A Câmara Municipal de Braga está a repor 70 árvores ao longo de toda a Avenida António Macedo. Recorde-se que as árvores foram abatidas pelas Infraestruturas de Portugal em 2019 para a realização de intervenções na correção dos pavimentos.
A Junta de Freguesia de São Vicente solicitou ao Município de Braga a sua reposição para diminuir o impacto negativo e melhorar a qualidade ambiental.
“Para os responsáveis da Junta de Freguesia de São Vicente, este abate provocou a diminuição da melhoria da qualidade de vida dos moradores da Rua José Afonso e da Avenida General Norton de Matos. A Autarquia local solicitou ao Município de Braga a reposição das árvores e o trabalho de reposição já está em curso. A mesma Autarquia reconhece a correção dos pavimentos que a Infraestrutras de Portugal está a levar a cabo, no entanto, a densidade de tráfego na referida avenida merece que exista uma cortina vegetal que compense as emissões de CO2 e crie uma barreira ao ruído provocado pelas viaturas,” explicou o Executivo de São Vicente.
A Autarquia local frisou que “a intervenção de reposição arbórea deveria ter acontecido no momento do primeiro abate de árvores da qual a Infraestrutras de Portugal foi responsável em 2019, facto que até ao momento não aconteceu”.