Quinta-feira, Abril 15, 2021
22.8 C
Braga
InícioBragaMunicípio de Braga transfere 800 mil euros para obras nas freguesias

Município de Braga transfere 800 mil euros para obras nas freguesias

CM Braga

O Município de Braga vai transferir 800 mil euros para obras nas freguesias. A medida vai ser analisada em Reunião de Câmara, que se realiza na segunda-feira.

Neste conjunto de apoios, a conceder sob a forma de Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências e de atribuição de apoios às Autarquias, estão consideradas obras que “vão contribuir para o desenvolvimento mais coeso e sustentável do concelho”.

No primeiro trimestre deste ano, a Autarquia de Braga aprovou a transferência de mais de um milhão de euros de apoios às freguesias, a que acresce agora mais 800 mil euros para a realização de diversas obras.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, salienta que este investimento “emana da auscultação direta e aberta que o Executivo tem mantido com todos os presidentes de Junta”. “O trabalho próximo e articulado com todas as Juntas de Freguesia, sem qualquer tipo de distinção, permite descentralizar iniciativas e atribuir o respetivo envelope financeiro para proporcionar condições para uma resolução mais célere e económica dos problemas que vão surgindo, como obras necessárias a realizar ou a dinamização de iniciativas sociais, culturais, educacionais e desportivas que elevam todas as freguesias a um patamar de desenvolvimento claramente superior”, sublinha o autarca.

Do conjunto de apoios em análise na próxima Reunião de Câmara, e no que se refere aos apoios financeiros, destaque para a requalificação do Salão Polivalente de Esporões, no valor de 344.261 euros. À Junta de Freguesia de Espinho será atribuído um apoio de 34.870 euros para o projeto da construção do Salão Polivalente, enquanto a União de Freguesias de Escudeiros e Penso Santo Estêvão e São Vicente vai receber 23.539 euros para a conclusão dos trabalhos no Salão Multiusos de Escudeiros.

A Freguesia de Palmeira vai receber 9.424 euros para apoio à execução de um percurso pedestre; a União de Freguesias de Este (São Pedro e São Mamede) vai receber 7.806 euros para a execução do percurso “Moinho da Ponte”; e a União de Freguesias de Morreira e Trandeiras vai receber 6.857 euros para os serviços de limpeza executados após a tempestade Elsa/Fabian (mão de obra, retroescavadora e transporte). Já à freguesia de Figueiredo, o Executivo vai atribuir 5.842 euros para apoiar o projeto de requalificação do adro da Capela da Senhora de Fátima, enquanto à União de Freguesias de Crespos e Pousada será atribuído o valor de 5.066 euros, para a capela mortuária e arranjo urbanístico.

No capítulo dos contratos interadministrativos de delegação de competências, a maior fatia, no valor de 158.032 euros, cabe à Junta de Freguesia de Sequeira para a execução do Parque de Recreio e Lazer.

A União de Freguesias de Guisande e Oliveira São Pedro vai receber 98.220 euros, para a requalificação da rua do Souto (Guisande); a Junta de Freguesia de Priscos vai receber um apoio de 45.729 para a obra de alargamento e pavimentação da rua do Moinho; e a União de Freguesias de Morreira e Trandeiras vai contar com um apoio de 21.856 euros para executar o alargamento e pavimentação da Travessa das Roçadas (Trandeiras).

À União de Freguesias de Lomar e Arcos será atribuído o valor de 12.531 euros para a execução da obra de drenagem de águas pluviais na rua Dr. Pedro Carvalho (Arcos), enquanto a União de Freguesias de Cabreiros e Passos São Julião vai receber o valor de 13.926 euros, para a execução do projecto de requalificação do Largo da Capela do Senhor dos Passos e espaços envolventes.

O Executivo Municipal irá ainda atribuir 10.611 euros à União de Freguesias de Crespos e Pousada para o projeto da rua das Cortinhas (Crespos); 9.996 euros à freguesia de Espinho, para pavimentação e reparação do muro de suporte da Rua da Cruz; 6.314 euros à União de Freguesias de Escudeiros e Penso para o projeto de requalificação da rua da Igreja e rua do Assento, 2.486 euros para o projecto de requalificação do polidesportivo de Escudeiros e 1.845 euros para o projecto de beneficiação da rua da Cal. Também à União de Freguesias de Santa Lucrécia e Navarra será atribuído um apoio de 1.338 euros para a execução do projeto de requalificação do entroncamento Nossa Senhora de Fátima com a EN 205-4.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS