Início Site Página 1714

Vila Verde: Alunos de Prado assinalaram Dia Mundial da Árvore e da Poesia

0
© CM Vila Verde
© CM Vila Verde

“Contribuir para um concelho mais verde e um futuro melhor para todos” foi o desafio deixado aos alunos da Escola Básica de Prado, Vila Verde, que participaram nas comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Poesia, com a plantação de árvores nos jardins daquela escola concelhia.

Com a ajuda da Equipa Municipal de Intervenção Florestal, os alunos plantaram várias árvores, numa ação que incluiu também a declamação de poemas de diversos autores e recitais de “Abril”.

“Plantar uma árvore é um ato de valorização da vida. Daqui a uns anos, quando voltarem cá, com os vossos filhos, poderão ver o bom resultado do trabalho feito hoje”, sustentou a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, que esteve presente ontem na iniciativa, acompanhada pelos vereadores Manuel Lopes e Patrício Araújo.

Os alunos da Escola Básica de Prado tiveram, ainda, a oportunidade de assistir e participar numa demonstração de meios de proteção e combate a incêndios, uma iniciativa que contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, UEPS da GNR de Vila Verde, da Associação Florestal do Cávado e do Serviço Municipal da Proteção Civil.

A jornada serviu igualmente para sensibilizar os jovens para as questões ambientais e para a importância de comportamentos responsáveis na preservação da natureza, seja alterando hábitos de consumo que geram desperdício, seja no tratamento e na separação dos resíduos.

Braga: AGERE lança campanha para garantir água segura a três pessoas durante um ano

0
© AGERE
© AGERE

Para assinalar o Dia Mundial da Água, a AGERE, empresa municipal de Braga, lançou a campanha solidária “Unidos Por Uma Causa”, a favor da UNICEF.

Esta iniciativa tem por base a promoção da adesão à fatura eletrónica e ao débito direto da AGERE, em que, por cada adesão conjunta a estes serviços, a UNICEF poderá garantir água segura a três pessoas durante um ano inteiro.

Esta campanha, cuja missão é “promover a defesa dos direitos das crianças, em especial as mais vulneráveis, ajudando a dar resposta às suas necessidades básicas e a contribuir para o seu pleno desenvolvimento”, permitirá à AGERE contribuir para que famílias em regiões de risco humanitário tenham acesso a água segura.

Para além do cariz social, a campanha “Unidos por uma Causa” é também um compromisso com a sustentabilidade ambiental. O presidente do Conselho de Administração da AGERE, Rui Sá Morais, demonstrou “orgulho” no lançamento desta campanha, uma vez que “reforça o nosso papel enquanto empresa socialmente responsável. Cada adesão conjunta à fatura eletrónica e ao débito direto representa um passo na direção certa e que nos vai permitir fazer a diferença na vida de muitas pessoas em todo o mundo”.

O presidente reforçou, ainda, que o dia escolhido para o lançamento da campanha, o Dia Mundial da Água, “não foi ao acaso e é uma chamada à ação e uma oportunidade para a comunidade de Braga se unir em prol de uma causa maior, reconhecendo a importância vital da água e a responsabilidade de a podermos levar até quem mais precisa”.

Na sessão de lançamento da campanha esteve também a diretora executiva da UNICEF Portugal, Beatriz Imperatori. “Estamos entusiasmados com esta parceria entre a UNICEF Portugal e a AGERE, que representa um compromisso importante na promoção do acesso à água potável, um direito humano fundamental muitas vezes negligenciado. Esta colaboração reforça o nosso empenho em melhorar as condições de vida das crianças e famílias mais vulneráveis, enquanto trabalhamos em conjunto para preservar o nosso ambiente. Acreditamos que, juntos, podemos proporcionar um futuro mais saudável e sustentável para todas as crianças”, afirmou.

A AGERE deixou o apelo à participação ativa da comunidade de Braga nesta campanha, tendo em conta que cada adesão conjunta à fatura eletrónica e ao débito direto “contribuirá significativamente para o apoio às crianças e famílias em situação de emergência, através da colaboração com a UNICEF. Cada gesto conta e faz a diferença”.

Para mais informações sobre a adesão à campanha “Unidos por uma Causa”, consulte aqui.

Braga: Tadim recebe encenação da Paixão de Cristo no sábado

0
© Paróquia de Tadim

A Paróquia de Tadim, em Braga, encena, no próximo sábado, 23 de março, às 21:30, a Paixão de Cristo.

Esta encenação já passou no sábado anterior pela cidade de Lamego. Nos anos transatos, a Paróquia de Tadim levou a encenação a Castelo Branco, Bragança, Pedrógão Grande, Caminha e Arnoso Santa Maria, do concelho de Vila Nova de Famalicão. O projeto é promovido pela comunidade paroquial de São Bartolomeu de Tadim.

João Torres, pároco local, considera que “o objetivo da Paixão de Cristo de Tadim sempre foi fazer-nos perguntas enquanto, diante dos nossos olhos, se concretizam os últimos momentos da vida de Jesus. É provável que só obtenhamos respostas se colocarmos na balança da vida, os nossos atos quotidianos. No entanto, daremos um pequeno passo em direção às verdades que buscamos”.

A coordenação geral do evento, para além de motivada, está a trabalhar há mais de cinco meses para que tudo esteja pronto a tempo. “Este encontro uns com os outros à volta de Cristo enche o coração, faz com que volte para a vida mais consciente de que posso ser como Ele (Cristo) levar a cruz sem ressentimentos e ódios”, partilhou um elemento da referida coordenação.

Braga recebe 3.º Encontro da Comunidade Educativa no Espaço Vita

0
© Angélica Antunes
© Angélica Antunes

A Federação das Associações de Pais de Braga (FAP) vai realizar o 3.º Encontro da Comunidade Educativa, no dia 12 de abril, no Espaço Vita.

Este encontro terá início às 20:30 e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Braga e das Direções de Escolas Públicas e Privadas de Braga.

De acordo com a organização, “o evento pretende destacar o que de melhor se faz em cada escola e na comunidade educativa de Braga como um todo”.

Entre os destaques do 3.º Encontro estão a celebração das boas práticas e projetos inovadores das escolas de Braga; entrega do prestigioso Selo “Escola Amiga da Criança” às instituições que se destacaram na promoção do bem-estar e desenvolvimento integral das crianças; apresentações artísticas realizadas por alunos das escolas de Braga; e um momento de confraternização entre todos os membros da comunidade educativa.

O programa completo estará disponível em breve. “Não perca esta oportunidade de celebrar e reconhecer os esforços dedicados à educação em Braga. Junte-se a nós no 3.º Encontro da Comunidade Educativa de Braga e seja parte desta jornada inspiradora”, convidou a FAP.

Braga: Colégio Alfacoop foi palco de “Conversas de Abril”

0
© Colégio Alfacoop
© Colégio Alfacoop

O Colégio Alfacoop, em Ruílhe, Braga, foi palco do “Conversas de Abril – Onde o Passado encontra o Futuro”, que reuniu, na quinta-feira, um painel de palestrantes e membros da comunidade escolar para celebrar e debater os legados do 25 de Abril de 1974.

A cerimónia de abertura foi conduzida por Jaime Torres, membro fundador do Grupo de Música Tradicional Portuguesa – Canto Daqui, que interpretou a “Valsa da Càvado”, seguida de uma homenagem a António Macedo com a canção “Canta Amigo”.

Na sua intervenção, Carla Estêvão, diretora Pedagógica do colégio, destacou “a importância de ir além da sala de aula e reconhecer a luta contra a ditadura como parte essencial da história portuguesa, enfatizando que a liberdade não deve ser tomada como garantida”.

Por seu turno, o moderador Diogo Martins, aluno do Curso Profissional de Multimédia, frisou “a importância de honrar aqueles que lutaram pela Liberdade e pela Democracia, além de ressaltar os testemunhos do legado do 25 de Abril em diversas áreas da sociedade portuguesa”.

As palestrantes Maria Manuel Marques eMaria da Graça Guimarães partilharam as suas experiências pessoais, revelando as transformações sociais ocorridas após a Revolução dos Cravos. Já Secundino Azevedo, ex-soldado, levou uma perspectiva sobre os acontecimentos da época, partilhando as suas experiências pessoais e o impacto direto que o 25 de Abril teve na sua vida e na comunidade ao seu redor.

A cerimónia de encerramento foi marcada por uma interpretação do coro do Colégio Alfacoop da icónica “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso.

Miguel Santos diz que o SC Braga vai jogar “sem medo” frente ao Benfica

0
© SC Braga
© SC Braga

O SC Braga desloca-se no sábado ao reduto do SL Benfica, em jogo da 18.ª jornada da Liga BPI. Na antevisão, Miguel Santos destacou que a equipa “deu sinais bastante positivos” na última vitória frente ao FC Famalicão e que as Gverreiras vão procurar os três pontos em casa do líder da Liga BPI.

“Vamos querer manter aquilo que fizemos bem contra o FC Famalicão e procurar corrigir o que não correu da forma que estávamos à espera. Foi um jogo mais bem conseguido, em ‘crescendo’ relativamente aos dois anteriores.  Nesta semana de trabalho, as jogadoras, mais uma vez, tiveram uma atitude e empenho fantástico. Foi mais uma boa semana de trabalho e estamos com boas perspetivas para o jogo de sábado. Isto até porque como é cultural nesta casa, todos os jogos são preparados para ganhar”, disse o treinador.

Para Miguel Santos, o SL Benfica é “uma excelente equipa”, sendo um “extra na motivação que temos de ter, para podermos ir ao Seixal, fazer um bom jogo e trazer os três pontos para Braga”.

“Vamos jogar com inteligência, sem medo e com organização. Queremos ser uma equipa agressiva, defensivamente, no sentido de querer ter a bola, e ofensivamente, no sentido de querer fazer golos. Sabemos que o Benfica vai querer reagir ao empate que teve no último jogo do campeonato e nós vamos querer continuar a reagir ao bom resultado que tivemos no campeonato”, finalizou.

Braga: Lamas recebe Festa da Cerveja com espetáculo de ZecAdega

0
© ZecAdegas / Comissão de Festas de Santo António 2023
© ZecAdegas / Comissão de Festas de Santo António 2023

A freguesia de Lamas, em Braga, recebe, no dia 20 de abril, uma Festa da Cerveja. O evento irá decorrer no ringue, a partir das 16:00, e contará com bebidas, porco no espeto, bifanas, caldo verde e animação musical com os ZecAdega. 

Comissão de Festas de Santo António 2024, convida a comunidade a fazer parte da festa para ajudar a angariar fundos para a realização das festividades.

Famalicão entrega 436 bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior

0
DR
DR

A Câmara Municipal de Famalicão vai atribuir 436 bolsas de estudo a jovens universitários famalicenses, num apoio global de 258 mil euros, “o maior de sempre” atribuído pelo Município neste âmbito.

A cerimónia realiza-se este sábado, às 14:30, no Grande Auditório da Casa das Artes de Famalicão.

Os apoios atribuídos variam entre os 500 e os 1100 euros. São 265 os bolseiros que vão receber um apoio de 500 euros, com 600 euros há 72 alunos, 5 bolsas no montante de 700 euros, com 750 euros 48 bolsas, com 850 euros 17 jovens e com 950 euros foram beneficiados 3 alunos. Com 1000 euros foram contemplados 19 jovens e com 1100 euros atribuídas 6 bolsas de estudo.

A cerimónia antecipa o Dia Nacional do Estudante, que se assinala no domingo, dia 24 de março.

Esposende incentiva ao consumo de água da torneira

0
DR
DR

Neste Dia Mundial da Água, a empresa municipal Esposende Ambiente relembrou que “beber água da torneira é mais barato e tem menos impactes ambientais”.

“A água distribuída pela Esposende Ambiente é 100% Segura, conforme atesta a ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, bem como as centenas de análises realizadas anualmente nos pontos de consumo. Pode, por isso, bebê-la com toda a confiança”, refere a Câmara de Esposende.

No entanto, a Autarquia alerta que “o controlo da qualidade da água não se limita à realização de análises na torneira dos utilizadores, sendo vários os locais onde se implementam procedimentos de controlo de qualidade. Neste âmbito, salientam-se as medidas implementadas que melhoram o acesso e fomentam o consumo de água de qualidade no concelho de Esposende, como a instalação de fontes gratuitas em locais públicos. Existem quase duas dezenas de bebedouros/fontanários ligados à rede pública de abastecimento de água de Esposende, devidamente identificados, cuja água está sujeita a controlo de qualidade e cujo consumo é seguro”.

“Existem muitos outros fontanários, distribuídos por todo o concelho, que disponibilizam água de nascente, sem qualquer tratamento nem controlo. Assim, no sentido de contribuir para consumidores mais informados, a Esposende Ambiente renovou as placas informativas de “Água Não Controlada” que se encontram junto aos fontanários não monitorizados do concelho. As novas placas passaram a incluir um QR Code, através do qual é possível aceder a informações adicionais sobre os fontanários não controlados. Através desta iniciativa, a Esposende Ambiente não só dá cumprimento a uma obrigação legal como procura melhorar a informação disponibilizada ao público relativa à qualidade da água”, acrescenta.

Como medida de incentivo ao consumo de água da torneira e desincentivo ao consumo de água de garrafas descartáveis, a Esposende Ambiente está a distribuir garrafas de vidro reutilizáveis pelos serviços do Município, para serem usadas nas sessões públicas, reuniões e outros eventos de sala, reforçando “o sinal de confiança no consumo deste bem essencial”.

Em Barcelos há livros grátis. Basta levar um que tenha em casa para troca

0
© CM Barcelos
© CM Barcelos

O conceito “troca por troca” de livros chegou a Barcelos e vai ser possível fazê-lo no novo Quiosque Municipal situado no Campo de São José, Largo Camilo Castelo Branco. O equipamento abriu ontem ao público e serve de apoio ao parque infantil instalado na mesma praça. O projeto assenta no conceito “Um livro, Um jardim, Um mundo gratuito de imaginação!” e visa potenciar o interesse pelo livro e consolidar hábitos de leitura.

Para o presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, “esta possibilidade de ‘troca por troca’ de deixar um livro e levar outro vai permitir promover hábitos de leitura tanto de pais como de filhos, tanto mais que o quiosque está encostado ao parque infantil daquela Praça. Tudo o que contribua para estimular a leitura e promover a socialização, motivando as famílias, pais, filhos, tios, avós e vizinhos a conviverem de forma sadia é muito importante para o reforço dos laços de identidade e pertença”, disse.

Mário Constantino Lopes considerou que “a leitura é fundamental para o exercício pleno da cidadania” e alertou para “a manipulação e jogos de interesses obscuros que visam manipular, intoxicar e alterar a verdade dos factos”.

Este Quiosque Municipal, que será gerido pela EMEC – Empresa Municipal de Educação e Cultura – é um espaço aberto à comunidade, visando potenciar o interesse pelo livro, consolidar hábitos de leitura, bem como, proporcionar o acesso a novas leituras.

Jorge Cruz, presidente da EMEC, fez votos de que os utentes do Quiosque tirem proveito do acesso facilitado à leitura e que promovam frequentemente a troca de livros. Afirmando que o espaço já deveria ter aberto há mais tempo, o Presidente da EMEC assumiu a responsabilidade pelo atraso, e desejou que o Quiosque seja do agrado dos barcelenses.

Novo quiosque de leitura está situado no Campo de S. José

Localizado no Campo S. José (Largo Camilo Castelo Branco), em Barcelos, este projeto surge do conceito “Um livro, Um jardim, Um mundo gratuito de imaginação!”, no qual os cidadãos poderão ceder e adquirir livros gratuitamente.

A utilização do espaço e a fruição dos livros não envolverá qualquer tipo de custos, prazos ou empréstimos. Quem ceder um livro poderá deixar uma mensagem para o proprietário seguinte.

Para efetuar a troca de livros basta levar um exemplar, deixá-lo no Quiosque e escolher outro livro para levar para casa, ou ler no local, que para o efeito está dotado de uma pequena esplanada com cerca de trinta lugares sentados.

O Quiosque Municipal vai funcionar na primavera e verão, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, aos sábados e domingos, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30, e no outono e inverno, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00, aos sábados, domingos e feriados, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:00).