Início Site Página 1750

Iniciativa Liberal reuniu com empresários de Famalicão

0
© Iniciativa Liberal
© Iniciativa Liberal

O grupo de coordenação local de Famalicão, o seu fundador Carlos Figueiredo, e a Campanha Distrital da Iniciativa Liberal visitaram Famalicão.

A comitiva liberal esteve em contacto com empresários locais famalicences, que abriram as portas dos seus estabelecimentos e expuseram “os maiores desafios encontrados”. “É unânime a necessidade de baixar impostos, em particular o IRS para fomentar a produtividade e a retenção de talento”, refere a Iniciativa Liberal.

Ainda em Famalicão os candidatos da Iniciativa Liberal almoçaram com empresários famalicences. “Tratou-se, uma vez mais, de um momento de partilha de experiências e auscultação da sociedade civil. A burocracia é, inevitavelmente, um dos maiores entraves identificados pelos empresários”, acrescentam.

Nesta comitiva estiveram presentes Olga Baptista e Pedro Pinheiro.

Hipódromo Municipal de Celorico de Basto acolheu I Grande Prémio das Camélias

0
© CM Celorico de Basto
© CM Celorico de Basto

A jornada inaugural do Campeonato Nacional de Trote e Galope decorreu no domingo, no Hipódromo Municipal de Celorico de Basto, em Carvalho. O I Grande Prémio das Camélias contou com a presença de centenas de aficionados da modalidade e com uma grande participação de cavaleiros.

Esta é a primeira prova a realizar-se no hipódromo municipal no ano em curso de um total de três provas com a possibilidade de se realizar, segundo o presidente da Associação Portuguesa de Trote e Galope, Hélder Barbosa, uma prova do Grande Prémio de Portugal. “Nós projetámos 18 jornadas para este campeonato, para Celorico de Basto estão projetadas três, esta prova, uma outra que se realizará a 25 de agosto e outro em finais de setembro, outubro. Além destas jornadas queremos trazer uma quarta prova para este hipódromo, uma prova do Grande Prémio de Portugal. Celorico merece ter um Grande Prémio de Portugal”, disse.

Barcelos assinala Dia Internacional da Mulher com várias atividades

0
DR
DR

O Município de Barcelos vai assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se comemora no dia 8 de março, com várias atividades.

“Estas iniciativas, além de celebrarem a efeméride, visam realçar a importância das conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres e refletir sobre as dificuldades e os desafios com que ainda se deparam”, refere a Autarquia.

Numa parceria com a Escola de Tecnologia de Gestão de Barcelos (ETG), o pelouro da Ação Social do Município promove, no Largo da Porta Nova, entre as 09:30 e as 12:30, a atividade “Ser Mulher É…”, no decorrer da qual alunos e professores do curso de fotografia da ETG vão fotografar e fazer gravação áudio, de forma voluntária (consentimento informado), a todas as mulheres que por ali passarem em troca de uma flor.

Pretendem-se fazer retratos onde cada mulher a ser fotografada completará numa lousa a frase “Ser Mulher É…”. O resultado destes trabalhos será apresentado no dia 19 de março, às 17:30, no Theatro Gil Vicente, juntamente com excertos em áudio sobre o tema “Ser Mulher É…”. A exposição estará patente ao público até ao dia 31 de março.

Além das atividades de rua, no dia 8 de março, na Biblioteca Municipal, também se assinala a data, com a exibição do filme ” Elas também estiveram lá”, exibido em duas sessões: às 15:00, para o público escolar e, às 21:00, para o público em geral.

Ainda no dia 8, às 21:30,  o Theatro Gil Vicente recebe o espetáculo “IPCA Solidário”, pela TFIPCA – Tuna Feminina do Instituto Politécnico do Cávado. O IPCA Solidário é um evento de cariz solidário, que este ano reverte a favor do GASC, no apoio que presta a vítimas de violência e que conta com a participação do Gallus Gallus | Grupo de Fados do IPCA, da ARCA Dance Studio, do CAUM – Coro Académico da Universidade do Minho e da TFIPCA – Tuna Feminina do IPCA.

Descentrar promove visita guiada aos escadórios do Bom Jesus de Braga

0
© CM Braga
© CM Braga

A União de Freguesias de Nogueiró e Tenões recebe no sábado o programa cultural Descentrar, promovido pelo Município de Braga com o objetivo de dar a conhecer o território, atraindo o público, através da promoção de espetáculos culturais únicos, com abordagens contemporâneas e novas criações artísticas. O programa inclui uma visita guiada aos escadórios do Bom Jesus do Monte, oficina de artes plásticas para os mais novos e peça de teatro

A jornada arranca pelas 15:00, com uma visita guiada aos escadórios do Bom Jesus do Monte, por Varico Pereira.A participação na visita guiada é livre, mas sujeita a inscrição prévia através da plataforma Eventbrite.

Pelas 16:00, no Centro Cívico de Nogueiró irá decorrer a oficina de artes plásticas infanto-juvenil “Mãos de Carvão”, pela CEA – Cooperativa de Ensino Artístico com a participação do artista Carlo Giovanni. A iniciativa é de inscrição obrigatória, através do Eventbrite.

Pelas 19:00, no Auditório da Junta de Freguesia de Nogueiró sobe ao palco o Grupo Cénico de Arentim com a peça de teatro “Apanhados do Fim do Século”.

Esposende incentiva jovens para o consumo de peixe

0
© CM Esposende
© CM Esposende

Pelo terceiro ano consecutivo, a “Street Fish Food” integra a programação do “Março com Sabores do Mar”, evento que o Município de Esposende promove ao longo de todo este mês, com particular enfoque nas unidades de restauração do concelho, mas com uma abrangência mais ampla de modo a envolver toda a comunidade.

Nesta que é a edição comemorativa dos 25 anos do evento, a “Cozinha Viajante” aposta em levar uma pequena parte do receituário da cozinha atlântica junto da comunidade escolar.

Esta terça-feira, a “Street Fish Food” deslocou-se à Escola Básica António Correia de Oliveira, de Esposende, proporcionando aos mais de 100 alunos a oportunidade de provar “Hambúrgueres de Cavala”.

Esta atividade contou com a colaboração da Docapesca, numa estratégia de promoção do pescado da costa.

A “Street Fish Food” visita, no próximo dia 12, a Escola Básica de Apúlia para uma nova abordagem de consumo de peixe.

Vem aí muita chuva. Braga sob aviso amarelo

0
© Zsv3207
© Zsv3207

O distrito de Braga vai estar esta quinta-feira sob aviso amarelo por causa da chuva forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso estará em vigor entre as 03:00 e as 09:00, esperando-se precipitação por vezes forte.

A região estará também sob aviso amarelo por causa da queda de neve, entre as 15:00 de quinta e as 12:00 de sexta-feira, acima de 1100/1200 metros, descendo gradualmente a cota até 800/1000 metros com acumulação até 10 centímetros acima de 1000/1200 metros.

Exposição de aventais no Centro de Informação Turística de Esposende

0
© CM Esposende
© CM Esposende

Integrado na programação da edição comemorativa dos 25 anos do “Março com Sabores do Mar”, o Centro de Informação Turística de Esposende (CIT) acolhe, até ao final do mês de março, a exposição “O meu avental conta uma história do mar”.

A mostra conta com mais de uma centena de aventais que foram decorados simbolicamente pelo Coro Sénior de Esposende, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), associações e escolas do concelho, assim como por particulares que se quiseram associar ao desafio do Município de Esposende para reinterpretarem o seu avental em “contexto de mar”.

O objetivo passa por evocar o avental como algo muito mais profundo do que um simples acessório de cozinha. Com efeito, o avental remete para memórias longínquas, dado que era um elemento outrora obrigatório nas cozinhas dos nossos lares. Hoje é essencial nas cozinhas dos restaurantes, como indumentária de proteção, asseio, requinte e profissionalismo.

Sendo certo que ao nível das cozinhas particulares terá caído em algum desuso, ainda é um acessório obrigatório em muitos lares, talvez porque é associado às memórias familiares mais bonitas, quando, por exemplo, as nossas mães e avós os envergavam com orgulho para cozinhar os melhores pratos de peixe do nosso atlântico que enchiam a mesa e o coração.

Esta exposição pretende aguçar o sabor da memória através de um elemento tão simples, mas, afinal, tão imenso como o mar: o avental. Poderá ser visitada no horário de normal funcionamento do CIT, ou seja, de segunda-feira a sábado, das 09:00 às 17:00.

LIVRE defende trabalho em rede a nível nacional para promoção do bem-estar animal

0
© LIVRE
© LIVRE

Teresa Mota, cabeça de lista do LIVRE pelo círculo de Braga às Legislativas, reuniu com Ana Paula Castro, responsável pela associação sem fins lucrativos “Duendes e Guardiões”.

Durante o encontro, Teresa Mota ficou a par dos principais problemas enfrentados por esta associação que possui um abrigo legal que, neste momento, acolhe cães e os encaminha para adoção. “A associação não conta com qualquer tipo de ajuda por parte quer da autarquia de Braga, onde a Duendes e Guardiões tem sede fiscal, quer por parte da autarquia da Póvoa do Lanhoso, onde está situado o abrigo. Por outro lado, a pandemia, a guerra e a crise fizeram diminuir os donativos particulares que têm sustentado a associação e como as despesas com alimentação e cuidados veterinários dos animais são muitas, até porque alguns dos que se encontram no abrigo são velhos e doentes, pelo que o mais certo é ali terminarem a sua vida, Ana Paula Castro considera que todas estas circunstâncias podem ditar o fim da Duendes e Guardiões”, refere a cabeça de lista.

Da visita à Duendes e Guardiões, Teresa Mota constatou que “muito há ainda a fazer por parte do poder local e nacional para que o bem-estar animal seja uma realidade”, considerando ser “absolutamente essencial que as autarquias trabalhem em rede com as associações ligadas à causa animal e entre si. Só assim poderão ser ultrapassadas as dificuldades existentes e colmatados os desafios que tanto os programas de captura e esterilização de animais errantes como a falta dos espaços de acolhimento destes animais ainda apresentam no país”. Frisou ainda “a importância de promover nas escolas ações educativas sobre o bem-estar animal”.

O LIVRE defende que “deve ser assegurado o reconhecimento da personalidade jurídica das espécies animais e a salvaguarda do seu bem-estar em sede de revisão constitucional”. Outras medidas que constam do programa do partido dizem respeito à “redução do escalão do IVA de 23 para 6 por cento na alimentação para animais de companhia e apoios que permitam o acesso a cuidados veterinários aos animais das pessoas ou famílias mais vulneráveis; a promoção da criação de Provedorias dos Animais municipais onde estas ainda não existam; o desenvolvimento uma estratégia nacional com vista à adoção dos animais recolhidos pelos Centros Municipais de Recolha; a promoção de uma norma para as condições mínimas dos mesmos Centros e o reforço do controle do sistema de registo obrigatório de animais de companhia”.

O LIVRE pretende também abolir as atividades tauromáquicas em Portugal e, no contexto da atividade pecuária, defende o bem-estar dos animais durante todo o seu ciclo de vida.

GNR deteve 113 caçadores e identificou 140 crimes relacionados com a caça

0
© GNR
© GNR

A GNR, entre 20 de agosto de 2023 e 28 de fevereiro de 2024, desenvolveu uma operação com o objetivo de prevenir e detetar irregularidades inerentes à atividade cinegética, em todo o território nacional.

Durante a operação, a GNR fiscalizou 19.012 caçadores, tendo detetado 140 crimes e efetuadas 113 detenções, das quais se destacam 59 por exercício de caça em terrenos não cinegéticos, nos terrenos de caça condicionados sem consentimento de quem direito, nas áreas de não caça e nas zonas de caça às quais não se tenha legalmente acesso; e 59 por exercício da caça de espécies não cinegéticas, caça de espécies cinegéticas que não constem na lista de espécies que podem ser objeto de caça ou fora dos respetivos períodos de caça, das jornadas de caça e em dias em que a caça não seja proibida ou por processos ou meios não autorizados ou indevidamente utilizados e ultrapassar as limitações e quantitativos de captura estabelecido.

Decorrente das ações de fiscalização foram ainda registadas 432 contraordenações, destacando-se 131 por, durante o exercício da caça, o caçador não ser portador de documentação obrigatória; 77 por transporte de armamento fora das condições legalmente previstas; e 45 por infrações praticadas pelas entidades gestoras das zonas de caça.

A operação realizada pela GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), na sua qualidade de polícia ambiental, teve como objetivo “observar o respeito pelas medidas de proteção e conservação dos recursos cinegéticos, tendo em vista a sua gestão sustentável”.

Apenas 37% da habitação em Portugal poderia instalar carregador para carros elétricos

0
DR
DR

O desafio da mobilidade elétrica depara-se com um obstáculo na impossibilidade de muitos lares portugueses instalarem um carregador para os seus automóveis elétricos. Mais da metade da habitação disponível no mercado português (63%) não possui um lugar de estacionamento ou garagem, na qual há a possibilidade de instalar estes sistemas de recarga, dificultando assim o acesso a veículos elétricos para uso diário, segundo um estudo publicado pelo idealista, o Marketplace imobiliário do sul da Europa.

No entanto, a disponibilidade de carregadores nas casas dos portugueses poderia variar consoante os distritos e ilhas. A ilha da Madeira é onde existe o maior número de casas com garagem onde instalar pontos de recarga, visto que, 61% da habitação conta com garagem ou lugar de estacionamento. Seguem-se os distritos do Porto (50%), Aveiro (49%), Braga (49%), Vila Real (40%), Faro (38%), Leira (34%), Viseu (33%), Viana do Castelo (32%) e Lisboa (31%).

Évora, por sua vez, marca o extremo oposto, já que apenas 15% das casas possui garagem ou lugar de estacionamento. Seguem-se os distritos de Castelo Branco (16%), Beja (16%), Portalegre (18%), Bragança (25%), Santarém (26%), Coimbra (26%), Setúbal (27%), Guarda (29%) e ilha de São Miguel (29%).