Segunda-feira, Abril 15, 2024
16.1 C
Braga
BragaMunicípio e Mercado Abastecedor de Braga promoveram sessões do programa "5 ao...

Município e Mercado Abastecedor de Braga promoveram sessões do programa “5 ao Dia” na AGRO

© CM Braga

O Município e o Mercado Abastecedor de Braga promoveram duas sessões do programa de alimentação saudável “5 ao Dia” nesta edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação.

Com o objetivo de despertar nos mais jovens hábitos de alimentação saudáveis, foram desenvolvidas algumas atividades incluídas no programa “5 ao Di”’ que potenciaram o consumo diário de, pelo menos, cinco porções de frutos e hortícolas. As sessões decorreram nos dois primeiros dias da AGRO e contaram com alunos do 3.º e 4.º ano das EB de Sobreposta e EB de Frossos.

A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga acompanhou a sessão desta sexta-feira, referindo que se “trata de um projeto integrante e indispensável na promoção da alimentação saudável”. Carla Sepúlveda destacou a realização destas sessões na maior feira internacional de agricultura, pecuária e alimentação, o “local ideal” para que as crianças tenham um contacto direto com produtores e profissionais do setor. “Trazer o programa ‘5 ao Dia’ à AGRO é uma forma de praticar as atividades associadas ao projeto num contexto diferente, que proporciona às crianças o contacto com toda a envolvente de produção de produtos biológicos. Na AGRO as crianças podem ter contacto direto com os produtores e perceber com maior proximidade a vida rural”, explicou.

Segundo a vereadora, a alimentação saudável e mundo rural “estão associados e é importante que as nossas crianças tenham bem presente a importância do consumo de produtos locais. A presença do programa ‘5 ao Dia’ nas escolas do concelho tem-nos mostrado que a educação alimentar é muito bem-sucedida ao ponto de se constatarem mudanças de mentalidade por parte das crianças e famílias”, acrescentou Carla Sepúlveda sublinhando a importância de sensibilizar os mais novos para uma alimentação saudável.

Este programa é desenvolvido nos diversos mercados abastecedores do país, sendo dinamizado na região Norte pelo MARB, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Braga.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES