Fevereiro marca o regresso da atividade cultural em Fafe, com dois concertos de música, duas peças de teatro e 12 sessões de cinema. É o primeiro cartaz de um ciclo de atividade cultural, ainda muito marcado pelas contingências da pandemia, mas que até ao final do ano vai intensificar-se.
Um concerto pela Orquestra de Fafe no Teatro Cinema inaugura, no dia 5 (21:30) o programa cultural do mês de fevereiro. O espetáculo, conduzido pelo Maestro Maurício Costa, contará com a participação dos solistas Gonçalo Costa e Clementino Silva.
A Orquestra de Fafe assume-se como um projeto feito por fafenses e para os fafenses, integrando músicos oriundos do concelho e que procura o desenvolvimento cultural e artístico da cidade, proporcionando a todos a oportunidade de enriquecerem a sua experiência musical.
No dia 12 de fevereiro (21:30), a Companhia de Teatro de Braga sobe ao palco com a peça HAMLET, de William Shakespeare. A adaptação, encenação e dramaturgia é da responsabilidade de Alexej Schipenko que apresenta uma performance que discute a perceção dual da realidade moderna que nos apresenta o mundo entre a perspetiva virtual e real.
No mesmo dia, à tarde, realiza-se a Festa da Improvisação, numa organização da Academia de Música José Atalaya. A jam-session e free-style terá lugar na Sala Manoel Oliveira e conta com a apresentação de músicos da academia e convidados. A entrada é livre até lotação da sala.
O programa cultural de fevereiro prossegue no dia 19, com a peça de teatro Insónia de Fernando Mendes. A solo, o ator encarnará a personagem de Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licores, que vive com a corda no pescoço tanto a nível financeiro, como a nível familiar. É o comum português de classe média, que vive afogado em dívidas e créditos.
A finalizar o mês, os Vai e Vem, a dupla de músicos Vitor Lusquiños e Diogo Ferreira, que os portugueses conhecem dos programas de talentos e da banda sonora da telenovela “Amor Amor”, atuam no Teatro Cinema a 26 de fevereiro (21:30). Depois de conquistarem as duas principais estações de rádio nacionais e de dois anos de quase paragem, regressam aos palcos. “Cristina”, “Dia de Sol”, “Esse amor”, “Longe de mim” e “Volta à Lua”, são alguns dos temas do alinhamento do concerto destes dois músicos que têm ligações a Fafe, onde já viveram, estudaram e trabalharam.
Sala Manoel Oliveira com cinema todos os fins de semana
Depois de um longo período de ausência, também as sessões de cinema regressam à Sala Manoel Oliveira. Da ação ao suspense, da animação ao terror, há filmes para todos os gostos e públicos. Já neste fim de semana é apresentado o filme “Homem Aranha: Sem Volta a Casa” (sessão às 21:30). No dia 6 de fevereiro, domingo, há sessões às 15:30 e 21:30.
Segue-se a 12 e 13 de fevereiro o filme ‘Encanto’ que contará com três sessões -sábado, às 21:30, e domingo, às 11:00 e às 15:30. A película ‘Matrix Ressurrections’ é exibida no sábado (19 de fevereiro), às 21:30 e no domingo (20 de fevereiro), às 15:30 e às 21:30. “Nightmare Alley -Beco das Almas Perdidas” é o último filme do cartaz de fevereiro, com sessões às 21:30 (sábado) e às 15:30 e 21:30 (domingo).
O programa cultural é promovido pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Fafe. Os bilhetes estão à venda na Loja Interativa de Turismo e nas plataformas digitais.