Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
12.2 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoNovo Boletim Cultural de Famalicão convida a embarcar numa viagem pelas raízes...

Novo Boletim Cultural de Famalicão convida a embarcar numa viagem pelas raízes histórica

© CM Famalicão

Vai ser possível explorar mais um pedaço da história de Vila Nova de Famalicão. O novo volume do Boletim Cultural, o n.º 3 da VI série, vai ser apresentado no próximo dia 9 de fevereiro, pelas 18:15, no Museu Bernardino Machado e convida a “embarcar numa viagem pelas raízes” do concelho, como refere o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, no texto de abertura da publicação editada pela autarquia.

O Boletim Cultural faz “jus à história e identidade do concelho de Vila Nova de Famalicão”, escreve o edil na nota de abertura, onde também enaltece o importante contributo da publicação para “o estudo e investigação da história local”, deixando um agradecimento “a todos quantos se envolveram nesta nova edição”.

“Esta edição do Boletim Cultural é diversificada nos temas e plural nas autorias” acrescenta ainda o vereador da Cultura, Pedro Oliveira, no editorial de sua autoria. “Mais um número do Boletim Cultural, uma nova oportunidade para apresentarmos e darmos a conhecer estudos, trabalhos e projetos sobre a realidade da nossa história, do nosso património, da nossa cultura”, pode ler-se.

O novo volume contém 13 artigos subordinados ao tema “Do local ao global”, que abordam assuntos como o Santo Ofício em Vila Nova de Famalicão, a Galinha Mourisca, os Prazos famalicenses do Senado de Barcelos, Vasco de Carvalho e São Julião de Calendário, o impacto da Guerra Colonial na Região Militar de Braga, entre outros, pela ‘caneta’ de professores catedráticos e investigadores ligados a instituições portuguesas conceituadas.

Recorde-se que o Boletim Cultural de Famalicão começou a ser publicado em 1980, sendo uma das publicações mais antigas do género em Portugal. Cada volume possui uma compilação de trabalhos científicos que aprofundam o  conhecimento sobre Vila Nova Famalicão, debruçando-se sobre assuntos em torno do seu património e das suas gentes, e que inclui contributos em questões sociais e politicas do nosso tempo.

O novo volume do Boletim Cultural estará brevemente disponível para consulta aqui.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES