Sábado, Junho 22, 2024
14.5 C
Braga
AtualidadeOs avanços tecnológicos não param de surpreender

Os avanços tecnológicos não param de surpreender

Já ninguém nega que vivemos numa era onde a tecnologia lidera praticamente todas as áreas da nossa vida. Com avanços a um ritmo incrível, a inovação mostra, quase diariamente que o limite está para além do céu.

© Pexels

Atualmente, as notícias relacionadas com a tecnologia têm-se centrado muito na inteligência artificial e em tudo o que ela consegue fazer. Muitos ainda não entendem ao certo sobre este conceito, enquanto outros se maravilham e tentam aproveitar ao máximo tudo aquilo que este avanço tecnológico nos permite fazer. Mas, o que será que já é uma realidade com a inteligência artificial e o que ainda não passa de ficção?

Pessoas em atividades de valor acrescentado máquinas em atividades repetitivas

Este é a talvez uma das possibilidades trazidas pela inteligência artificial que mais revolucionou a forma de trabalhar das empresas. Colocar as pessoas em cargos em que possam acrescentar valor com as suas capacidades, deixando as atividades repetitivas como inserção de dados, ou assistência ao cliente de primeira linha nas mãos da inteligência artificial.

Esta capacidade de aprendizagem das máquinas permite que os colaboradores se possam focar em outros campos da empresa, ajudando-a a crescer e a modernizar-se sem a preocupação, por exemplo, da barreira linguística, ou de demorarem horas a analisar ficheiros para encontrar o que procuram.

Conseguir chegar a informação a todos

Um modelo de conversão de texto para voz e vice-versa, possível através da inteligência artificial não só permite preservar idiomas menos falados, como eliminar as barreiras linguísticas que possam existir, por exemplo, numa empresa que deseje expandir-se globalmente.

Também os geradores de imagens, como o Dream Studio, que são capazes de criar imagens a patir de uma descrição. Esses assistentes também podem editar imagens, algo muito útil para equipas de marketing, ou para pequenos empresários que estão a começar o seu negócio e precisam de criar artes de forma acessível.

Indústria dos jogos, uma pioneira no uso da tecnologia

A tecnologia sempre foi muito associada à indústria dos jogos. Com o aumento da procura por entretenimento em dispositivos móveis e a acessibilidade criada através das diferentes plataformas online disponíveis em qualquer dispositivo, tecnologias como a inteligência artificial, ou realidade virtual passaram a estar presentes em praticamente todas as formas de entretenimento disponíveis online.

© Pixabay

Um dos pontos de viragem foi o desenvolvimento de óculos de realidade virtual, como os Oculus Rift que podem ser usados em diferentes jogos proporcionando uma experiência imersiva e tão realista que oferecem experiências únicas.

Este tipo de tecnologia pode ser aplicada tanto a jogos centenários, com origem em espaços físicos, como o poker, que cumprindo com as mesmas regras da versão física conseguem desta forma oferecer uma experiência imersiva em diferentes cenários para se sentir numa verdadeira sala de casino através de tecnologias verdadeiramente inovadoras como o metaverso ou a realidade virtual (até se pode jogar numa estação espacial), até aos jogos mais recentes de categoria RPG, onde os jogadores podem interpretar as suas personagens realistamente mergulhando nos cenários dos jogos, como acontece em No Man’s Sky.

Sendo esta uma indústria tão intimamente ligada aos avanços tecnológicos é possível que seja uma das primeiras a adotar novas funcionalidades para as testar junto do público. Com a procura crescente de experiências mais imersivas é expectável que a inteligência artificial seja cada vez mais usada neste setor.

Através desta tecnologia é possível criar cenários e personagens mais realistas e com maior interação, ao mesmo tempo, que permitem criar algoritmos para serem usados em jogos que envolvam o percorrer de um caminho, ou jogos baseados em mapa, o que pode ser bastante apelativo para os jogadores.  Em jogos de habilidade mental como o poker, mencionado acima, a inteligência artificial pode ainda ser uma ferramenta complementar para analisar estratégias, ou até testar a sua habilidade jogando contra o computador que usa a AI para o tentar derrotar.

O futuro da AI

É complexo afirmar qual será o futuro da inteligência artificial no mundo. Ela está efetivamente presente em muitas áreas do nosso dia-a-dia, é aproveitada por diversas indústrias para inovar e crescer os seus produtos ou serviços, mas com uma constante evolução da tecnologia, apenas podemos afirmar que provavelmente iremos ter um futuro com ferramentas ainda mais emocionantes.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES