
Pedro Santos, músico, e Margarida Rodrigues, médica neurologista, voltam a reunir a Parkinsound, projeto que junta doentes com Parkinson do Hospital de Braga, para um Concerto ON. Esta é a primeira orquestra mundial composta por músicos que, na sua maioria, aprenderam a tocar instrumentos musicais já depois de lhes ter sido diagnosticada doença de Parkinson.
O concerto ON tem entrada livre, com bilhetes limitados aos lugares existentes, irá decorrer no dia 11 de abril, às 21:00, no Espaço Vita.
Pedro Santos é o responsável pela direção artística e Margarida Rodrigues pela direção clínica. Ambos são os fundadores desta orquestra pioneira que cruza a investigação médica com a música.
O concerto serve também de lançamento da nova marca da Orquestra Parkinsound, criada pela Wonder/Why. O novo símbolo representa a fusão entre o tremor incapacitante de mãos e o movimento artístico das mãos de um maestro. Revela a capacidade que a orquestra tem de transformar o tremor da doença em música e esperança. O vermelho, escolhido para o símbolo, é a cor que identifica a luta contra esta doença, a nível mundial.
A Parkinsound nasceu há cerca de quatro anos, quando Margarida Rodrigues, médica especializada na doença de Parkinson, teve a ideia de usar uma orquestra comunitária para tentar recuperar os seus doentes no ânimo e na mobilidade possível.