Segunda-feira, Abril 15, 2024
16.1 C
Braga
CulturaOrquestra de Guimarães celebra Brahms com concerto

Orquestra de Guimarães celebra Brahms com concerto

© CM Guimarães

No âmbito da celebração do 190.º aniversário do nascimento de Johannes Brahms, a Orquestra de Guimarães, dirigida pelo seu maestro titular, Vítor Matos, propõe para este concerto a primeira obra orquestral que o compositor apresentou em público: o “Concerto para piano e orquestra no 1 em ré menor”.

Pensada originalmente como uma sonata para dois pianos, e depois como uma sinfonia, a obra constitui-se por uma estrutura tradicional composta em três andamentos, sendo o segundo deles descrito pelo compositor como um “gentil retrato” da sua amiga próxima, Clara Schumman.

Decorria o ano de 1884 quando o jovem J. Brahms, como solista, tocou na estreia da obra. No seu seguimento neste concerto apresentar- se-á como solista o brilhante e conceituado pianista português radicado da África do Sul, Luís Miguel Magalhães.

Na segunda parte, dando continuidade à temática do período Romântico, a Orquestra de Guimarães propõe a “Sinfonia no 4 em Lá maior” de F. Mendelssohn, uma exuberante obra orquestral que o compositor definiu como “A mais bela peça que alguma vez escrevi”.

Orquestra de Guimarães

A Orquestra de Guimarães é um singular projeto cultural criado pelo Município de Guimarães, no ano de 2014, cujos principais objetivos assentam na integração e potencialização do talento de artistas da região, proporcionando-lhes o contato com a prática musical orquestral sinfónica. Apesar da sua recente formação conta já com mais de uma centena de concertos realizados, assumindo-se paulatinamente pela qualidade das suas apresentações, as quais tem granjeado do diverso público os mais rasgados elogios.

A Orquestra de Guimarães é um eixo fundamental da política cultural do Município de Guimarães, desempenhando um papel preponderante no domínio da música erudita, afirmando-se como uma importante bandeira de um território e de uma sociedade capaz de gerar e fomentar cultura.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES