Sexta-feira, Setembro 30, 2022
18.4 C
Braga
InícioAtualidadeMorreu aos 82 anos o Professor Vítor Aguiar e Silva

Morreu aos 82 anos o Professor Vítor Aguiar e Silva

© WAPA

Morreu Vítor Aguiar e Silva, professor emérito e catedrático aposentado da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho. Tinha 82 anos.

“É com profundo pesar que se comunica a toda a comunidade o falecimento do Professor Vítor Aguiar e Silva, Professor Emérito e Catedrático Aposentado da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) da Universidade do Minho. Vítor Aguiar e Silva foi um nome maior da Universidade Portuguesa e deixa a sua ação inscrita de forma indelével na história da Universidade do Minho“, anunciou a instituição.

A sua obra científica marcou os campos dos estudos literários e da teoria da literatura, do ensino da língua portuguesa e das políticas de língua. Era um dos mais reconhecidos especialistas na obra de Luís de Camões, a nível mundial.

A sua atividade docente teve um grande impacto em gerações sucessivas de estudantes, tendo contribuído para a reconfiguração dos estudos literários em Portugal.

Professor da Universidade do Minho desde 1989, Vítor Aguiar e Silva foi professor catedrático do Instituto de Letras e Ciências Humanas, fundou e dirigiu o Centro de Estudos Humanísticos e a revista Diacrítica. Desempenhou as funções de vice-reitor da universidade, de junho de 1990 a julho de 2002, quando se aposentou.

Nos últimos anos foi distinguido com o Prémio Vergílio Ferreira, 2002, com o Prémio Vida Literária (Associação Portuguesa de Escritores, 2007), com o Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural (2018) e, em 2022, com o Prémio Camões, o mais importante prémio literário de língua portuguesa. Em 5 de outubro de 2004, tinha sido agraciado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.

O velório de de Vítor Aguiar e Silva será realizado esta terça-feira, 13 de setembro, a partir das 16:00, na Igreja de São Lázaro, em Braga. O funeral é na quarta-feira, dia 14, pelas 11:00, no mesmo local.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS