
Frederico Castro apresentou ontem o programa que está preparado para assinalar o Natal na Póvoa de Lanhoso.
O “Natal na Praça”, conta com eventos que vão decorrer em vários pontos da vila, “Garfe, Aldeia dos Presépios”, com mais de 20 presépios para visitar nos vários lugares daquela freguesia e a “Feira de Natal do Baixo Concelho”, em Monsul, são três iniciativas que se complementam e que contribuem para fazer da Póvoa de Lanhoso um ponto de paragem obrigatória na quadra que se avizinha.
Iniciando-se a 6 de dezembro com a inauguração da iluminação de Natal, os eventos que celebram esta data festiva estendem-se até 4 de janeiro.
Nesta cerimónia, que terá lugar pelas 17:30, na tenda que será instalada na Praça Eng.º Armando Rodrigues, vai decorrer também o Concerto de Natal pelas vozes do Coro da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. “O Mundo que sonhei” é o tema deste concerto que promete contribuir para um final de tarde glorioso.
Apesar de estar centralizada na Praça Eng. Armando Rodrigues, a edição do “Natal na Praça”, complementa-se com a realização de “Garfe, a Aldeia dos Presépios”, e da X Feira de Natal do Baixo Concelho, que são também pontos de atração que prometem fazer com que esta época continue a ser vivida com intensidade e tradição, quer por povoenses, emigrantes, ou visitantes.
“A preparação deste cartaz teve em conta os vários públicos e por isso, as ofertas de entretenimento são variadas. Para os mais pequenos estão marcados os espetáculos infantis, para os mais jovens teremos o Natal no Espaço Jovem Sem Digital, e para todos, sem exceção, as noites de teatro, de dança, de cavaquinhos, o Encontro de Reis, sem esquecer a animação de rua para dinamizar o comércio local, o desporto para os mais entusiastas, o workshop das coroas de Natal, as apresentações da companhias de dança e música. Um leque de opções de âmbito cultural, social e solidário, entre as quais será difícil escolher”, refere a Autarquia.
Destaque para os Concertos de Natal, pela Banda Musical de Calvos e de Ano Novo, pela Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
Para a realização de todas estas iniciativas, o Município conta com a colaboração de diferentes instituições e entidades concelhias, como Escolas, Bandas de Música, Centros de Convívio, Ranchos Folclóricos, Grupos Corais, e outras. O programa proporciona oportunidade para dar a conhecer o trabalho de formação que é realizado com diferentes intervenientes locais.
Beneficiando de toda esta dinâmica, o comércio local poderá contar com a habitual campanha que apela às compras de Natal em estabelecimentos do concelho aderentes. O valor total dos prémios atinge os 1.500 euros.
Tal como no ano passado, o “Natal na Praça” irá ter uma festa de passagem de ano que decorre num espaço coberto e climatizado, no centro da Vila, neste que é um local de concentração natural, garantindo conforto para que mais novos e menos jovens possam usufruir de bons momentos. A entrada será gratuita.
“Garfe, Aldeia dos Presépios” de 14 de dezembro a 4 de janeiro
Na sua 24.ª edição, esta iniciativa consolida a Póvoa de Lanhoso e Garfe como destinos do Natal, com os presépios que podem ser apreciados, de dia ou de noite, de forma gratuita. A organização engloba a Paróquia, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal e a execução dos presépios resulta totalmente do trabalho comunitário.
O programa paralelo inclui música, teatro, uma feirinha e uma caminhada que está marcada para o dia 14 de dezembro. Para esta data, pelas 15:00, está também agendada a inauguração da ERPI do Centro Social de Garfe.
“Feira de Natal do Baixo Concelho” de 19 a 21 de dezembro
Na sua X edição, este evento decorre ao longo de três dias, no Pavilhão Desportivo, em Monsul. O programa é recheado de propostas, como a tarde infantil, música, desfile de pais natal a cavalo, folclore, entrega de prémios de mérito e prova cega de vinhos de lavrador, entre outras. A organização está a cargo da Junta de Freguesia de Monsul, com o apoio da Câmara Municipal.


