação de medicamentos essenciais aos cidadãos com dificuldades económicas, através da “Abem – Rede Solidária do Medicamento”. A proposta de aumento da comparticipação será analisada na próxima reunião do executivo, que se realiza na segunda-feira.

Esta iniciativa social, que resulta de um protocolo assinado entre a Câmara de Braga e a Associação Dignitude, já beneficiou 518 cidadãos em situação de carência económica a aceder a medicamentos essenciais para a sua vida, prescritos por receita médica.

O protocolo inicial, assinado em maio de 2021, previa o pagamento por parte do Município de um montante de 100 euros por beneficiário. Face ao significativo acréscimo do valor de aquisição de medicamentos, a que acresce a elevada procura pelo programa da Rede Solidária do Medicamento, a Autarquia pretende agora aumentar a comparticipação para os 135 euros.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a Rede Solidária do Medicamento tem-se revelado um “auxílio crucial aos cidadãos que, por várias circunstâncias, não conseguem pagar os seus medicamentos por não possuírem os recursos económicos para tal, pondo em causa a sua própria saúde”.

“O acesso à medicação é um fator fundamental para a saúde e dignidade dos cidadãos, das suas famílias e de toda a comunidade. Este é mais um apoio social que visa garantir a qualidade de vida dos bracarenses que passam por mais dificuldades, indo ao encontro de outras medidas que temos tomado no mesmo sentido e que visam até suprir lacunas do estado, como é um excelente exemplo o programa Braga a Sorrir”, afirma Ricardo Rio.

Recorde-se que cabe ao Gabinete Municipal de Saúde do Município de Braga a referenciação de cidadãos socialmente vulneráveis cuja situação seja enquadrável para integrar a Rede Solidária do Medicamento. A adesão é feita com total anonimato. Para qualquer esclarecimento pode contactar o Gabinete Municipal de Saúde através do número 253 277 099 ou do e-mail [email protected].

Os cidadãos que estiverem elegíveis para aceder ao programa devem entregar, presencialmente no Balcão Único ou por e-mail ([email protected]), o formulário disponível no site do Município onde estão também as condições de acesso a este programa.

Aos beneficiários será entregue um cartão “Abem – Rede Solidária do Medicamento”, bastando apresentá-lo numa farmácia aderente à sua escolha para poder adquirir, sem custos para si, os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos.

A Associação Dignitude é uma instituição particular de solidariedade social que tem como parceiros promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Nacional das Farmácias e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

Câmara entrega roupas aos bebés prematuros do Hospital de Braga

0
© CM Braga
© CM Braga

O Município de Braga, em parceria com a Associação de Idosos do Centro Histórico, realizou hoje a tradicional doação de roupas para os bebés prematuros do Serviço de Neonatologia do Hospital de Braga. A iniciativa foi acompanhada pelo grupo de cavaquinhos da associação que participou na semana das comemorações de Natal com uma atuação dedicada aos utentes da instituição.

A doação de roupas aos bebés prematuros do Serviço de Neonatologia acontece há 12 anos e tem sido um suporte bastante significativo para algumas famílias mais carenciadas. Durante a sessão, Carla Sepúlveda lembrou que nas últimas décadas “deu-se uma considerável evolução científica na área da saúde, contribuindo para a melhoria dos cuidados prestados aos recém-nascidos prematuros”. “Esta é uma fase de maior vulnerabilidade para os pais, mas acredito que estes gestos de carinho possam representar algum aconchego para estas famílias”, disse a vereadora.

A vereadora da Inovação e Coesão Social deixou um agradecimento especial à equipa de profissionais deste serviço que permitem a estes bebés e pais “um ambiente acolhedor, amigável e cheio de afeto”. “Obrigada por proporcionarem um meio envolvente seguro e protetor, em que a presença dos pais junto do bebé, como parceiros na prestação de cuidados, juntamente com a equipa de profissionais de saúde, se revela fundamental neste período mais vulnerável. Destaco ainda o gesto de responsabilidade social da Associação de Idosos do Centro Histórico que, a partir dos recursos de que dispõem, prestam generosidade e apreço a estes bebés e respetivas famílias. É com base na premissa dos afetos que algumas das associadas da Associação de Idosos do Centro Histórico se dedicam graciosamente à confecção de delicadas peças que serão usadas por alguns dos bebés prematuros, uma forma de trazer um pouco daquele que é o espírito natalício às famílias destes bebés”, sustentou Carla Sepúlveda.

Sendo a prematuridade uma realidade cada vez mais comum, esta ação solidária permite também chamar a atenção para “uma problemática bem presente, dando ênfase à importância de tratar e proteger da melhor forma os recém-nascidos prematuros”.

É para esta causa que as associadas da Associação de Idosos do Centro Histórico dão o tempo que os outros precisam. O Município de Braga associa-se todos os anos a esta iniciativa também com o objetivo de “fomentar os valores da partilha e de solidariedade”.

Braga: Festa de Natal da DST ao rubro com concerto de Pedro Abrunhosa 

0
© dst group
© dst group

O grupo dst, empresa sediada em Braga, realizou a sua Festa de Natal na passada sexta-feira, que contou com o concerto de Pedro Abrunhosa.

© dst group

A festa decorreu num complexo desta empresa onde juntou 1.800 colaboradores.

© dst group

“Decorreu na passada sexta-feira, no nosso complexo, a nossa Festa de Natal. Mais de 1800 trabalhadores, de diversas geografias, juntaram-se para celebrar a época mais bonita do ano. O local, aparentemente amplo, revelou-se pequeno para abraçar tanta animação. Desde caricaturistas, mágicos, animadores e DJ, não faltaram momentos de entretenimento. Houve ainda lugar a um concurso de talentos interno, que nos surpreendeu a todos pela sua qualidade. O momento alto da noite foi o concerto de Pedro Abrunhosa e os Comité Caviar que trouxeram uma energia incrível e contagiante”, informou a empresa na sua página oficial.

© dst group
© dst group
© dst group
© dst group
© dst group
© dst group

Serviço de Gestão de Manutenção do Hospital de Braga obtém Certificação de Qualidade

0
© Hospital de Braga
© Hospital de Braga

O Serviço de Gestão de Manutenção do Hospital de Braga obteve a Certificação de Qualidade ISO9001 pela entidade acreditadora internacional CHKS – Caspe Healthcare Knowledge System. Recorde-se que os Serviços de Anatomia Patológica, Esterilização, Farmácia, Imagiologia, Imunohemoterapia, Patologia Clínica e Serviços de Limpeza são já detentores desta Certificação atribuída pela mesma entidade.

Segundo Diogo Rocha, diretor do Serviço de Gestão de Manutenção do Hospital de Braga, a comunicação da Certificação foi recebida com um “enorme orgulho, uma vez que este foi um objetivo definido para o presente ano, com o propósito de aplicar as melhores práticas de gestão, tendo em vista a melhoria contínua, e o alcance de uma maior eficiência, sustentabilidade, satisfação e qualidade”.

Para o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, João Porfírio Oliveira, “esta obtenção demonstra o empenho e a determinação dos profissionais do nosso Hospital, essenciais para a garantia da qualidade e satisfação dos serviços prestados na nossa instituição”.

A certificação agora obtida aconteceu no decurso da auditoria de acompanhamento da Acreditação Global e Certificações ISO, feitas pelo CHKS no passado mês de novembro, na qual a instituição “manteve os elevados padrões de qualidade nos seus Serviços”, segundo a entidade acreditadora.