Início Site Página 19

Graça Costa de Barcelos conquista dois títulos nacionais nos Campeonatos de Veteranos

0
© Amigos da Montanha
© Amigos da Montanha

Graça Costa, de Barcelos, esteve em destaque nos Campeonatos Nacionais de Veteranos em pista ao ar livre, realizados este fim de semana no Estádio Universitário de Lisboa, ao conquistar dois títulos nacionais e garantir presença no pódio em todas as provas que disputou.

A atleta dos Amigos da Montanha competiu no escalão F60 e iniciou a participação da melhor forma, ao sagrar-se campeã nacional dos 100 metros. No mesmo dia, alcançou ainda o terceiro lugar na prova dos 1.500 metros.

Já este domingo, e com poucas horas de recuperação, Graça Costa voltou a subir ao lugar mais alto do pódio ao vencer os 200 metros, somando o segundo título nacional do fim de semana. A prestação ficou concluída com a conquista do segundo lugar nos 3.000 metros.

Os Campeonatos Nacionais de Veteranos, promovidos pela Federação Portuguesa de Atletismo, reuniram mais de 700 atletas de 140 clubes de todo o país.

Celorico de Basto recebe novena em honra de Frei Bernardo de Vasconcelos

0
DR
DR

A Causa de Beatificação e Canonização do Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos promove, entre os dias 25 de junho e 4 de julho, a tradicional Novena em honra do religioso, na Igreja Paroquial de São Romão do Corgo, em Celorico de Basto.

A edição deste ano assume um significado especial, ao assinalar o décimo aniversário da declaração de Venerável de Frei Bernardo de Vasconcelos e os 94 anos do seu falecimento, ocorrido a 4 de julho de 1932.

Ao longo dos dez dias, a comunidade é convidada a participar em vários momentos de oração, com celebrações da Eucaristia, recitação do Terço e os atos próprios da novena, num convite a aprofundar o conhecimento da vida e das virtudes do religioso.

A celebração de encerramento está marcada para o dia 4 de julho, pelas 10h30, e será presidida por monsenhor Mário Rui Oliveira, postulador da Causa de Beatificação e Canonização do Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos e chanceler do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, no Vaticano.

O vice-postulador da causa, Hugo Peixoto Henriques, considera que a novena representa «um momento particularmente importante para manter viva a memória de Frei Bernardo, reforçar a oração pela sua beatificação e celebrar, com gratidão, o caminho já percorrido nestes dez anos desde a sua declaração como Venerável».

Segundo o responsável, a iniciativa constitui também «uma oportunidade para todos se aproximarem da espiritualidade de Frei Bernardo, deixando-se tocar pelo seu exemplo de vida simples, profundamente unida a Cristo e marcada por uma grande confiança na vontade de Deus».

A organização convida os fiéis, devotos e toda a comunidade cristã a participar na novena e, de forma especial, na Eucaristia solene do dia 4 de julho, renovando a oração pela beatificação de Frei Bernardo de Vasconcelos e preservando a memória do seu testemunho cristão.

Jogos do Rio celebram 25 anos e recordam defesa do rio Cávado

0
© Amigos da Montanha
© Amigos da Montanha

Os Jogos do Rio arrancaram este sábado no areal de Barcelinhos, assinalando a 25.ª edição de uma iniciativa promovida pelos Amigos da Montanha que nasceu com o objetivo de sensibilizar para a preservação do rio Cávado e valorizar aquele espaço natural.

A sessão de abertura reuniu representantes dos Amigos da Montanha, da Câmara Municipal de Barcelos, da Junta de Freguesia de Barcelinhos, parceiros e participantes, marcando o início de quatro sábados dedicados ao desporto, ao ambiente, ao convívio e ao bem-estar.

O presidente dos Amigos da Montanha, Américo Alves, recordou que os Jogos do Rio surgiram numa altura em que o rio Cávado e o areal de Barcelinhos apresentavam sinais de degradação. Antes da criação da iniciativa, a associação promoveu ações de limpeza do areal, do rio e da Ponte Medieval, procurando alertar a comunidade para a importância daquele património. Mais tarde, os Jogos do Rio nasceram como forma de atrair pessoas ao espaço e incentivar a sua utilização e preservação.

Américo Alves agradeceu ainda o trabalho dos voluntários e o apoio dos parceiros, com destaque para a Joracarsil, patrocinador da iniciativa. Já o vereador Pedro Pereira destacou o investimento municipal na valorização das margens do Cávado, enquanto o presidente da Junta de Freguesia de Barcelinhos, Rui Peixoto, sublinhou a importância dos valores associados ao evento, como o desporto, a amizade e a defesa do ambiente.

A cerimónia incluiu o hastear da bandeira dos Amigos da Montanha e da Bandeira da Ética, atribuída pelo Instituto Português do Desporto e Juventude pelo trabalho desenvolvido na promoção da cidadania e do fair play.

Ao longo da tarde decorreram torneios de futebol, voleibol e atletismo, uma demonstração do Clube Karaté de Barcelos, aulas de pilates e um workshop da Clínica Santo André. As piscinas, insufláveis, diversões aquáticas, baloiços e parede de escalada voltaram a ser alguns dos principais atrativos para crianças e famílias.

Os Jogos do Rio prosseguem nos próximos três sábados, com entrada gratuita, mantendo uma programação dedicada ao desporto, ao ambiente e à participação da comunidade. No próximo fim de semana estão previstas atividades ambientais, oficinas de olaria, ações da Águas de Barcelos, a participação da Associação Motogalos e novas iniciativas desportivas e recreativas.

Iniciativa Liberal critica gestão municipal em Vila Verde

0
© IL
© IL

A Iniciativa Liberal de Vila Verde aproveitou a sessão de junho da Assembleia Municipal para levantar várias preocupações, entre as quais “a falta de utilidade da ponte pedonal e ciclável sobre o Rio Homem, financiada por fundos europeus, a ausência de reuniões do Conselho Municipal da Juventude e as condições do novo concurso para a recolha de resíduos sólidos urbanos”.

A deputada municipal Andreia Leitão criticou “a inatividade do Conselho Municipal da Juventude, cuja última ata disponível data de 2015”, defendendo a sua “reativação urgente”.

Quanto ao concurso internacional para a recolha de resíduos, a Iniciativa Liberal optou pela abstenção, considerando que “o contrato, com duração de dez anos, carece de mecanismos mais robustos de revisão e de maior transparência na divulgação dos indicadores de desempenho”.

O partido apresentou ainda reservas ao regulamento relativo aos jogos de fortuna ou azar, apesar de ter votado favoravelmente a sua aprovação.

SC Braga conquista três títulos nacionais no Campeonato Absoluto de Boccia

0
© SC Braga
© SC Braga

Os atletas do SC Braga estiveram em destaque no Campeonato Nacional Absoluto de Boccia, disputado este fim de semana no Palácio dos Desportos, em Torres Novas, ao conquistarem três títulos nacionais e uma medalha de bronze.

Na classe BC2, Pilar Monteiro sagrou-se campeã nacional, confirmando o excelente momento de forma. Já na classe BC3, Eunice Raimundo garantiu o terceiro lugar do pódio, arrecadando a medalha de bronze.

Também na classe BC3, José Abílio Gonçalves voltou a demonstrar a sua qualidade competitiva, conquistando o título de campeão nacional. Na classe BC4, Domingos Vieira completou o lote de triunfos arsenalistas ao sagrar-se igualmente campeão nacional.

Com estes resultados, o SC Braga reforça a sua posição de destaque no panorama nacional do boccia, somando mais conquistas a uma modalidade em que tem sido uma das principais referências em Portugal.

Ataque atribuído ao lobo ibérico mata cavalo Garrano em Terras de Bouro

0
© Biodiversidade
© Biodiversidade

Um equídeo da raça autóctone Garrana morreu na sequência de um ataque atribuído ao lobo ibérico, ocorrido no passado sábado, 21 de junho, na freguesia de Cibões, no concelho de Terras de Bouro.

De acordo com a informação divulgada pelos produtores, este é mais um caso a juntar-se aos vários ataques registados nos últimos meses em diferentes regiões do Norte do país, situação que, segundo os criadores, tem provocado elevados prejuízos económicos e colocado em causa a continuidade de várias explorações agropastoris.

Os produtores sublinham que “estas explorações desempenham um papel importante na preservação do mundo rural, das raças autóctones e na gestão da paisagem”, alertando para “a necessidade de um maior acompanhamento por parte das entidades competentes”.

Os responsáveis pelo alerta defendem ainda que “estes episódios devem ser divulgados para que a realidade vivida pelos produtores no terreno não seja ignorada”.

Braga continua sob aviso amarelo com temperaturas a chegar aos 34 graus

0
DR
DR

Braga continua sob aviso amarelo devido à persistência de temperaturas elevadas. O aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém-se em vigor até às 18:00 de terça-feira.

Para esta segunda-feira, prevê-se uma temperatura máxima de 34 graus no distrito, enquanto na terça-feira os termómetros deverão atingir os 33 graus. As noites continuarão igualmente quentes, com temperaturas mínimas elevadas para a época.

O aviso amarelo é emitido sempre que as condições meteorológicas representam uma situação de risco para determinadas atividades ou para grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com doenças crónicas.

Face ao calor intenso, as autoridades de saúde recomendam a ingestão frequente de água, a permanência em locais frescos e arejados, a utilização de roupa leve e a redução da exposição ao sol nas horas de maior calor, entre as 11:00 e as 17:00.

A onda de calor coincide com as celebrações do São João e com o início do verão, que começou oficialmente na madrugada de domingo.

Amar e Servir Braga propõe alargar horário dos núcleos museológicos às quintas-feiras

0
© CM Braga
© CM Braga

O movimento independente Amar e Servir Braga propôs a criação do programa municipal “Quintas no Património”, que prevê o alargamento do horário dos núcleos museológicos municipais às quintas-feiras, com funcionamento em período pós-laboral, preferencialmente até às 21:00.

A proposta, apresentada pelos vereadores do movimento, pretende facilitar o acesso à oferta cultural por parte da população ativa, estudantes e famílias que, devido aos horários profissionais e escolares, têm dificuldade em visitar os espaços culturais durante o período habitual de funcionamento.

O Amar e Servir Braga considera que” a recente abertura do Muzeu veio reforçar a oferta cultural do concelho e destaca a importância do regime de gratuitidade atualmente em vigor às quintas-feiras naquele equipamento”. Na perspetiva do movimento, “o alargamento dos horários dos restantes núcleos museológicos permitirá criar uma programação cultural integrada e mais acessível”.

A proposta prevê ainda a articulação entre os vários equipamentos patrimoniais, através da criação de percursos e circuitos culturais, bem como o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação específica para promover a iniciativa junto dos residentes, da comunidade académica e dos visitantes.

Os vereadores independentes defendem que “a valorização do património cultural não se limita à sua preservação, mas depende também da sua fruição por parte da população”.

Caso a medida avance, os serviços municipais deverão avaliar a sua viabilidade operacional e, ao fim de 12 meses, apresentar um relatório com dados sobre o número de visitantes, custos associados, níveis de utilização e eventuais ajustamentos necessários.

Miller renova com o SC Braga até 2029

0
© SC Braga
© SC Braga

Maria Leonor Miller vai continuar a representar o SC Braga até 2029. A defesa de 23 anos prolongou a ligação ao clube arsenalista, reforçando o percurso de crescimento que tem vindo a construir desde a sua chegada, na temporada 2023/24.

Ao longo das últimas épocas, a jogadora tem conquistado cada vez mais espaço na equipa feminina, destacando-se pela consistência exibicional e pela forma como tem respondido às exigências competitivas.

Na temporada 2025/26, Miller participou em 20 encontros e somou duas assistências, numa época em que teve ainda a oportunidade de se estrear nas competições europeias, representando o SC Braga na UEFA Women’s Champions League e na UEFA Women’s Europa Cup.

Desde que chegou ao clube, a atleta já contabiliza 66 jogos pelas Gverreiras. Paralelamente, tem sido presença regular nas seleções jovens nacionais, reforçando a dimensão internacional do seu percurso.

Ricardo Costa eleito presidente da Federação Distrital de Braga do PS

0
© Ricardo Costa
© Ricardo Costa

Ricardo Costa foi eleito presidente da Federação Distrital de Braga do Partido Socialista (PS), sucedendo à liderança interina que se seguiu à saída de Victor Hugo Salgado. O vereador da Câmara Municipal de Guimarães e membro da Comissão Política Nacional do partido venceu as eleições internas realizadas este sábado, impondo-se a Sérgio Castro Rocha com uma vantagem superior a mil votos.

O novo líder da estrutura distrital socialista conquistou 12 das 14 concelhias do distrito, cedendo apenas nos concelhos de Vizela e da Póvoa de Lanhoso, resultado que lhe garante uma expressiva legitimidade para assumir a presidência da Federação de Braga do PS.

Ricardo Costa sucede a uma liderança interina instaurada após a saída de Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela, que liderava a Federação Distrital de Braga.