Sexta-feira, Abril 19, 2024
25.6 C
Braga
ReportagemMultidão assistiu com emoção à Procissão dos Passos em Braga

Multidão assistiu com emoção à Procissão dos Passos em Braga

© Angélica Antunes

A cidade de Braga voltou a reviver com fé a Procissão dos Passos, que decorreu na tarde deste domingo.

© Angélica Antunes

Organizada pela Irmandade de Santa Cruz, a procissão atraiu uma multidão que assistiu com emoção às solenidades.

© Angélica Antunes

O cortejo religioso teve início na Igreja de São Paulo, onde saiu a imagem do Senhor dos Passos, em direção à Igreja de Santa Cruz.

© Angélica Antunes

O ponto alto realizou-se no Largo Carlos Amarante, frente à Igreja de Santa Cruz, com o Sermão e o Encontro da imagem de Nossa Senhora das Dores com o Senhor dos Passos. Após o Encontro, ocorreu um momento musical dirigido pelo Maestro António Vilas Boas, seguindo-se a procissão com a introdução da imagem de Nossa Senhora das Dores.

© Angélica Antunes

Centenas de figurantes, andores, entidades civis, militares e grupos deram cor e embelezaram esta procissão, retratando a Paixão de Cristo que foi vivida há mais de dois mil anos.

© Angélica Antunes

Organizada pela Irmandade de Santa Cruz, a Procissão dos Passos percorreu as principais ruas do centro de Braga com o itinerário dos oito calvários.

© Angélica Antunes

De acordo com Fernando Rodrigues, provedor da Irmandade de Santa Cruz, a Procissão do Senhor dos Passos “traz uma vivência cultural e religiosa à cidade” e dá o arranque à Semana Santa de Braga.

© Angélica Antunes

“É uma festa de Braga, para Braga e para o mundo. Além da sua componente religiosa, esta festa assume-se como um ex-libris turístico, cultural e económico pela sua qualidade, atraindo inúmeros visitantes. A Procissão do Senhor dos Passos mistura o religioso e o profano de uma forma harmoniosa. Sempre primamos pela diferença e qualidade, levando aos cristãos, turistas e à comunidade bracarense, uma vivência cultural e religiosa”, disse.

© Angélica Antunes

O destaque da edição da Semana Santa de Braga deste ano vai para a Procissão da Burrinha que celebra 25 anos e tem preparada novidades com um novo guarda-roupa, cartazes, músicas e uma nova arca da aliança. Leia o artigo aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES