O centro de Braga ficou às escuras esta sexta-feira à noite. Foram vários os cidadãos de várias freguesias que reportaram terem ficado sem luz elétrica, assim como a restauração.
“Centro de Braga, casa cheia, às 21:20 e a luz falha em várias ruas do centro. Quem paga este prejuízo? 22:15 e ainda sem luz. A casa funciona apenas com eletricidade. Queremos respostas. Obrigada!”, lamentou a gerência do Restaurante Caldo Entornado.
A Junta de Freguesia de São Lázaro e São João do Souto emitiu um comunicado referindo que “foi detetada uma avaria na rede elétrica” que afetou grande parte do centro da cidade e equipas técnicas foram “resolver esta situação com a maior brevidade possível”.
Dois dos detidos terão de realizar apresentações diárias na força de segurança da área de residência, outros dois têm de fazer apresentações três vezes por semana na força de segurança da área de residência, e os restantes ficam com termo de identidade e residência.
No âmbito das diligências de investigação, que decorriam há cerca de um ano, foram cumpridos 42 mandados de busca, culminando na detenção de 16 homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 25 e os 47 anos, e apreendidas mais de 30 mil doses de droga.
A cidade de Braga vai acolher o Campeonato Europeu Sub-17 de Hóquei em Patins, que decorrerá entre os dias 18 e 25 de julho.
A apresentação da prova irá realizar-se na segunda-feira, às 15:00, no Edifício da Presidência da Câmara Municipal de Braga, com a presença de Hortense Santos, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, Luís Sénica, presidente da Federação de Patinagem de Portugal, José Luís Pinto, vice-presidente para o Hóquei em Patins da Federação de Patinagem de Portugal, e Luís Botelho, presidente do HC Braga SAD.
A competição reunirá as principais seleções jovens europeias, masculinas e femininas, reforçando a posição de Portugal como um dos países de referência na modalidade e evidenciando a capacidade organizativa do território na realização de eventos internacionais.
A comunidade de Padim da Graça, em Braga, encontra-se em festa para celebrar Nossa Senhora da Graça, Padroeira da Freguesia.
A freguesia contou esta sexta-feira à noite com casa cheia para o espetáculo de Zé Amaro. Este sábado, Fernando Daniel sobe ao palco para animar a noite, assim como DJ Pette.
Um dos pontos altos acontece este domingo de manhã com a Majestosa Procissão dos Rosários que irá embelezar as ruas da freguesia com dezenas de figurados e andores.
Na segunda-feira à noite, as festividades irão encerrar com a Batalha das Flores e a Despedida a Nossa Senhora, o momento comovente destas grandiosas festas.
Programa
11 de abril (sábado)
08:00 – Zés P’reiras, Gigantones e Cabeçudos de Barcelinhos
15:00 – Animação colorida para as crianças
20:00 – Missa e Pregação, seguida da procissão de velas
22:00 – Concerto de Fernando Daniel
00:00 – Grandiosa sessão de fogo de artifício
No final, DJ Pette
12 de abril (domingo)
08:00 – Entrada da Associação Musical de Friamunde e da Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez
11:00 – Missa Solene com sermão com transmissão na Rádio Renascença, seguida da Majestosa Procissão dos Rosários
15:00 – Subida ao palco das bandas filarmónicas
19:00 – Tradicional despedida das Bandas Filarmónicas
No final, grandiosa sessão de fogo de artifício
13 de abril (segunda-feira)
20:30 – Missa Solene com sermão
Seguida da Batalha das Flores
Grandiosa sessão de fogo de artifício
Para mais informações, consulte a página da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Graça aqui.
As temperaturas vão começar a baixar a partir deste sábado, descendo 15 graus em Braga, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Após as máximas terem chegado aos 30º, este sábado os termómetros vão registar 19º, enquanto no domingo as temperaturas vão descer para os 16º e na segunda-feira para os 15º. A chuva também estará de regresso a partir deste fim de semana.
As temperaturas mínimas também irão descer dos 12º para os 5º.
Cerca de 350 pessoas com mais de 60 anos, oriundas de diferentes pontos do distrito de Braga, juntaram-se no complexo Desportivo da Ribeira do Neiva, no concelho de Vila Verde, para uma jornada de competição saudável no âmbito do XX Encontro Distrital de Walking Football.
Como variante do futebol adaptado às condicionantes de pessoas mais idosas e menor mobilidade, a jornada Walking Football – organizada pelo Município de Vila Verde e pela Associação de Futebol de Braga – reuniu equipas da Zona B permitindo o convívio dos participantes e a valorização da atividade física adaptada.
O vereador responsável pelos do desporto e da saúde no Município de Vila Verde, Patrício Araújo, enalteceu a iniciativa e a promoção do Walking Football, destacando “a importância de políticas públicas que incentivem a prática regular de atividade física ao longo da vida”.
“O papel estruturante destas iniciativas tem um especial impacto na coesão social e na prevenção do sedentarismo. Este é um desporto particularmente importante para o envelhecimento ativo, para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população sénior”, frisou Patrício Araújo.
O vereador chamou ainda a atenção para o facto de, nesta jornada, ao nível dos participantes, as mulheres estiveram em clara maioria. O atleta mais velho tem 92 anos.
Entre os participantes, o Município de Vila Verde assume a representação através de uma equipa vilaverdense, inscrita na Federação Portuguesa de Futebol desde outubro de 2025 e que tem vindo a afirmar-se neste circuito, refletindo o investimento contínuo da autarquia em respostas desportivas inclusivas dirigidas à população sénior.
No complexo desportivo da Ribeira do Neiva, os jogos decorreram num ambiente dinâmico e participativo, com elevado sentido tático, respeito pelas regras adaptadas e forte espírito de equipa. Para além da componente participativa e recreativa, o encontro integrou exercícios de mobilidade e momentos de interação social, reforçando o papel do Walking Football enquanto instrumento eficaz na promoção do bem-estar físico, mental e social.
Esteve também presente a Provedora do Idoso do Município de Vila Verde, Fátima Peixoto, que destacou o impacto da iniciativa “não só para a saúde física, mas também para o bem-estar emocional e social dos nossos seniores”.
“Ver os nossos atletas maiores a participarem com entusiasmo demonstra que investir em desporto adaptado é investir na qualidade de vida de todos e de todas”, disse Fátima Peixoto.
Pela Associação de Futebol de Braga, foi destacado “o crescimento sustentado da modalidade no distrito, evidenciando a relevância dos encontros mensais na criação de rotinas saudáveis e no fortalecimento dos laços comunitários”.
Em Portugal, o Walking Football tem vindo a afirmar-se como uma resposta inovadora no panorama desportivo, sendo promovido pela Federação Portuguesa de Futebol e operacionalizado pelas associações distritais. Direcionada sobretudo a pessoas com mais de 50 anos, esta variante do futebol adapta as regras tradicionais — nomeadamente através da obrigatoriedade de jogar a passo, da limitação do contacto físico e da restrição da altura da bola — garantindo condições de segurança e inclusão, ao mesmo tempo que fomenta estilos de vida ativos e saudáveis.
A InvestBraga e o Município de Braga promovem, entre os dias 4 e 29 de maio, mais uma edição das Semanas da Economia de Braga, uma iniciativa que reúne um conjunto alargado de eventos dedicados à dinamização do tecido empresarial, à inovação e ao desenvolvimento económico do território.
Sob o mote “Novo Ciclo para o Desenvolvimento Económico”, a edição de 2026 propõe-se debater os desafios e oportunidades que marcam o desenvolvimento da economia de Braga, destacando-se a reflexão sobre a atração de talento, a transformação digital, a sustentabilidade, o empreendedorismo e a captação de investimento.
O programa, que se prolonga durante todo o mês de maio, irá integrar conferências, debates, workshops, encontros empresariais e iniciativas de networking, envolvendo empresas, instituições de ensino, associações e outros agentes económicos.
As Semanas da Economia de Braga afirmam-se como um espaço privilegiado de partilha de conhecimento, promoção de sinergias e valorização do potencial económico do concelho.
O Município de Vieira do Minho reforçou recentemente a sua cooperação institucional com a Associação Empresarial de Braga, numa reunião de caráter protocolar que teve como principal objetivo estreitar as relações com o tecido empresarial da região.
O encontro contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Filipe de Oliveira, que recebeu a delegação da Associação Empresarial de Braga composta pelo seu Presidente, Daniel Vilaça, e pelo Diretor-Geral, Rui Marques. Durante a reunião, foram debatidos os principais desafios e oportunidades associados ao desenvolvimento económico local e regional.
“Num ambiente marcado pela cordialidade e espírito de cooperação, foi destacada a importância de fortalecer a ligação entre o setor público e o setor empresarial, promovendo sinergias capazes de impulsionar a dinamização económica, atrair investimento e valorizar o território”, frisou a Autarquia, explicando que as duas entidades sublinharam “a necessidade de manter um diálogo permanente e construtivo, reforçando a colaboração em futuras iniciativas com impacto positivo no concelho de Vieira do Minho e na região envolvente”.
“Este encontro representou, assim, um passo relevante na consolidação das relações institucionais entre o Município e a Associação Empresarial de Braga, reafirmando o compromisso conjunto com o desenvolvimento sustentável e a competitividade do tecido empresarial local”, finalizou.
Carlos Logrado, de 63 anos, foi morto pelo inquilino que habitava num apartamento do qual era proprietário. Suspeita-se que a intenção de aumentar o valor da renda terá sido motivo do assassinato do empresário.
O inquilino, de 60 anos, suicidou-se após ter cometido o crime, atirando-se do sétimo andar do prédio.
A investigação está a cargo da Polícia Judiciária.