Início Site Página 211

Mia Ribeiro de Braga passou no The Voice Kids Portugal

0
© The Voice Portugal
© The Voice Portugal

Mia Ribeiro, residente em Braga, conseguiu apurar-se no The Voice Kids Portugal, programa que estreou este domingo à noite, no canal da RTP.

A concorrente cantou “Rise Up”, de André Day, conseguindo virar a cadeira de Nena.

Mia Ribeiro também é aluna da Academia Allegro.

Famalicão: Eduardo Oliveira integra Comissão Política Nacional do PS

0
© PS
© PS

Eduardo Oliveira integra como membro efetivo a Comissão Política Nacional do Partido Socialista (PS), um dos mais importantes órgãos deliberativos do partido.

“A escolha do presidente da Comissão Política do PS de Vila Nova de Famalicão para este órgão representa o reconhecimento do seu percurso político e da sua intervenção no partido a nível local, passando agora a contribuir diretamente para as decisões estratégicas a nível nacional”, refere a Concelhia.

Esta nomeação reforça também “a ligação entre a política nacional e os territórios, garantindo uma maior representatividade e proximidade às realidades locais no seio da estrutura dirigente do Partido Socialista”.

Eduardo Oliveira afirma que “é com grande sentido de responsabilidade e compromisso que integro a Comissão Política Nacional do Partido Socialista. Este é um espaço central de definição estratégica e de afirmação política nacional, onde procurarei contribuir ativamente com uma visão próxima das pessoas. Acredito que este é também um momento importante para reforçar a ligação entre o plano nacional e as realidades locais, de forma a oferecer respostas mais eficazes aos desafios que o país enfrenta”.

Composta por 65 elementos, a Comissão Política Nacional assume um papel central na definição da estratégia e orientação política do PS, reunindo algumas das principais figuras nacionais socialistas.

Dos nomes para a Comissão Política, 37 são novos e 28 mantêm-se em funções, o que corresponde a uma renovação de 57% dos membros. Entre os nomes eleitos destacam-se Fernando Medina, Alexandra Leitão, Mariana Vieira da Silva, Marta Temido, Francisco Assis e Ana Catarina Mendes.

José Luís Carneiro, secretário-geral do PS, pretende fazer do órgão “o principal espaço de discussão política do partido, com reuniões de carácter mensal, reforçando o seu papel estratégico na definição de orientações e debate interno”.

Márcio Gomes do SC Braga em terceiro lugar no 6.º Open Pool Português

0
© SC Braga
© SC Braga

Márcio Gomes, do SC Braga, alcançou o terceiro lugar no 6.º Open Pool Português, que decorreu em Braga.

O Gverreiro do Minho perdeu na meia final contra Paulo Pereira, da equipa Dynamic Pool, por 5-1. Em destaque esteve também João Roque, que alcançou o 5.º lugar.

Esta classificação garantiu aos Gverreiros Márcio Gomes e João Roque a presença na fase final da competição.

Festival cantAutor regressa a Barcelos

0
DR
DR

O Theatro Gil Vicente, em Barcelos, recebe, entre os dias 14 e 17 de maio, mais uma edição do Festival cantAutor, um ciclo dedicado à canção de autor que reúne diferentes propostas musicais e sensibilidades artísticas.

Ao longo de quatro dias, o festival apresenta um conjunto de concertos que cruzam diferentes linguagens e percursos na música portuguesa contemporânea, num registo de proximidade entre artistas e público.

A programação inicia-se a 14 de maio, às 22:00, com Filipe Miranda, músico e artista plástico barcelense, com um percurso marcado pela experimentação e pela criação em várias áreas, da canção às artes sonoras.

Segue-se, a 15 de maio, às 22:00, Mafalda Veiga, que apresenta o espetáculo “O inverno não dura tanto quanto parece”, com a participação do Ensemble Ibérico, num concerto que cruza temas marcantes da sua carreira com novas composições.

No dia 16 de maio, às 22:00, sobe ao palco Carolina Deslandes, num formato voz e guitarra, mais íntimo e próximo, onde as canções ganham uma nova dimensão.

O festival encerra a 17 de maio, às 16:00, com Rita Redshoes, que apresenta “Chinfrim”, um espetáculo dirigido a famílias, que cruza música, performance e participação do público.

Terras de Bouro premiada na Galiza por preservar autenticidade e relação com peregrinos

0
© CM Terras de Bouro
© CM Terras de Bouro

O Município de Terras de Bouro foi distinguido com o “Prémio Abadesa Mariana”, atribuído pela associação galega Codeseda Viva, pelo seu contributo para a preservação do troço da antiga via romana que integra o Caminho de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa na Sé de Braga.

O prémio foi atribuído “pela excelência da câmara municipal na gestão e conservação do troço da Via Nova, entre as milhas XIV e XXXIV”, explica a organização, adiantando que “se destaca pelo seu magnífico estado de conservação, sinalética renovada e o cuidar constante deste património histórico”.

A distinção foi recebida pelo vereador com o pelouro do Turismo na Câmara de Terras de Bouro, António Manuel da Cunha, numa sessão — no sábado, dia 18, na Sala Abanca, em A Estrada —, em que foi defendida a preservação da autenticidade do Caminho da Geira e dos Arrieiros.

No debate, em que participaram o presidente honorário da Academia Xacobea, Xesús Palmou; o historiador Luís Ferro e o presidente da Federação Galega de Associações de Amigos do Caminho de Santiago, Javier Gómez, entre outras personalidades, foi defendida “a importância de evitar a massificação do Caminho da Geira e dos Arrieiros para preservar a essência da hospitalidade”, numa altura em que apresenta um crescimento homólogo de 145% na atribuição de Compostelas.

Os participantes, entre eles também a presidente da Associação Espaço Jacobeus de Portugal, Eulalia Fonseca, e o escritor Luís Ferreira, destacaram ainda que uma das principais características do Caminho da Geira e dos Arrieiros “é o vínculo autêntico que se cria entre as populações e os peregrinos, criando relações que até estão a motivar muitos reencontros posteriores”.

Este itinerário jacobeu justificou a atribuição de 757 Compostelas em 2025 e os participantes no debate consideram que o número ideal de peregrinos deve “rondar os dois mil por ano”, para manter a sua sustentabilidade nos diferentes aspetos.

Para ajudar a compreender este espírito que envolve o Caminho da Geira e dos Arrieiros, as pessoas presentes na cerimónia ouviram o relato de Álvaro Lazaga, um peregrino experiente em rotas ibéricas, que já percorreu por três vezes o itinerário que começa em Braga.

Na iniciativa, organizada pela sétima vez pela Associação Codeseda Viva, presidida por Carlos da Barreira, sob o tema “valorizar o património e a hospitalidade ligada às rotas de peregrinação”, foram entregues outros dois prémios. Xulia Puente, de Santiago de Tabeirós, na Galiza, foi “reconhecida pelo seu trabalho altruísta na manutenção e embelezamento do Caminho”, dedicando-se há anos “a decorar a envolvente da capela da Consolação com flores e elementos artesanais, como pedras e conchas de vieira pintadas à mão”.

O terceiro premiado da sessão, presidida pelo autarca de A Estrada, Gonzalo Louzao, foi a Associação Cultural Virxe da Grela, “pela recuperação da histórica Procissão da Grela, uma tradição ligada ao santuário de Guadalupe, recuperada em 2016 e que se mantém viva”.

Nos últimos nove anos, estima-se que o Caminho da Geira e dos Arrieiros foi percorrido por mais de 7.785 peregrinos, de 5.748 dos quais existe prova fotográfica, e pediram a Compostela 3.176 pessoas, segundo as associações que promovem o itinerário.

Entre eles contam-se pelo menos 50 proveniências, sobretudo de Portugal, Espanha e do resto da Europa, mas também do Japão, México, Azerbaijão, China, Porto Rico, Taiwan, Afeganistão, Bahamas, Palestina, Uruguai, Canadá, Nova Zelândia ou Sri Lanka.

O Caminho da Geira tem 239 quilómetros, começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela do Homem.

Foi apresentado em 2017, em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021).

O percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, a via do género mais bem conservada do antigo Império Romano Ocidental, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos poucos que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

Soldado israelita a destruir imagem de Jesus está a chocar católicos de todo o mundo

0
DR
© Yunis Tirawi

A fotografia de um soldado israelita a destruir uma imagem de Jesus Cristo com um martelo está a chocar os católicos de too o mundo. O caso aconteceu na na aldeia de Debel, no Líbano.

As Forças de Defesa de Israel confirmaram que a situação é real e que “serão tomadas medidas apropriadas contra os envolvidos, de acordo com as conclusões da investigação”, garantindo que ajudarão a comunidade libanesa a recolocar a estátua no seu lugar.

Cadetes do SC Braga vencem 26 medalhas no Torneio de Técnicas Simultâneas

0
© SC Braga
© SC Braga

Os Gverreiros do Minho garantiram o primeiro lugar no medalheiro geral, com nove medalhas de ouro, sete de prata e dez de bronze.

Braga: Escola Sá de Miranda recebeu atividade “À Conversa com Profissionais”

0
© Escola Sá de Miranda
© Escola Sá de Miranda

O Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, em Braga, transformou-se na quarta-feira, num espaço de debate e descoberta.

A atividade “À Conversa com Profissionais”, dinamizado pelo Gabinete de Psicologia (SPO) da Escola Sá de Miranda, envolveu cerca de cento e trinta alunos do 12.º ano dos vários cursos científico-humanísticos e profissionais, que participaram numa conversa informal com trinta profissionais convidados, distribuídos por nove salas temáticas.

Os convidados externos com currículos muito vastos provenientes de várias áreas de formação, tais como as Engenharias e Tecnologias (engenharia de gestão informação, engenharia automóvel), a Segurança/Militar (PSP, Exército e GNR), as Artes (pintor, arquitetura e ator), o Direito (agente de execução, advogado), a Economia, Gestão e Finanças (bancário, economista, contabilista), o Desporto (gestor desportivo, treinador, árbitro), as Ciências Sociais e Humanas (psicólogo, assistente social e das ciências da comunicação), a Saúde (medicina, enfermagem) e as Ciências (investigador Biologia, Física e Astronomia).

“Esta iniciativa, integrada no plano de orientação vocacional e de carreira da Escola Sá de Miranda, visa dotar os jovens de uma visão mais prática e menos teórica, sobre as várias profissões, bem como auxiliá-los, orientá-los para uma tomada de decisão consciente e mais congruente, indo ao encontro da realidade e necessidades do mercado de trabalho atual, focando-se nas competências necessárias para a próxima grande etapa, optando pelo ensino superior ou pelo mercado de trabalho. Com esta iniciativa pretendeu-se destacar o papel da escola como elevador social, promotor de ambientes de aprendizagem inclusivos com práticas sociais promotoras de cidadãos (pró)ativos e responsáveis”, referiu Maria Faria Silva, sub-diretora da escola.

A sub-diretora acrescentou que “durante duas horas, os alunos tiveram a oportunidade de explorar junto dos convidados realidades diversas. Os profissionais partilharam os seus sucessos mas também dificuldades sentidas ao longo das suas carreiras, tendo sido referida a importância da resiliência para a superação, num mercado em constante mudança. Para os alunos, o impacto foi notório, pois a mera observação e análise de plano de estudos é algo redutor, pelo que ter a oportunidade de conversar e questionar com quem exerce a profissão, permitiu ter uma perspetiva mais diferenciadora e, obviamente mais eficaz. Ouvir quem tem décadas de experiência permitiu aos alunos perceber que o sucesso não se mede apenas pelo diploma, mas pela capacidade de navegar nas incertezas que surgem muito depois da escolaridade obrigatória ou superior de um modo dinâmico e adaptado às exigências de uma sociedade em mudança. Esta iniciativa de poder interagir com quem já está no mercado permitiu aos alunos validar expectativas, por vezes irrealistas, antes de investir num curso com o qual poderão, eventualmente, não se identificar”, finalizou. 

PS responsabiliza Câmara de Vila Verde pelo “colapso” da recolha de resíduos

0
© PS
© PS

O Partido Socialista de Vila Verde responsabilizou o executivo municipal pelo “colapso” da recolha de resíduos urbanos. Em causa está a rescisão da Câmara com a Luságua.

Para os socialistas, “o que hoje se vê nas ruas é o retrato da gestão municipal, apesar de a Câmara dispor de cerca de 700 trabalhadores”.

O partido recorda que na Assembleia Municipal, o PS alertou que “o modelo contratual era frágil e mal preparado; a transição seria feita sem planeamento; a empresa adjudicatária não tinha condições para garantir o serviço; o Município avançava sem estratégia nem garantias de execução”.

“O tempo veio confirmar exatamente aquilo que o PS advertiu. Uma Câmara com cerca de 700 trabalhadores não pode falhar assim. O Município dispõe de uma estrutura robusta, capaz de assegurar planeamento, fiscalização, acompanhamento operacional e resposta rápida em situações críticas”, asseguram os socialistas, reforçando que “o problema não é falta de meios humanos — é falta de liderança, organização e responsabilidade política”.

“O problema não é da Luságua, é da Câmara Municipal. As recentes declarações da Luságua revelam que o colapso do serviço resulta de um caderno de encargos mal dimensionado; falta de planeamento municipal; ausência de acompanhamento e fiscalização eficaz; e decisões políticas tomadas sem estratégia. O executivo municipal não preparou a transição, não acautelou alternativas e não assegurou a continuidade de um serviço essencial”, assinalam ainda.

Filipe Silva, vereador do Partido Socialista, afirma que este desfecho “só foi possível porque o PSD governa com maioria absoluta e deixou de ouvir”.

Segundo o vereador, o executivo “ignorou alertas, recusou diálogo e avançou sem qualquer tentativa séria de evitar o colapso do serviço”.

“O atual executivo queria este desfecho, porque nada fez para o evitar — e isso diz tudo sobre a forma como tem governado”, finalizou.

Autoridades lançam primeira campanha dedicada aos utilizadores vulneráveis

0
© CM Braga
© CM Braga

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) promovem, entre os dias 21 e 27 de abril de 2026, a quarta campanha do Plano Nacional de Fiscalização de 2026, dedicada aos utilizadores vulneráveis: peões, utilizadores de velocípedes e de dispositivos de mobilidade pessoal, como trotinetas elétricas.

Sob o lema “Na estrada, todos somos vulneráveis”, esta é a quarta de 11 campanhas previstas no Plano Nacional de Fiscalização 2026 e a primeira dedicada especificamente a estes utilizadores, refletindo a crescente diversidade de modos de deslocação, sobretudo dentro de localidade e em estradas secundárias.

A campanha tem como objetivo “alertar para os comportamentos de risco associados à circulação rodoviária, em particular dentro de localidade e em estradas secundárias, que contribuem para acidentes com utilizadores vulneráveis, nomeadamente atropelamentos, promovendo a adoção de comportamentos seguros e uma convivência mais segura entre todos os utilizadores da estrada”.

“Os comportamentos de risco identificados refletem situações frequentes no contexto urbano e estão diretamente associados ao aumento da sinistralidade grave”, referem as autoridades.

As ações de sensibilização da ANSR decorrem em simultâneo com operações de fiscalização realizadas pela GNR e pela PSP, incidindo em locais de maior circulação de utilizadores vulneráveis, designadamente passadeiras, cruzamentos, ciclovias e zonas de tráfego misto.

Entre 2022 e 2024, cerca de 25.000 utilizadores vulneráveis (peões e velocípedes) envolveram-se em acidentes com vítimas, dos quais resultaram 421 mortos e 1626 feridos graves, representando mais de um quinto da sinistralidade grave.

No caso dos peões, registaram-se 327 vítimas mortais e 1.126 feridos graves. Relativamente aos utilizadores de velocípedes, verificaram-se 94 mortos e 500 feridos graves.

A maioria dos acidentes ocorre em meio urbano: 73,5% dos acidentes graves com peões e 60,5% com ciclistas acontecem dentro de localidades e em estradas secundárias, frequentemente nas imediações de passadeiras, cruzamentos e zonas de tráfego misto.