Domingo, Julho 25, 2021
18.9 C
Braga
InícioBragaOpinião de Ricardo Rio sobre os ODS aprovada no Plenário do Comité...

Opinião de Ricardo Rio sobre os ODS aprovada no Plenário do Comité das Regiões

© CM Braga

“A Europa tem de fortalecer o seu compromisso com o Desenvolvimento Sustentável e de valorizar o papel das Autoridades Locais”. A ideia foi defendida por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e membro do Comité das Regiões da União Europeia, durante o plenário do Comité das Regiões que decorreu esta quinta-feira em formato digital.

O autarca de Braga foi o relator selecionado para elaboração de um relatório sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na União Europeia, tendo a sua opinião expressa nesse mesmo relatório sido aprovada neste plenário e adotada pelo Comité das Regiões.

Ricardo Rio afirmou no plenário que a ausência de referências claras aos ODS e a falta de envolvimento das cidades e regiões nos planos de recuperação nacionais “podem comprometer a capacidade de superar a pandemia, efetuar uma recuperação sustentável e concretizar a transição verde e digital”. Nesse sentido, os líderes locais e regionais europeus apelam para que os ODS voltem ao topo da agenda da União Europeia, solicitando às instituições da UE e aos Estados-Membros que garantam a sua implementação até 2030.

Esse mesmo apelo foi deixado por Ricardo Rio durante o Fórum Económico de Bruxelas, que decorreu dia 29 de junho. O autarca participou num painel dedicado ao tema da recuperação pós-pandemia, ao qual se juntou também Viveka Palm, que assume o cargo de diretora do Departamento de Estatísticas do Eurostat.

A iniciativa, organizada pela Comissão Europeia, reuniu decisores políticos e influenciadores, contando com a participação de oradores de alto nível, como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a Chanceler Alemã, Angela Merkel, ou a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.

Ricardo Rio aproveitou a ocasião para enfatizar a importância das cidades e regiões na implementação dos ODS, lembrando que a OCDE estima que 65% dos ODS requerem o envolvimento de regiões e cidades para serem implementados.

“Como presidente da Câmara, estou totalmente empenhado em implementar os ODS na minha realidade local e em promovê-los no contexto da União Europeia, de forma a garantir, numa perspetiva multinível, que estes são verdadeiramente implementados”, disse.

Considerando como negativo o declínio gradual que se tem verificado da centralidade dos ODS na narrativa da EU, Ricardo Rio apontou um caminho diferente. “Estou convicto de que os ODS fornecem a estrutura certa para a recuperação e devem voltar à narrativa da UE como parte da sua identidade central, permitindo trabalhar de forma consistente com as cidades e regiões para uma recuperação verdadeiramente sustentável”, afirmou, mostrando-se esperançoso numa maior ligação entre os ODS e os planos de recuperação sustentável.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS