Realizou-se, na segunda feira, a primeira reunião do Observatório do Desporto, no âmbito das comemorações do 10.º aniversário da Cidade Europeia do Desporto, em Guimarães.
A sessão, que ocorreu no Multiusos, reuniu o vereador do Desporto, Nelson Felgueiras, representantes de clubes desportivos, juntas de freguesia, escolas, ensino superior, academias e ginásios. O seu objetivo era discutir temas como a gestão de instituições desportivas e a comunicação entre clubes, as Juntas de Freguesia e a Câmara Municipal de Guimarães. A presença de diferentes atores desportivos reforça a importância e a abrangência do Observatório do Desporto, que pretende envolver todos os segmentos da comunidade desportiva.
Para Nelson Felgueiras, o “Observatório do Desporto será o local onde os desafios e as questões do desporto serão debatidos e, preferencialmente, solucionados. A participação ativa de todas as entidades desportivas e instituições relacionadas é fundamental para o sucesso desta iniciativa, de formar a criar um futuro promissor para o desporto em Guimarães, tornando-o um pilar de desenvolvimento, inclusão e bem-estar para toda a comunidade”.
O Observatório do Desporto, que pretende estabelecer-se como a Assembleia Magna do Desporto em Guimarães, visa promover reuniões regulares com o intuito de desenvolver um ecossistema desportivo mais robusto na cidade. A iniciativa procura proporcionar um espaço para debater o desporto no concelho, permitindo expor os problemas que mais afetam o setor e encontrar soluções para as questões levantadas, fomentar uma maior colaboração entre as entidades desportivas locais, melhorar a gestão das instituições desportivas e fortalecer as relações entre os clubes, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Guimarães.
Ao criar este Observatório, a Câmara Municipal de Guimarães demonstrou o seu compromisso em impulsionar o desenvolvimento desportivo no concelho. Espera que a iniciativa “traga benefícios significativos, não apenas para o panorama desportivo local, mas também para a promoção do desporto como fator de coesão social e bem-estar dos cidadãos”.