Quinta-feira, Maio 30, 2024
21.6 C
Braga
AtualidadeSaúdeOrganização Mundial de Saúde lança aplicação para avaliar a acuidade visual

Organização Mundial de Saúde lança aplicação para avaliar a acuidade visual

A aplicação é gratuita e já está disponível para dispositivos móveis.

DR

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de lançar a App WHOeyes, uma aplicação gratuita para dispositivos móveis, que avalia a acuidade visual de perto, a acuidade visual de longe, e fornece mensagens educativas sobre como as pessoas podem proteger seus olhos.

A aplicação já está disponível em português e foi traduzida pelo Conselho Lusófono de Optometria onde se inclui a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO).

A WHOeyes está disponível para os dois sistemas operativos IOS e Android, e é compatível com aparelhos móveis, como smartphones ou tablets. Esta aplicação é adequada para qualquer pessoa com mais de 8 anos de idade.

“A acuidade visual é a avaliação mais comum da função visual. É uma medida simples, não invasiva e fundamental para determinar a presença de deficiência visual. Um teste de acuidade visual mede a capacidade de uma pessoa identificar ou distinguir claramente um objeto ou letra a uma determinada distância”, afirma Raúl de Sousa, presidente da APLO.

A app WHOeyes apresenta uma pontuação entre 0 e 100% e uma fração no final do teste de acordo com a acuidade visual. A deficiência visual é diagnosticada e classificada com base na acuidade visual.

“A maioria dos casos de deficiência visual pode ser prevenida ou tratada. É possível ter deficiência visual sem se aperceber. É melhor obter um diagnóstico precoce e tomar as medidas necessárias para resolver a causa da deficiência visual. Mesmo no caso de ter uma boa visão, deve consultar regularmente um profissional de saúde da visão, para avaliar os seus olhos. Isto é necessário porque nem todas as condições oculares causam imediatamente deficiência visual percetível”, conclui Raúl de Sousa.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES