Segunda-feira, Abril 15, 2024
15.3 C
Braga
BragaMissão internacional Brasileira em Braga para aprofundar laços de cooperação

Missão internacional Brasileira em Braga para aprofundar laços de cooperação

© CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, recebeu, esta quarta-feira, uma delegação da Frente Nacional de Prefeitos que, durante esta semana, está de visita a Portugal.

Composta por autarcas das cidades brasileiras de João Pessoa, Maringá, Ribeirão Preto, Osasco e Niterói, esta missão internacional pretende “aprofundar laços de cooperação, delinear estratégias de investimento em várias áreas e conhecer o desenvolvimento urbano, económico e social das cidades portuguesas”.

A visita a Portugal iniciou-se na segunda-feira, em Matosinhos, numa agenda que passou depois por Guimarães, Braga, prosseguindo até sexta-feira, com deslocações a Aveiro e Porto.

Durante a reunião, Ricardo Rio lembrou os “fortes laços” que unem Braga ao Brasil, demonstrando “total disponibilidade” do Município em aprofundar a cooperação e as relações transatlânticas. “Temos tido um diálogo contínuo com diversas cidades Brasileiras e temos recebido muitos contactos para a concretização de projetos de investimento. Braga tem atraído turistas, imigrantes e investidores de vários países e foi a cidade portuguesa que mais cresceu nos últimos dez anos. Muito desse crescimento contou com o contributo de cidadãos brasileiros, com quem temos estabelecido uma relação de grande proximidade”, explicou.

O autarca lembrou que em Braga vive uma comunidade brasileira “muito relevante e dinâmica”, que desempenha um “papel essencial” no estreitamento de relações bilaterais entre Braga e o Brasil. “Somos uma Cidade que tem procurado projetar-se internacionalmente, dando a conhecer os enormes recursos não apenas no plano social e económico, mas também a intensa dinâmica nos diversos secores de atividade”. Por isso, continuou Ricardo Rio, “é com grande satisfação que vemos muitos Brasileiros a frequentarem e a leccionarem na Universidade do Minho e a interessarem-se pelo trabalho desenvolvido no Instituto de Nanotecnologia, assim como uma crescente interligação entre empresas de vários setores dos dois países”.

Esta delegação ficou a conhecer o trabalho da InvestBraga e da Startup Braga, na captação de investimento e na aposta na inovação tecnológica. A mobilidade e a sustentabilidade foram outros dos temas abordados nesta visita.

“As áreas da investigação têm suscitado muito interesse por parte da comunidade brasileira, com uma aposta clara no desenvolvimento científico, na inovação tecnológica, empreendedorismo, cultura e turismo”, concluiu Ricardo Rio.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES