Quinta-feira, Março 28, 2024
12.9 C
Braga
spot_img
RegiãoBarcelosOs Verdes pedem documentação sobre funcionamento de passagens de nível em Barcelos
spot_img

Os Verdes pedem documentação sobre funcionamento de passagens de nível em Barcelos

Sul Informação

Mariana Silva, deputada do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República um requerimento a solicitar ao Governo, através do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, documentos sobre o funcionamento de três passagens de nível nas freguesias de Quintiães e Aguiar, em Barcelos.

“Numa visita dos Verdes ao local, foi transmitida a preocupação da população com alegadas desconformidades no funcionamento da alarmística, e em particular na descida das barreiras das passagens de nível PN 61.432, PN 62.123 e PN 62.621, com a descrição sobre situações em que as barreiras não desceram à passagem do comboio e, em outros momentos, as barreiras ficavam em baixo por períodos prolongados após passagem do comboio”, afirma o Partido Ecologista.

Em resposta à questão colocada pelo PEV, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação informou que “nas passagens de nível situadas nas freguesias de Quintiães e Aguiar, as ações de Manutenção Preventiva Sistemática, realizadas em novembro de 2019, não tinham detetado anomalias”.

O Ministério assegurou que “nos procedimentos de auditoria ao registador jurídico de eventos (caixa negra) nas passagens de nível em apreço, não existia indício de eventos contra a segurança”.

“No entanto, devido aos relatos de avarias recebidos, entendeu a IP dotar as três passagens de nível existentes nas freguesias de Quintiães e Aguiar de câmaras de vigilância como serviço técnico complementar ao sistema de monitorização”, sublinham Os Verdes.

Contudo, de acordo com o Partido Ecologista, foi reportada uma nova situação de alegada avaria na passagem de nível PN 61.432 a 13 de janeiro de 2021, em que é afirmado que a sinalização foi ativada tardiamente, ou seja, já com o comboio muito perto da PN. “A mesma pessoa que testemunhou esta ocorrência alega que no dia seguinte estavam técnicos no local e que estes afirmaram que os sinais fecharam um pouquinho tarde”, explicam.

Assim, o Partido Ecologista solicitou, ao Ministério das Infraestruturas e da Habitação, documentação que permita aferir sobre conclusões da IP relativamente ao funcionamento das passagens de nível com base nos registos da monitorização complementar das câmaras de vigilância, desde a sua instalação, em três PN nas freguesias de Quintiães e Aguiar, em Barcelos.

Os Verdes pedem, também, relatórios das ações de Manutenção Preventiva Sistemática trimestrais nas três passagens de nível existentes nas freguesias de Quintiães e Aguiar desde novembro de 2019.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES