O movimento cívico “Braga Para Todos” denunciou a colocação de um contentor de resíduos indiferenciados na entrada de um prédio, na freguesia de Fraião, em Braga. O contentor de lixo foi colocado a um metro de distância do imóvel, na Rua Dr. Faria, tendo ficado próximo das janelas dos andares inferiores.
Os habitantes discordam da mudança de local do contentor para a entrada do prédio, onde no tempo quente sentem o odor desagradável a entrar pelas habitações.
O contentor está, inclusive, instalado frente à janela de uma cozinha. “A Agere usou como justificação que o contentor foi retirado da proximidade de uma casa, onde estava há dois anos, porque faria mais sentido estar próximo do prédio. No entanto, quem for ao terreno verifica que a mudança não tem qualquer sentido porque está próximo de uma vivenda, junto à janela da cozinha, onde reside também uma criança com necessidades especiais”, disse o “Braga para Todos”.
Além de discórdia da instalação do contentor, os moradores também queixam-se da falta de limpeza dos mesmos, o que afeta ainda mais o cheiro em tempo quente.
Em resposta à denúncia feita pelo “Braga Para Todos”, a Agere explicou que “verificou-se na rua em questão que os equipamentos de RSU se concentravam na parte correspondente a moradias unifamiliares, fazendo todo o sentido aproximar um deles do único prédio da mesma, que concentrava a maior produção de resíduos. Foi decidido colocar o contentor no local em que o passeio tem oito metros de largura, garantindo o afastamento às fachadas mais próximas”.