Novos estudantes da Universidade do Minho com matrículas online
Sábado , Outubro 24 2020 Periodicidade Diária nº 2614
Principal / Educação / Novos estudantes da Universidade do Minho com matrículas online

Novos estudantes da Universidade do Minho com matrículas online

O processo de inscrição de novos estudantes na Universidade do Minho (UMinho) vai acontecer, neste ano letivo, em ambiente exclusivamente online.

A um dia de ficarem a saber em que instituição de Ensino Superior ficaram colocados, os candidatos já têm à disposição um tutorial que explica, passo a passo, o processo de matrícula na UMinho. Assim, a partir de segunda-feira, a partir de casa, todos os alunos que tenham sido colocados na UMinho na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior vão poder realizar a sua inscrição na Academia Minhota.

A UMinho criou ainda uma equipa de apoio, da qual também fazem parte atuais estudantes da instituição, que pretende dar resposta as dúvidas que possam surgir a estes novos estudantes durante o processo de inscrição. Essa equipa funcionará em permanência, garantindo o atendimento e encaminhamento das dúvidas dos novos estudantes para os respetivos canais. A equipa estará disponível através das hiperligações acessíveis no portal sou.uminho.pt, já a partir das 9h00 deste domingo, 27 de setembro.

Embaixadores UMinho já estão prontos para acolher novos colegas

A UMinho volta a apresentar, no início do ano letivo, um acolhimento inovador para os seus novos estudantes. À semelhança do que aconteceu em 2019, os “embaixadores UMinho”, estudantes das várias áreas de saber lecionadas na UMinho e devidamente formados para o efeito, irão dar a conhecer a Universidade, as suas unidades orgânicas, os seus cursos e a vida da academia aos seus novos colegas.

Para além de orientar os novos estudantes nos primeiros passos na universidade, os embaixadores mostrarão, desde o primeiro dia, tudo o que um novo estudante procura saber ao chegar à UMinho. Para além das informações gerais acerca da Universidade e sua dinâmica, os “embaixadores” irão explicar aos novos colegas o funcionamento de cada licenciatura e das suas especificidades.

Foram cerca de 300 embaixadores que, ao longo da última semana, participaram em atividades de formação nos campi universitários e a UMinho contará com todos estes para as diferentes fases de matrícula e acolhimento – 1.ª, 2.ª e 3.ª fases – do concurso nacional de acesso.

Escolas e Institutos e Associação Académica preparam programas de acolhimento

O programa de acolhimento que, perante as presentes circunstâncias extraordinárias, terá um papel ainda mais importante, resulta da articulação entre a UMinho e a Associação Académica da UMinho (AAUM), contando com a participação generalizada de toda a Universidade e do programa de Tutorias por Pares. 

Neste ano letivo o acolhimento aos novos estudantes foi preparado pelas Escolas e Institutos num formato desdobrado, garantindo datas, horas e locais específicos para receber os novos alunos de cada curso. Esta medida visa garantir o distanciamento social e a devida higienização dos espaços.

A AAUM integra novamente o programa de acolhimento com a realização de várias atividades ao longo do mês de outubro. A iniciativa “Academia à Conversa: A tua Academia de Recursos” irá colocar estudantes universitários a partilhar as suas experiências académicas ligadas ao associativismo, desporto e cultura. Estas conversas serão moderadas pela Rádio Universitária do Minho e transmitidas em direto na página de facebook da AAUM. A estrutura representativa dos estudantes na UMinho preparou ainda o GPS Caloiro, atividade que consiste na promoção de visitas guiadas dinâmicas aos campi da UMinho e às cidades de Braga e Guimarães. A AAUM voltará ainda a apostar em atividades de cariz cultural (em parceria com a Associação Cultural e Recreativa da UM), desportivo (em parceria com a UMinho Sports) e social, tais como dádivas de sangue, uma sessão sobre violência no namoro, promoções sobre voluntariado, dinâmicas de sensibilização de ação social.