Domingo, Setembro 19, 2021
18.2 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoNovo canil já está a funcionar em Famalicão

Novo canil já está a funcionar em Famalicão

© CM Famalicão

O novo Canil de Famalicão já abriu, em Calendário. O novo espaço afirma-se como “um centro de proteção animal, diferente dos canis existentes, que não se circunscreve ao edifício físico, mas que segue toda uma dinâmica de sensibilização, acolhimento, responsabilidade e dedicação animal”.

“É claro que não podemos encerrar no Centro de Recolha Oficial Animal de Famalicão todas as políticas de defesa animal, mas é inegável que a criação desta estrutura é um passo muito relevante para que possamos estar num patamar elevado dessas políticas. É uma das áreas onde o mandato se cumpre com superação, porque conseguimos implementar medidas, conseguimos trazer propostas, conseguimos executar tarefas, conseguimos construir edificios e criar condições para que, no futuro outras ações e outras valências possam aqui ser realizadas”, destacou Paulo Cunha, presidente da Câmara de Famalicão, durante a visita às instalações. 

Construído junto às instalações do antigo Canil Municipal, numa área de cerca de 5500 metros quadrados, o CROA envolveu um investimento total superior a meio milhão de euros. 

Assume-se como “um equipamento que dota o concelho de um espaço com condições para acolhimento e tratamento de animais errantes, garantindo a segurança e o bem estar animal”. Permite também o desenvolvimento de ações educativas e de defesa animal. 

Entre outras valências, o espaço está dividido em instalações por espécie (canil, gatil e outras espécies), instalações individuais e de grupo, celas de quarentena e de ninhadas, enfermaria, armazéns, gabinete veterinário, zona de desinfeção e zona de recreio e atividade física para cães e gatos.

Adoções ultrapassam 30 animais por dia

A promoção de políticas municipais amigas dos animais reflete-se nos comportamentos da comunidade. Paulo Cunha adiantou que “a envolvência da comunidade tem registado uma evolução muito positiva. Temos números de adoções de cerca de 30 animais por mês, o que é fantástico, o que dá cerca de um animal por dia. É um número excelente”, referiu, acrescentando que “o cuidado das pessoas em relação aos animais não se mede só com a adoção mede-se também no não abandono e nos cuidados a ter com os animais. O ato de ter um animal em casa, é um ato de grande responsabilidade e os famalicenses estão muitos conscientes disso”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS