Quarta-feira, Julho 17, 2024
22.8 C
Braga
BragaMostra empresarial expõe capacidade inovadora de Braga

Mostra empresarial expõe capacidade inovadora de Braga

© InvestBraga

Instituições de ensino, do sistema científico e de inovação, empresas em crescimento com forte presença internacional, mas também setores que se destacam pela sua capacidade inovadora, tecnológica e de criação de emprego qualificado vão estar presentes na mostra empresarial, no âmbito da Semana da Economia de Braga. O secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, estará presente na inauguração, a 23 de maio.

Entre 23 e 25 de maio, o Altice Forum Braga vai receber cerca de uma centena de empresas e entidades, que estarão disponíveis para mostrar ao público em geral o que “de melhor se faz a partir de Braga”, ao nível da produção de conhecimento e tecnologia.

Da parte do sistema de ensino, a mostra vai contar com a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico do Cávado e Ave e seu Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (2Ai), a Universidade Católica Portuguesa, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a associação Fibrenamics, o Human Power Hub, as escolas profissionais de Braga e Instituições de Ensino Superior da RUN-EU (European Innovation Hubs de Portugal, Irlanda, Finlândia, Húngria, Áustria e Países Baixos).

Muitas das principais empresas de referência a operar no tecido económico de Braga vão, também, juntar-se à iniciativa. Um dos exemplos é a construtora Casais, que marca presença na mostra, mas também promoverá, dia 24 de maio, uma conferência sobre “Transferência Tecnológica para as Empresas de Construção”. Depois, o pavilhão do Altice Forum Braga vai receber, também, nomes como a ACCENTURE, Balanças Marques, BDO, Checkmarx, Codepoint, Deloitte, Enermeter, Etma, Fehst, Grupo Bernardo da Costa, O Feliz, Grupo Três60, Issuu, Solutions 30, Spormex, TLCI, TUB, TX Group, Vidraria dos Peões, WebHelp ou UpHold.

Para além do espaço expositivo, durante os três dias, a mostra empresarial terá um palco que será dinamizado por empresas como a InCentea, Nuboyana e APTIV, com talks e conferências. O primeiro dia, 23 de maio, com inauguração marcada para as 17h45, que conta com a presença do Secretário de Estado do Trabalho, arranca com apresentação do projeto “Go To Labour”, promovido pela Associação Empresarial do Minho em parceria com instituições do Ensino Superior da região (a entrada é livre).

Fórum Económico antecipa mostra

A Semana da Economia vai decorrer entre 22 e 26 de maio. Dia 23, antes de se abrirem as portas da mostra empresarial, o evento contará com o Fórum Económico no Grande Auditório do Altice Forum Braga. A primeira parte – “O crescimento económico de Braga” -, com início às 15:00, estará a cargo do presidente do Município de Braga. A sessão prosseguirá com um debate sobre “O impacto da inteligência artificial na competitividade das empresas”.

Estarão presentes Rafael Campos Pereira, vice-presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Bárbara Grilo, presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Inovação, Luís Paulo Reis, presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, Paulo Novais, coordenador do Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes, e Jorge Pereira, Principal Scientific Officer na Comissão Europeia. A moderação ficará a cargo de António Costa, diretor do jornal económico ECO.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES