Sexta-feira, Abril 12, 2024
20.5 C
Braga
RegiãoVizelaObra do Castelo da Ponte de Vizela avança para o terreno

Obra do Castelo da Ponte de Vizela avança para o terreno

© CM Vizela

Depois do lançamento da primeira pedra no dia 4 de fevereiro, a obra de requalificação do edifício do Castelo de Vizela já avançou para o terreno, estando neste momento a serem concluídas a remoção de inertes e as terraplanagens nas traseiras do edifício para a colocação do estaleiro da obra.

O edifício, conhecido como “Castelo”, situado na freguesia de São João, foi construído no início do século XX, por volta de 1905, a mando de Armindo de Freitas Ribeiro de Faria, com o objetivo de aí se virem a estabelecer os Paços do Concelho.

“Este importante legado é sem dúvida alguma um marco importante na história de Vizela, uma vez que resultou de uma luta persistente do Dr. Armindo Faria, político e médico, pela autonomia administrativa da sua terra natal: Vizela. Este edifício, com mais de cem anos de existência, continua a ser extremamente emblemático, considerado como um símbolo da luta autonómica de Vizela. A recuperação e reabilitação deste edifício tem como objetivo dar continuidade á política de regeneração urbana implementada por este Executivo, assim como continuar a aposta na vertente cultural de forma transversal, através da recuperação do património cultural, em especial naquilo que faz parte da nossa identidade. A requalificação do edifício do Castelo revela ainda a forte aposta na recuperação do património histórico, reabilitando um edifício centenário, recuperando o imóvel nas suas características físicas tradicionais e transformando e adaptando o seu interior para atividades culturais”, refere a Câmara Municipal.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES