Início Site Página 209

Braga sob aviso amarelo por causa da chuva, trovoada e rajadas

0
DR
DR

Braga está sob aviso amarelo por causa da previsão de chuva, trovoada e rajadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso vigora até às 19:00 desta terça-feira, esperando-se aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoadas, em especial em zonas montanhosas. Há também a possibilidade de rajadas convectivas.

As previsão do IPMA apontam para a melhoria do estado do tempo a partir desta quarta-feira com céu limpo ou pouco nublado e temperaturas acima dos 22 graus.

Diretora pedagógica de Braga escondia droga na creche onde trabalhava

0
© CM Braga
© CM Braga

Ana Sofia Teixeira, diretora pedagógica e técnica da Associação de São José, em Braga, foi detida pela Polícia Judiciária, que encontrou droga no seu gabinete.

A diretora, que está em prisão preventiva, alegadamente tinha grandes quantidade de droga e é agora suspeita de tráfico, juntamente com o seu namorado e um pugilista de Guimarães.

Os três são suspeitos de integrarem o grupo desmantelado pela Polícia Judiciária de Braga, que era abastecido por Vítor do Ouro, conhecido “barão da droga” do Porto.

Conheça a chave do Eurodreams

0
DR
DR

Os números do sorteio do Eurodreams de hoje já são conhecidos. A chave é composta pelos números 5 – 7 – 15 – 24 – 26 – 31 e número de sonho 4.

Esta chave vale 30 mil euros por mês durante 30 anos.

Para mais informações, consulte o site dos Jogos Santa Casa.

Guimarães: Brito assinalou 25 anos de elevação a vila

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

A freguesia de Brito, em Guimarães, assinalou, no domingo, o 25.º aniversário da sua elevação a vila, numa jornada comemorativa marcada pela inauguração das intervenções na Rua de Camões e na Rua 5 de Outubro, um investimento de 311.443,95 euros.

As intervenções na rede viária de Brito incluíram a reabilitação do pavimento betuminoso existente, o reforço da rede de drenagem de águas pluviais, a requalificação de passeios e a execução de nova sinalização rodoviária, contribuindo para uma melhoria global das condições de mobilidade.

Outro dos momentos altos da celebração foi a Missa Solene, na Capela de Santa Helena, evocativa da vila e da sua comunidade, seguida da sessão solene comemorativa, que integrou homenagens a instituições locais e a figuras marcantes do percurso da freguesia.

Na ocasião, foi ainda prestada uma homenagem especial a João Vidal, figura incontornável da história de Brito, reconhecido pelo seu contributo para o desenvolvimento da freguesia e pela dedicação à causa pública.

O programa teve início com a apresentação da nova ligação à Ecovia do Ave, junto aos Pontilhões, uma intervenção que permitirá ligar várias freguesias através do rio e da natureza, aproximando a comunidade do património natural do Vale do Ave.

As comemorações culminaram com o descerramento do marco evocativo dos 25 anos da elevação de Brito a vila, junto ao carvalho secular no adro da Capela de Santa Helena, um símbolo da memória, da identidade e da continuidade das gerações que moldaram a história da freguesia.

Braga: Nova USF de Esporões vai servir mais de 12 mil utentes

0
© CM Braga
© CM Braga

O presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, visitou as obras da nova Unidade de Saúde Familiar de Esporões, localizada na Rua das Tulipas, um investimento global de cerca de 1,8 milhões de euros, financiado em 1 milhão de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo o restante assegurado pelo Município.

A nova unidade permitirá dar resposta a mais de 12 mil utentes, duplicando a capacidade face ao atual Centro de Saúde de Esporões, que serve cerca de seis mil pessoas. Também haverá aumento da capacidade clínica, passando de quatro para oito médicos em regime de atendimento permanente.

Durante a visita, João Rodrigues referiu que “no concelho, existem cerca de 10 mil utentes sem médico de família”, sublinhando que “esta nova infraestrutura permitirá aumentar a capacidade em cerca de seis mil utentes e, dessa forma, reduzir significativamente esse número, para menos de metade”.

“Mais importante do que a obra em si é a resposta que este equipamento vem dar à população”, sustentou o autarca, afirmando que “o impacto direto na melhoria do acesso aos cuidados de saúde”.

João Rodrigues referiu ainda que “esta intervenção se insere numa estratégia mais ampla de requalificação e construção de unidades de saúde no concelho, no âmbito do PRR, com o objetivo de promover o acesso a cuidados de saúde mais qualificados, em espaços novos ou reabilitados”.

© CM Braga

O edifício será composto por dois pisos: uma cave destinada a estacionamento e áreas técnicas, e um piso térreo onde se concentrarão todas as áreas operacionais, incluindo gabinetes médicos, espaços de atendimento clínico, zonas administrativas e de espera.

O presidente da Câmara salientou também “o crescimento da zona de Esporões”, considerando que “este novo equipamento vem responder às necessidades de uma área em expansão, garantindo melhores condições para utentes e profissionais”.

João Rodrigues destacou ainda que “a conclusão da empreitada está prevista para 24 de agosto de 2026, prazo que o Município estima cumprir, numa altura em que muitas Câmaras Municipais estão com dificuldades em cumprir os prazos, principalmente de obras relacionadas com a saúde”.

CDU exige remunicipalização da recolha do lixo em Vila Verde

0
DR
DR

A CDU de Vila Verde está a exigir a remunicipalização da recolha do lixo após a Câmara ter anunciado a saída da Luságua.

“É uma evidência que o atual contrato não cumpre, nem nunca cumpriu, os mínimos exigíveis, deixando acumular resíduos pelas ruas, com consequências evidentes para a saúde pública e para a qualidade de vida no concelho. A somar a isto, os últimos desenvolvimentos marcados pelo anúncio do executivo liderado pelo PSD da rescisão do contrato com a Luságua e pelo desmentido público no dia seguinte por parte da própria empresa, confirmam o que a CDU tem vindo a alertar, o modelo de entrega de serviços públicos essenciais a interesses privados é um erro estratégico, em que quem paga são os vilaverdenses”, refere o partido.

Para a CDU, “a situação que se vive nas ruas de Vila Verde não é um acidente ou um erro de percurso, mas a consequência inevitável de uma política de direita que prefere lavar as mãos das responsabilidades municipais e transformar aquilo que devia ser um serviço público, num negócio”.

A CDU considera “inaceitável que o executivo liderado pelo PSD tente agora desculpar-se com falhas de terceiros quando foi o próprio executivo que desenhou e defendeu este modelo de gestão”.

Perante este cenário, a CDU reafirma que “a única solução é a remunicipalização da recolha de lixo”. “É inaceitável continuar a gastar dinheiro do erário público para pagar um serviço que não é prestado com eficiência nem responde às necessidades da população. É por isso urgente reavaliar o contrato em vigor e avançar o sentido da remunicipalização da recolha de resíduos, garantindo eficácia, transparência e proximidade à população. A CDU considera que esta solução é a única que pode assegurar que o serviço de recolha de lixo seja prestado com regularidade e respeito pelos cidadãos, preservando simultaneamente o rigor das contas públicas. A CDU reafirma, assim, o seu compromisso em bater-se por uma solução que traga respeito, dignidade e qualidade de vida aos vilaverdenses”, finalizou.

Guimarães: Vitrus promove boas práticas ambientais junto dos mais novos

0
© Vitrus
© Vitrus

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Terra, a Vitrus Ambiente promove, na quarta-feira, uma ação de sensibilização ambiental na Escola Básica de São Roque, na freguesia da Costa, integrada na iniciativa “Geração Verde”.

Esta iniciativa tem como principal objetivo “fomentar a educação ambiental junto da comunidade escolar, sensibilizando os alunos para práticas sustentáveis e para a importância da preservação do meio ambiente no quotidiano”.

Durante a ação, serão abordados diversos temas essenciais, nomeadamente a correta separação de resíduos, os cuidados a ter com as linhas de água, a manutenção de espaços verdes e a promoção da higiene urbana. Através de uma abordagem pedagógica e interativa, pretende-se incentivar comportamentos responsáveis e conscientes desde a infância.

A participação da Vitrus Ambiente nesta iniciativa reforça o compromisso da empresa com “a educação ambiental e com a promoção de uma cidadania ativa e sustentável, contribuindo para a formação de uma geração mais informada, responsável e comprometida com o futuro do planeta”.

A iniciativa “Geração Verde” insere-se numa estratégia contínua de proximidade com a comunidade educativa, assumindo-se como “um importante instrumento de sensibilização para os desafios ambientais atuais”.

Processos e licenças emitidas em Barcelos aumentaram 46%

0
© CM Barcelos
© CM Barcelos

A Divisão de Planeamento e Gestão Urbanística da Câmara Municipal de Barcelos registou, entre 2021 e 2025, um aumento recorde no número de processos analisados e de licenças emitidas.

De acordo com o balanço efetuado, o número de processos analisados aumentou 46%, passando de 993, em 2021, para 2051, em 2025. Também ao nível das licenças emitidas se verificou uma evolução positiva, com um crescimento de 20%, de 1750 para 2523 no mesmo período.

Para o vereador com o pelouro do Urbanismo, Carlos Eduardo Reis, “estes resultados demonstram não só o dinamismo crescente do concelho, mas também o esforço desenvolvido para tornar os serviços mais eficientes e capazes de responder às necessidades dos cidadãos e dos investidores”.

Os processos analisados pela Divisão de Planeamento e Gestão Urbanística dizem, na sua maioria, respeito a operações de licenciamento urbanístico.

Vila Verde: Duas Igrejas acolheu Imagem Peregrina de Nossa Sr.ª de Fátima com fé e devoção

0
© Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas
© Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas

A Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, em Vila Verde, viveu dias de profunda fé e emoção com a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que decorreu ao longo deste fim de semana. A comunidade, já conhecida pela sua forte devoção mariana, acolheu este momento como uma verdadeira bênção, reforçando os laços espirituais que a unem à Mãe de Deus.

© Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas

Desde o primeiro instante, o ambiente foi marcado por uma vivência intensa de oração e recolhimento. Ao longo dos três dias, sucederam-se diversos momentos de meditação, celebrações litúrgicas e cânticos em louvor a Nossa Senhora, envolvendo fiéis de todas as idades da comunidade paroquial, mas também das comunidades vizinhas e até fiéis de bastante longe. A igreja e os seus espaços envolventes tornaram-se pequenos, mas foram palco de uma fé viva, expressa em gestos simples mas profundamente significativos. Nestes três dias, rumaram até à igreja paroquial de Duas Igrejas centenas de pessoas, grupos organizados como grupo de Alcobaça, catequese da Paróquia da Carvalheira, Terras de Bouro, catequese da Paróquia de Vila Verde, entre muitos outros.

© Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas

Entre os diversos momentos marcantes, destacaram-se vários pontos altos que ficarão certamente na memória de todos. No sábado de manhã houve uma bonita Eucaristia presidida pelo padre Tiago Roque, da Vigararia de Alcobaça, que trouxe consigo mais de meia centenas de pessoas, à noite, a procissão de velas reuniu uma verdadeira multidão de fiéis, iluminando as ruas de Duas Igrejas com uma luz serena e comovente. O silêncio, entrecortado pelos cânticos e pela oração do terço, criou um ambiente de profunda espiritualidade que tocou todos os presentes.

© Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas

Outro momento de grande significado foi a Eucaristia solene, presidida pelo padre Passionista, Francisco Xavier, e pelo pároco, padre Manuel Rodrigues, durante a qual foram benzidas as imagens dos Santos Pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto, evocando a simplicidade e a fé daqueles que testemunharam as aparições em Fátima. Esta celebração reforçou a ligação da comunidade à mensagem de Nossa Senhora e ao apelo à oração e à conversão.

© Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas

Por fim, o momento do Adeus à Nossa Senhora revelou-se particularmente emocionante e  arrepiante. Num misto de gratidão e saudade, os fiéis despediram-se da Imagem Peregrina com lágrimas, cânticos e uma profunda comoção, conscientes da graça especial que foi acolher esta visita. Este momento foi presidido pelo padre Rafael Gomes da Diocese de Viana do Castelo e pelo pároco, padre Manuel Rodrigues, sempre com a beleza dos cânticos do grupo coral da paróquia.

© Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas

A presença da Imagem Peregrina em Duas Igrejas ganha ainda mais significado numa comunidade profundamente ligada à Virgem Maria e que, mais recentemente, tem também encontrado inspiração na figura de Carlo Acutis, muito venerado nesta paróquia vilaverdense, reconhecida como o berço do culto ao São Carlo Acutis em Portugal. Carlo Acutis conhecido pela sua devoção intensa a Nossa Senhora, a quem chamava “a única mulher da sua vida”, Carlo surge como exemplo moderno de fé viva, especialmente para os mais jovens. 

Estes dias ficarão, sem dúvida, gravados na história e no coração da comunidade de Duas Igrejas, mas de todos os que participaram e partilharam esta bênção de ter junto de nós a Mãe de todas as mães. Foram três dias intensos de graça, união e renovação espiritual, onde a presença de Nossa Senhora se fez sentir de forma especial.

Presidente da República de Cabo Verde na UMinho esta terça-feira

0
DR

Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, está esta terça-feira, dia 21 de abril, pelas 10:30, na Reitoria da Universidade do Minho, em Braga.

O Chefe de Estado vai ser recebido pelo Reitor, Pedro Arezes, assinar o livro de honra no Salão Nobre e conversar com estudantes e investigadores cabo-verdianos que frequentam esta Academia.

A UMinho tem atualmente 108 estudantes cabo-verdianos, a que se soma um vasto número de profissionais, de colaboradores e de antigos estudantes daquele arquipélago africano que hoje ocupam cargos de relevo nas mais diversas áreas.

A missão diplomática de José Maria Neves insere-se na sua Presidência na Diáspora na Região Norte de Portugal, que decorre até 25 de abril e tem o apoio da Embaixada de Cabo Verde em Portugal.