Uma viatura ligeira derrubou um separador na manhã deste domingo e “voou” para a faixa contrária em Braga.
O acidente ocorreu na Variante do Fojo, na freguesia de Gualtar, a escassos metros do MCDonald’s. O jovem condutor de 20 anos sofreu um traumatismo crânio-encefálico ligeiro causado pelo embate e foi assistido no local pelo INEM.
É de Guimarães a presidência da nova Direção da Adapt.local – Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas. Alberto Martins, vereador da Câmara Municipal, foi eleito presidente desta associação, que tem como missão capacitar as autarquias portuguesas para a integração da adaptação climática nas suas políticas públicas.
A nova direção assume funções para o mandato que decorre entre 2026 e 2029. “Guimarães passará a liderar a associação Adapt.local. Para o Município de Guimarães é um motivo de grande orgulho, mas também uma enorme responsabilidade assumir a presidência desta instituição que, ao longo dos últimos anos, tem desenvolvido um trabalho muito relevante no território nacional”, disse Alberto Martins.
O novo presidente reforçou ainda o compromisso com o futuro das políticas locais. “Assumir esta responsabilidade significa trabalhar para aumentar a capacidade de resposta dos municípios portugueses. A par disso, Guimarães está empenhado em liderar pelo exemplo, promovendo a colaboração entre instituições para uma adaptação climática significativa”, disse.
A nova direção é formada por autarcas de norte a sul do país. À presidência de Alberto Martins junta-se à vice-presidência de Luís Capão, vice-presidente do Município de Cascais, e os vogais Paulo Reis, vice-presidente do Município de Lagos, e Hélder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira. Manuel Domingues, vereador do Município da Figueira da Foz, desempenhará as funções de tesoureiro.
A eleição em Viana do Castelo marca o início de um ciclo onde a rede adapt.local pretende “reforçar a sua capacidade de intervenção e apoio aos municípios”.
A Adapt.local foi criada em 2016 e formalizada como associação sem fins lucrativos em 2022. O seu principal objetivo passa por capacitar as autarquias portuguesas a planearem e implementarem estratégias que tornem os seus territórios mais resilientes aos impactos climáticos.
O piloto Pedro Almeida, de Famalicão, acompanhado de António Costa, conquistou o primeiro pódio na sua primeira participação com as cores da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal (TGR Caetano Portugal), ao terminar na terceira posição do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) o Rali Terras D’Aboboreira .
Numa prestação sempre em crescendo, Pedro Almeida foi descobrindo o potencial do GR Yaris Rally2, tornando-se protagonista já bem perto do final. “Não começámos da melhor forma – o primeiro dia não foi bom – mas à medida que fomos somando quilómetros, ganhámos confiança e estivemos a um bom nível, tendo em conta a estreia com o carro”, começou por assinalar o piloto na chegada a Amarante, pódio final deste rali, o primeiro do calendário do CPR esta temporada.
O piloto de Vila Nova de Famalicão foi ganhando confiança e ritmo ao longo da prova e no sábado esteve ao ataque. Foi o mais rápido entre os portugueses na PEC6 e conquistou a vitória absoluta na PEC7 (Baião). O desfecho foi um excelente terceiro lugar no CPR e quarto na geral, a apenas 2,1 segundos da vice-liderança do campeonato nacional. “Atacámos neste segundo dia, vencemos um dos troços, subimos lugares na classificação e, acima de tudo, fomos sempre muito competitivos. O carro é excelente e temos margem para evoluir — isso também é uma boa nota a reter, porque dá-nos boas perspetivas para o Campeonato”, assinalou.
Pedro Almeida enalteceu “o excelente comportamneto do GR Yaris Rally2″. “Deixo um agradecimento a toda a equipa pela preparação que fizeram, para nos deixar o Toyota sempre nas melhores condições. Estivemos n aluta até ao fim pelo segundo lugar e foi pena na última classificativa não termos subido mais um lugar no pódio, mas vamos trabalhar para ser melhores nas próximas provas”, referiu.
A temporada continua. A TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal regressa à ação entre 7 e 10 de maio, para o Vodafone Rally de Portugal — prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) e um dos momentos altos do calendário nacional e internacional.
Após a Câmara Municipal de Vila Verde ter afirmado que entrou em acordo com a Luságua para a rescisão do contrato de prestação do serviço de recolha e gestão de resíduos sólidos urbanos no concelho, a empresa negou ter assinado qualquer contrato.
“Pese embora se tenham iniciado negociações, a Luságua não assinou nenhum acordo com a Câmara de Vila Verde para a rescisão por mútuo acordo do contrato de prestação do serviço de recolha e gestão de resíduos sólidos urbanos no concelho, contrariamente ao comunicado pelo município”, sublinha a Luságua, garantindo que iniciou, no dia 1 de julho de 2025, a operação de gestão de resíduos sólidos urbanos no concelho de Vila Verde.
“Desde então, sempre cumpriu integralmente com as suas obrigações, indo inclusive além do previsto no caderno encargos, quando este se revelou mal dimensionado, de modo a minimizar os impactos sentidos pela população. Os circuitos definidos no Caderno de Encargos relevaram-se incompatíveis com os tempos de execução necessários e houve uma subestimação das necessidades operacionais por parte do município. Assim, logo em julho, a pedido do município foi necessário proceder à revisão dos circuitos para garantir a execução adequada dos serviços e reforçar a capacidade operacional com uma equipa adicional, que se encontra no terreno até hoje. Ainda durante o verão, época de pico populacional, foram mobilizadas até mais três equipas adicionais, o que evidencia a capacidade operacional da Luságua”, referiu.
A Luságua acrescenta que está “como sempre esteve, disponível para encontrar uma solução que permita suprimir as falhas do Caderno de Encargos que estão a afetar a prestação do serviço à população, mas refuta qualquer responsabilidade ou incapacidade operacional. Os constrangimentos verificados resultaram de erros e omissões do caderno de encargos, apenas identificáveis na execução real do contrato”.
“A Luságua aguarda ainda a aprovação do processo de reequilíbrio solicitado, pelas razões atrás referidas. A Luságua sempre trabalhou em estreita coordenação com a autarquia de Vila Verde para ultrapassar os constrangimentos identificados, por isso é com surpresa que toma conhecimento desta notícia”, finalizou.
Foram conhecidos, este domingo, os horários da ronda 31 da I Liga. FC Alverca e FC Arouca abrem a jornada, na sexta-feira, dia 24 de abril, às 20:15. No sábado, 25 de abril, jogam-se três partidas, entre elas o SL Benfica – Moreirense FC, às 18:00.
O grosso da ronda decorre no domingo, com quatro partidas: Estoril Praia e FC Famalicão defrontam-se às 15:30, seguido de duplo confronto às 18 horas: Santa Clara – SC Braga e Estrela Amadora – FC Porto. O dia termina com a viagem do Sporting CP ao reduto do AFS, às 20:30.
Na segunda-feira, o derradeiro encontro da jornada, opondo Gil Vicente FC e Casa Pia AC, arranca às 20:15.
Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão apresentar, na próxima terça-feira, dia 21 de abril, às 17:00, 35 novas viaturas emissões nulas, 100% elétricas, numa cerimónia que terá lugar na Cripta do Santuário do Sameiro.
Esta iniciativa, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, assinala “mais um passo no percurso de transformação dos TUB, marcado por uma forte aposta na sustentabilidade, inovação e melhoria contínua do serviço prestado à comunidade”.
“Ao longo dos últimos anos, a empresa tem vindo a renovar de forma significativa a sua frota, alinhando-se com os objetivos de descarbonização e com uma visão de mobilidade urbana mais eficiente e amiga do ambiente. As novas viaturas elétricas representam não só um reforço da operação, mas também a continuidade de um compromisso claro com a redução da pegada ambiental e com a promoção de uma experiência de transporte mais confortável, silenciosa e sustentável para os passageiros”, refere a administração dos TUB.
Com este investimento, que ascende a cerca de 15 milhões de euros, em material circulante, os TUB afirmam consolidar o seu papel enquanto “agente ativo na construção de uma cidade mais verde, moderna e centrada nas pessoas, reforçando a importância do transporte público como solução essencial para a mobilidade urbana”.
Com a entrada destas 35 viaturas – 10 autocarros midi de 10 metros e 25 autocarros standard de 12 metros -, e a chegada, prevista para junho, de mais 3 autocarros elétricos mini, os TUB passarão a contar com uma operação descarbonizada de 113 viaturas, 81 viaturas elétricas e 32 a gás natural, reforçando o compromisso de descarbonização da frota até 2030, em alinhamento com o seu plano estratégico e de sustentabilidade.
O Hospital de Braga promoveu, ontem à tarde, na Ágora, uma aula de cycling destinada aos colaboradores da instituição.
A iniciativa, organizada pelo Gabinete de Apoio ao Profissional (GAP), decorreu entre as 16:00 e as 18:00, com bicicletas estáticas disponibilizadas pelo Rodlys.
A atividade, de participação gratuita, proporcionou aos profissionais da Unidade Local de Saúde de Braga um momento de exercício físico e de convívio num ambiente informal e dinâmico, fora do contexto habitual de trabalho.