O Município de Braga vai oferecer este ano uma alternativa aos campos de férias às crianças e jovens do concelho. Devido à pandemia, a Autarquia idealizou uma resposta diferente, que irá decorrer de 20 a 31 de julho.
O programa “Vacation Romanus In Bracara Augusta” vai ter duas vertentes diferentes. A primeira consiste num manual de atividades, disponibilizado em formato digital, que irá aliar o melhor da época romana à contemporaneidade. As atividades podem ser feitas a partir de casa, em família, entre amigos ou nos ATL. A segunda vertente será direcionada para as crianças e jovens institucionalizados, em que lhes serão disponibilizadas atividades para realizar na instituição. Serão monitorizados por uma equipa que coordenará o canal digital que serve de mostra dos trabalhos realizados. Esta é uma forma de todas as equipas interagirem e partilharem os materiais lúdicos realizados durante o dia.
Serão férias na Cidade Bimilenar, explorando a animação à distância. Neste campo de férias as crianças e jovens poderão acompanhar o quotidiano da família Bracara Augustana constituída pelo Marcus Antonius Augustanos, Semprónius Gracineos, Fabiana Aurélia e Nábia Rosaliea Martinea. Esta família irá orientar o campo de férias romano e contemporâneo a partir de jogos variados, atividades culinárias, desportivas, arqueológicas ou ambientais.
O foco é um campo de férias que promova a proximidade e diversão através do formato digital, conjugando as realidades romana e presente, em Braga.
Este programa surge de uma parceria com o CENTURIUM, incidindo na promoção da herança cultural, histórica e identitária como promotores de animação e inclusão social com recurso às ferramentas digitais, mas valorizando o envolvimento físico de manuseamento e concretização das atividades e dinâmicas sociais em espaço casa ou institucional.