Segunda-feira, Janeiro 20, 2025
11.7 C
Braga
BragaMunicípio de Braga vence Bandeira ECOXXI

Município de Braga vence Bandeira ECOXXI

Pelo quinto ano consecutivo.

© CM Braga

O Município de Braga recebeu, no dia 28 de novembro, a Bandeira Verde ECOXXI, um galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).

Este é o 5.º ano consecutivo em que o Município de Braga é contemplado com esta distinção, consolidando a sua posição no grupo dos cinco melhores municípios a nível nacional na esfera ambiental e do desenvolvimento sustentável, obtendo uma pontuação global de 88,8%.

Braga foi um dos 61 municípios portugueses distinguidos com a Bandeira ECOXXI, um galardão que reconhece as boas práticas ambientais e as medidas de sustentabilidade desenvolvidas pelas autarquias em 2024.

Esta distinção reconhece os municípios com um índice global igual ou superior a 50% nos 21 indicadores e 70 sub-indicadores de políticas públicas de gestão ambiental e desenvolvimento sustentável.

Dos 21 indicadores, Braga destacou-se na Sustentabilidade nas Zonas Balneares; Transparência; Digitalização e Conectividade; Emprego; Qualidade do Ar; Água Segura e Qualidade dos Serviços de Água Prestados aos Utilizadores; Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal; Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Local.

O vereador do Ambiente, Altino Bessa, observa que “este é, mais uma vez, um reconhecimento significativo para o concelho, refletindo o seu compromisso com a sustentabilidade e as boas práticas ambientais”. “É um orgulho ver Braga distinguida pelo 5.º ano consecutivo com a Bandeira ECOXXI. Esta é a prova do trabalho contínuo e árduo que tem sido levado a cabo nos últimos anos. Podemos afirmar que este reconhecimento reforça a imagem positiva de Braga, promovendo-a como uma Cidade moderna e responsável em relação ao Ambiente. Receber este reconhecimento encoraja a continuidade e ampliação das políticas ambientais e de sustentabilidade, consolidando Braga como um exemplo a seguir em Portugal. Este é um dos objetivos que imprimimos no trabalho que desenvolvemos diariamente no concelho”, refere o responsável, salientando que “alcançar este patamar não é tarefa fácil”. “É preciso trabalhar muito para obter resultados tão optimistas e que dignificam Braga e os bracarenses”, acrescentou.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES