Sábado, Abril 13, 2024
17.7 C
Braga
CulturaMostra Internacional de Teatro leva 16 espetáculos a Braga, Barcelos e Maia

Mostra Internacional de Teatro leva 16 espetáculos a Braga, Barcelos e Maia

© CM Braga

A segunda edição da Mostra Internacional de Teatro (MIT) – Sem Fronteiras foi apresentada hoje. A iniciativa, a cargo da Companhia de Teatro de Braga, irá realizar-se de 1 a 6 de maio.

A MIT 23 será constituída por 16 espectáulos a decorrer em Braga (Theatro Circo), Barcelos (Theatro Gil Vicente) e Maia (Quinta da Caverneira), sob a égide da ETA – Eurasia Theatre Association, organização que junta 23 países da Ásia e Europa. Este anom terá lugar uma homenagem solidária ao Teatro de Kherson, na Ucrânia, cujo diretor, Alexandr Kniga, é também o Presidente da ETA.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, sublinhou a importância de levar o teatro cada vez mais ao encontro da generalidade da população. “Esta é uma iniciativa na qual nos revemos bastante, já que o trabalho de internacionalização da Companhia de Teatro de Braga está alinhado com a perspetiva de uma cidade aberta ao mundo e a várias geografias, potenciando a atracção a Braga de projetos de qualidade”, disse, referindo que o teatro deves ser feito “sem fronteiras e numa base de cooperação”, tal como sucede nesta Mostra.

A mostra contará com representantes de oito países (Itália, Chipre, Geórgia, Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Ucrânia e Portugal) e cerca de 50 artistas estrangeiros, entidades representantes dos governos e cidades dos respetivos países, diretores de teatros, críticos, entre outros.

Nesta sessão foram apresentados todos os espetáculos que integram a programação, as sete Companhias e os respetivos países de onde são oriundos.

Em 2025 – ano em que a Companhia de Teatro de Braga comemora o seu 45º aniversário, se celebram os 50 anos do 25 de Abril e Braga recebe o título de Capital Portuguesa da Cultura – a iniciativa assumirá a dimensão de Grande Festival Internacional de Teatro e Ópera Clássicos (MITO), tendo como palco privilegiado as Ruínas do Antigo Teatro Romano. O objetivo passa por renovar, interpretar, co-criar e produzir novas interpretações contemporâneas das obras da Cultura Clássica, que conduzam a um outro olhar sobre a Europa e os cidadãos.

O MIT 23 conta com o apoio institucional do Município de Braga. A apresentação da MIT coincindiu com as comemorações do Dia Mundial do Teatro, que hoje se celebra.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES