Terça-feira, Fevereiro 20, 2024
14.5 C
Braga
InícioBragaMunicípio de Braga e INL celebraram Dia Internacional da Educação com um...

Município de Braga e INL celebraram Dia Internacional da Educação com um espetáculo circense 

© Patrícia Barroso – INL

No âmbito do Dia Internacional da Educação, o Município de Braga, em parceria com o INL – Instituto de Nanotecnologia, promoveu o espectáculo ‘Nano Circus’, desenvolvido pelo projeto Equilibrium Social Circus, um programa de prevenção de problemas de comportamento na adolescência através da metodologia do Circo Social, que se baseia na fusão inovadora entre as artes circenses e a intervenção social, que atua como agente de transformação psicossocial.

O potencial transformador do Circo Social reside no desenvolvimento de habilidades e competências que as disciplinas como o trapézio, o malabarismo e o clown promovem e aprimoram, designadamente cognitivas, psicomotoras e socioemocionais como o sentido de pertença, a confiança, o respeito, a resiliência, a disciplina, o pensamento abstrato, a motricidade fina, a coordenação, bem como o efeito terapêutico do riso.

No ano transato, o projecto Equilibrium SC visitou o INL para uma residência artística, fomentando a troca de conhecimento. Durante esta residência, os adolescentes puderam visitar os laboratórios do INL, proporcionando-lhes uma oportunidade única de explorar a nanotecnologia e interagir com cientistas. Numa reviravolta, os cientistas do INL testaram a sua destreza e equilíbrio através das técnicas circenses, descobrindo no processo novas habilidades artísticas. Esta experiência transformadora motivou a equipa do Equilibrium Social Circus a criar um espectáculo inspirado na nanotecnologia, educação e ciência.

Carla Sepúlveda, vereadora da Educação, esteve presente na apresentação do espectáculo, destacando que este projeto desenvolvido com o Município de Braga acontece também no âmbito do Dia Internacional da Educação, efeméride que se celebrou no dia 24 de janeiro. “Consideramos que seria uma mais valia criar esta espécie de fusão entre o INL que é uma referência na esfera da ciência e um projeto educativo e social como o Equilibrium Social Circus para celebrar uma educação que se pretende cada vez mais inclusiva e aberta à comunidade em geral. O projeto Equilibrium Social Circus, com o apoio do Município, tem empreendido um conjunto de oficinas e workshops em processo colaborativo com outras entidades, inclusive alguns dos Agrupamentos de Escolas do Concelho”, referiu.

A vereadora salientou ainda que esta colaboração “é exemplo do trabalho em rede promovido pelo Município, mas também do reforço da cooperação, partilha de conhecimento, troca de experiência e de boas práticas entre organizações e entidades”, concluiu Carla Sepúlveda.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES