Sexta-feira, Maio 24, 2024
13.7 C
Braga
BragaMunicípio de Braga assina protocolo com a UNICEF para apoiar crianças

Município de Braga assina protocolo com a UNICEF para apoiar crianças

© CM Braga

O Município de Braga formalizou esta segunda-feira a adesão ao programa ‘Cidades Amigas das Crianças’ da UNICEF, iniciativa que visa promover a aplicação dos direitos das crianças nas decisões políticas e programas dos municípios portugueses.

O protocolo, assinado com o Comité Português para a UNICEF no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tem a duração de cinco anos. Está prevista para o primeiro ano a implementação de uma estratégia local para os direitos da criança e, nos restantes quatro anos, a execução dos respectivos planos anuais de acção local.

Compete ao Município alocar os recursos necessários à concretização destes objetivos com a UNICEF a acompanhar e providenciar apoio técnico adequado e necessário. Será igualmente promovido o trabalho em rede e de partilha de boas práticas entre os vários municípios aderentes ao Programa Cidades Amigas das Crianças. A parceria prevê igualmente a comparticipação financeira de cinco mil euros do Município de Braga à Unicef Portugal.

Na assinatura do protocolo estiveram presentes Ricardo Rio, Beatriz Imperatori, diretora executiva da UNICEF, e Carla Sepúlveda, vereadora do Município de Braga.

De acordo com Ricardo Rio, a cidade tem vindo a implementar um conjunto de medidas que a tornam já ´amiga das crianças´. “Esta é uma rede muito prestigiada e que, através da partilha de boas práticas entre municípios, nos permitirá certamente replicar iniciativas com sucesso que possam enriquecer ainda mais o nosso trabalho. Temos procurado, nas várias componentes da vida da cidade e da forma mais transversal possível, acorrer às necessidades das crianças. Nesse aspeto, salientamos o esforço efectuado no acolhimento e integração dos jovens migrantes, que estão numa posição de maior vulnerabilidade e necessitam desse apoio dos agentes do território”, afirmou.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES