António Salvador e o SC Braga foram absolvidos no âmbito da Operação Éter, pelo Tribunal da Relação do Porto, após terem sido condenados em primeira instância.
“O SC Braga congratula-se com a posição adotada pelo Tribunal da Relação do Porto que, revogando a decisão da primeira instância, fez justiça e permite repor o bom nome dos envolvidos relembrando-se que o SC Braga e o seu Presidente sempre afirmaram e pugnaram pela transparência e legalidade em todo o processo administrativo em causa e, assim, a sua inocência”, pode ler-se numa nota publicada no site do clube.
A Operação Éter envolveu 29 arguidos por alegados crimes de corrupção, participação económica em negócio, abuso de poder, peculato e falsificação de documento.
O Palácio de Belém vai abrir portas ao público para comemorar o 52.º aniversário do 25 de Abril, com um programa diversificado que conjuga cultura, participação cívica e momentos institucionais.
A iniciativa, promovida pelo Presidente da República, António José Seguro, destaca-se pela conversa “Liberdade, Democracia e Futuro”, que reunirá o chefe de Estado com 25 jovens para debater os desafios e prioridades da democracia.
As comemorações têm início com visitas guiadas ao Palácio de Belém, entre as 10:30 e as 11:30, seguindo-se a abertura dos jardins às 13:30.
Durante a tarde, o Jardim da Cascata acolhe várias iniciativas culturais, incluindo atuações musicais de Agir e Paulo de Carvalho, performances poéticas e recitais que evocam os valores da liberdade e da democracia.
O programa inclui ainda momentos de reflexão artística, com destaque para a performance “Verso Solto” e o recital “O Poema Ensina a Cair na Liberdade”.
O dia termina com o encerramento dos jardins às 19:00, sendo a última entrada permitida até às 17:45.
A Junta de Freguesia de São Victor, em Braga, vai inaugurar a exposição “25 de Abril: Dia da Liberdade – Colecionismo de José Rodrigues”.
A exposição pretende assinalar e celebrar o espírito do 25 de Abril, através de um conjunto único de peças, memórias e testemunhos históricos cuidadosamente reunidos por José Rodrigues, proporcionando uma viagem pela história e pelo significado desta data marcante para Portugal.
A inauguração terá lugar esta quinta-feira, na Galeria da Freguesia de S. Victor, às 11:30, estando a exposição patente ao público até ao dia 8 de maio de 2026.
O Espaço Jovem da Póvoa de Lanhoso recebeu uma sessão participativa dedicada ao tema “Transição Verde e Migração”, que envolveu cerca de 40 jovens da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e da EPAVE.
Esta iniciativa, dinamizada pela EducPro, decorreu a convite da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga (FAJUB) e está integrada no projeto europeu Act Green, financiado pelo programa CERV (Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores) da União Europeia. O Act Green foca-se na interseccionalidade entre a crise climática e os desafios sociais, procurando capacitar as novas gerações para serem agentes de mudança num contexto europeu cada vez mais interligado.
O principal objetivo da ação foi “promover o diálogo direto entre jovens cidadãos e decisores locais sobre os desafios da sustentabilidade ambiental e dos fluxos migratórios”. Através de dinâmicas facilitadas pela EducPro, os alunos puderam explorar como as alterações climáticas impactam as migrações globais e de que forma a comunidade local pode responder de forma inclusiva. Além de recolher contributos e propostas para a construção de políticas mais responsáveis, esta iniciativa procurou “reforçar o envolvimento dos jovens povoenses nos processos democráticos”.
O SC Braga desloca-se, esta quinta feira, ao reduto do Casa Pia AC, em jogo da 26.ª jornada da I Liga. Carlos Vicens falou sobre as lesões que se têm acumulado no eixo defensivo.
É verdade que, durante a temporada, temos de ir gerindo o esforço a cada três dias, incluindo o desgaste que se vai acumulando. Tivemos de ir encontrando soluções e o objetivo foi, ao mesmo tempo que íamos jogando, gerir como estavam os jogadores, aquilo que tínhamos de cada jogo. O trabalho foi orientado para estarmos preparados quando chegam momentos mais exigentes e queres atingir as últimas fases das competições, sabendo que tens muitos jogos oficiais numa temporada. Aí é importante conseguir ajudar a equipa a apresentar a melhor versão possível de poucos em poucos dias, com pouco tempo de recuperação. Tens de selecionar prioridades, focar-te no essencial e não usar o calendário como desculpa para não dar o melhor em cada jogo. A nível defensivo, estamos a tentar recuperar jogadores, mas não podemos garantir prazos. Vamos avaliando dia a dia. Alguns podem regressar gradualmente, talvez com minutos já no fim de semana, mas sempre com cautela”, disse o treinador.
As Semanas da Economia de Braga abrem a sua programação com uma primeira grande conferência, dedicada ao novo ciclo de desenvolvimento económico, tema que, aliás, dá o mote à edição 2026 da iniciativa. A conferência decorrerá no Pequeno Auditório do Forum Braga, a 4 de maio, a partir das 14:00.
Organizada pela InvestBraga, pelo Município de Braga e pela Associação Empresarial de Braga (AEB), esta sessão irá permitir refletir sobre as prioridades para um novo ciclo de crescimento em Portugal, proporcionando um enquadramento estratégico sobre os principais desafios e oportunidades da economia nacional.
A conferência contará ainda com um painel de especialistas e decisores que irão debater temas críticos como os territórios inteligentes e a coesão regional, o financiamento e investimento, assim como os desafios da Indústria 5.0 e o papel dos dados e da inteligência artificial enquanto novo capital da economia.
A conferência contará também com um espaço de debate alargado, promovendo a participação ativa dos diversos agentes do ecossistema empresarial.
Esta iniciativa pretende afirmar-se como uma plataforma de partilha de conhecimento, boas práticas e networking, contribuindo para o reforço das vantagens competitivas de Braga e para a sua afirmação enquanto território inovador, competitivo e atrativo para investir, visitar, estudar, trabalhar e viver.
Ainda que de acesso gratuito, a inscrição para esta conferência é mandatória, estando disponível aqui.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, visitou a Feira de Formação, Educação e Emprego “Futuro@ Guimarães 2026”, uma iniciativa central do Mês da Juventude.
O evento, promovido pela Divisão da Juventude do Município com o apoio da Tempo Livre na organização, transformou-se num palco de oportunidades para as novas gerações Vimaranenses, reunindo 68 expositores que abrangem desde o ensino secundário e superior público e privado até à formação e reconversão profissional.
Durante a visita, o edil foi acompanhado pelo Reitor da Universidade do Minho, Pedro Arezes, e pela Diretor do IPCA, Alexandra Malheiro, sublinhando “a estreita ligação entre o poder local e as instituições de conhecimento”.
A feira destaca-se pela participação de praticamente todas as universidades e politécnicos do Norte do país e pela gratuitidade tanto para entidades como para visitantes, facilitando o acesso direto a informações cruciais sobre o percurso académico e o mercado de trabalho.
Ricardo Araújo aproveitou a ocasião para reforçar a visão estratégica de Guimarães, centrada na retenção de talento e no combate à perda de população jovem. Segundo o autarca, “a feira é um instrumento essencial para orientar os cidadãos num mundo em mudança”.
“Esta feira é uma mostra daquilo que nós queremos que possa ser o aconselhamento, a orientação para o emprego, para a formação e para o futuro”, destacou o Presidente durante a sua intervenção.
A visita serviu também para lançar um desafio à modernização do tecido económico da região. Ricardo Araújo salientou que “embora o concelho se orgulhe das suas indústrias tradicionais, como o têxtil e as cutelarias, é imperativo diversificar a economia para oferecer empregos de maior valor acrescentado e melhores remunerações, garantindo que os jovens escolham Guimarães para construir as suas vidas”.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães traçou a meta de uma metamorfose para o concelho. “Nós queremos que Guimarães, do berço da nação, se transforme no berço da inovação”, disse.
Uma jovem de 25 anos foi constituída arguida por ter furtado uma pulseira no interior de um ginásio, em Vila Verde.
No âmbito de investigação da GNR, os militares deram cumprimento a um mandado de busca domiciliária, tendo localizado e apreendido objetos relacionados com o crime em investigação.
A suspeita foi constituída arguida e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Verde.
A GNR deteve, em flagrante delito, um homem de 41 anos, por tráfico de estupefacientes e desobediência, no concelho de Terras de Bouro.
No âmbito de uma ação de patrulhamento e fiscalização rodoviária, os militares da Guarda afirmam que abordaram um veículo ligeiro de passageiros e que durante a abordagem “foi detetado um forte odor a produto estupefaciente proveniente do interior da viatura”.
No decorrer da ação, a GNR detetou “substâncias estupefacientes na posse do suspeito” e que o veículo “se encontrava apreendido por não ter sido efetuado seguro de responsabilidade civil obrigatório”.
Da intervenção policial resultou a apreensão de 48 doses de haxixe e cinco doses de liamba.
O detido foi constituído arguido e notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.
“AVC – Agir Rápido Faz a Diferença” é o tema da mais recente campanha de sensibilização para o Acidente Vascular Cerebral promovido pelo Município de Celorico de Basto, através do CLDS 5G Celorico+Social, com o apoio do SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social.
Estas ações “visam sensibilizar para uma das principais causas de morte e incapacidade, o AVC, alertando a população para os sinais de alerta e fatores de risco associados ao Acidente Vascular Cerebral”.
Reconhecendo que “Agir Rápido Faz a Diferença”, as duas ações promovidas, no Centro Urbano da Mota e na vila de Celorico, procuraram “dar enfoque aos fatores de risco e à atuação imediata em caso de AVC”.
Ministrada por duas enfermeiras, do Município e da UCC MÃOS Amigas, a comunidade presente foi elucidada para os fatores de risco como a hipertensão arterial, o tabagismo, o colesterol elevado, a diabetes, a obesidade e o sedentarismo, e reforçada a importância de comportamentos saudáveis como a prática regular de exercício físico e alimentação equilibrada, comportamentos podem mitigar o aparecimento da doença.
As técnicas esclareceram ainda os presentes para o tipo de AVC, isquémico ou hemorrágico, e, em caso de surgimento da doença, especial atenção à regra dos “3 Fs” — face, força e fala.
Estas ações de sensibilização visam “promover a saúde de proximidade, garantir que mesmo os públicos mais vulneráveis têm acesso à informação e a esta cultura em saúde e refletir sobre uma problemática que, em muitas situações, pode ser evitada se a comunidade imprimir hábitos de vida saudáveis, dando prioridade à prevenção, à literacia em saúde e a adoção de comportamentos promotores de bem-estar físico e mental, contribuindo para a construção de comunidades mais resilientes”, sublinha o vereador da ação social do Município, José Sousa.
Estas ações de prevenção em saúde serão desenvolvidas de forma contínua ao longo do ano, com o objetivo de reforçar a literacia em saúde e promover a construção de comunidades mais saudáveis, resilientes, capacitadas para enfrentar os desafios diários com maior autonomia e qualidade de vida.