Morreu o artista plástico e ilustrador Arlindo Fagundes. Tinha 79 anos. Durante a sua vida, foi um lutador pela liberdade, democracia, justiça social e paz, assumindo a defesa dos direitos do povo e dos trabalhadores como referência.
Nascido a 3 de julho de 1945, manteve uma ininterrupta atividade política no PCP, partido em que foi candidato em diversas eleições.
No fascismo, foi forçado ao exílio em França, tendo regressado a Portugal após a Revolução do 25 de Abril. Participou ativamente na defesa do Centro de Trabalho de Braga perante o assalto levado a cabo pelas forças reacionárias em agosto de 1975.
Entre a sua vasta obra, constam as ilustrações para a coleção infanto-juvenil “Uma Aventura”, a personagem de banda desenhada Pitanga e a escultura do busto de António Variações, colocada em Amares, na terra natal do cantor. Fez o cartaz da Festa do Avante! em 1979, realizada no Alto da Ajuda, em Lisboa, assim como os bonecos de cerâmica e os cartazes da Festa da Alegria, em Braga, cuja elaboração foi da sua autoria em todas as edições.
O corpo de Arlindo Fagundes estar em câmara ardente no Tanatório de Braga a partir das 14:00 desta sexta-feira. O funeral ocorrerá no sábado, pelas 16:00, no mesmo local.