O Museu dos Biscainhos, em Braga, anunciou o início de um ciclo de visitas comentadas, que se estenderá ao longo do ano de 2024. As primeiras visitas estão agendadas para os dias 7 e 13 de dezembro, às 17:30.
No dia 7 de dezembro, o Museu dos Biscainhos convida os interessados e toda a comunidade a participarem na visita comentada “Entre o Passado e o Futuro: A Importância da Conservação do Jardim Histórico”. O autor do projeto, o arquiteto paisagista Manuel Sousa, guiará os participantes, à conversa Miguel Bandeira (Fundação Bracara Augusta).
Durante a visita, e com objetivo de apresentar o Projeto de Conservação e Sustentabilidade do Jardim dos Biscainhos, que tem agora o seu início no âmbito do PRR, Manuel Sousa apresentará detalhes do projeto e responderá a questões colocadas ao longo da visita. “Pretende-se promover a transparência e o envolvimento da comunidade nas obras de requalificação do Museu dos Biscainhos e do seu Jardim Histórico que é também um importante espaço verde na cidade. Após a conclusão das obras, está prevista uma segunda visita para compartilhar os resultados e refletir sobre a intervenção, consolidando-se a relação entre o museu e a comunidade”, refere o Museu dos Biscainhos, em comunicado.
No dia 14 de dezembro, o Museu dos Biscainhos dará continuidade ao ciclo com a visita comentada “Porquê Amarelo? Raízes de uma Opção Patrimonial”, que se debruçará sobre as obras recentemente concluídas na Casa dos Biscainhos, no âmbito do Norte 2020.
O arquiteto João Garrido (coordenador) e o engenheiro Albino Estelita (técnico responsável), ambos da Direção Regional de Cultura do Norte, responsáveis pela intervenção e obras recentemente concluídas na Casa dos Biscainhos no âmbito do Norte 2020, conduzirão os participantes numa visita ao edifício, detalhando algumas das opções patrimoniais adotadas. A conversa contará com a presença de Miguel Bandeira, da Fundação Bracara Augusta. Esta visita tem como objetivo promover e incentivar a participação ativa da comunidade no processo de conservação e restauro de um edifício histórico classificado.
“Pretende-se que este ciclo de visitas comentadas ofereça uma oportunidade para todos os interessados participarem ativamente na preservação do complexo patrimonial dos Biscainhos”, acrescenta o museu.
Para mais informações e inscrições devem ser utilizados os seguintes contactos: [email protected] / 253204650.