A Imagem de Nossa Senhora do Sameiro despediu-se esta quinta-feira à noite de Ruílhe, prosseguindo a sua peregrinação às paróquias da zona pastoral oeste do Arciprestado de Braga. A Imagem foi conduzida pelos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, juntamente com os fiéis de Ruílhe que acompanharam Nossa Senhora em cortejo automóvel até Cunha.
Apesar da chuva, os paroquianos não arredaram pé e aguardaram fervorosamente pela chegada da Imagem no cruzeiro para dar as boas-vindas. Chegada ao local, Nossa Senhora do Sameiro foi recebida por aplausos, pétalas de flores e por “vivas”.
Os jovens fizeram questão de pegar o andor ao ombro e conduzir a Imagem em procissão até à Igreja Paroquial. Os fiéis foram acompanhando a Imagem com cânticos dedicados à Senhora. Ao chegar ao adro da Igreja, foi lançada uma sessão de fogo de artifício para celebrar a sua chegada à Paróquia onde, por sua vez, as mulheres levaram o andor até à Igreja.
Na celebração religiosa, o padre Manuel Joaquim, pároco de Cunha regojizou-se e parabenizou a comunidade pela forma calorosa e a dedicação que os paroquianos receberam a Imagem Peregrina até à casa de Deus, prosseguindo com a celebração do terço em sua honra.
A Imagem dará continuidade à sua peregrinação no próxima sábado para a Paróquia de Tebosa. Esta peregrinação terminará em Maximinos no dia 31 de maio com uma procissão de velas, que conduzirá a Imagem até à Sé Catedral para finalizar o mês de Maria.
No dia 2 de junho decorrerá a grande peregrinação ao Sameiro que junta anualmente milhares de pessoas que acompanham a Imagem até ao monte sagrado. Nossa Senhora sairá da Sé Catedral às 7:00 e, chegando ao Sameiro, a Eucaristia decorrerá às 11:00 em missa campal.
- 11 de Maio – Tebosa;
- 13 de Maio – Priscos;
- 15 de Maio – Tadim;
- 17 de Maio – Guizande;
- 19 de Maio – São Pedro de Oliveira;
- 21 de Maio – Fradelos;
- 23 de Maio – Vilaça;
- 25 de Maio – Celeirós;
- 27 de Maio – Vimieiro;
- 29 de Maio – Aveleda;
- 30 de Maio – Sequeira;
- 31 de Maio – Maximinos.