Ministro da Ciência inaugura sede do MIT Portugal na Universidade do Minho
Terça-feira , Outubro 20 2020 Periodicidade Diária nº 2610
Principal / Educação / Ministro da Ciência inaugura sede do MIT Portugal na Universidade do Minho

Ministro da Ciência inaugura sede do MIT Portugal na Universidade do Minho

Campus de Azurém da Universidade do Minho

Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, inaugura na segunda-feira a sede do Programa MIT Portugal, na Universidade do Minho. Este programa junta o MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, o Governo português e várias entidades nacionais.

A cerimónia decorre pelas 18h00, no edifício 1 do campus de Azurém, prevendo-se uma visita às novas instalações e as intervenções de Manuel Heitor, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do diretor do MIT Portugal e presidente da Escola de Engenharia da UMinho, Pedro Arezes.

Face ao contexto pandémico, a sessão vai ser acompanhada por um número reduzido de convidados, nomeadamente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), do AIR Centre – Centro Internacional de Investigação do Atlântico, da Agência Espacial Portuguesa, da Agência Nacional de Inovação, de universidades e de empresas.

O Programa MIT Portugal nasceu em 2006 e envolve o MIT, o Governo português, além de academias e centros de investigação nacionais, associações e a indústria. Tem como objetivo impulsionar ideias inovadoras e projetos de I&D sobre desafios complexos da sociedade e do planeta, alavancando o desenvolvimento e a competitividade económico-social de Portugal. Para o período 2020/2023 aposta em quatro áreas: alterações climáticas, sistemas terrestres (Oceanos e Espaço), transformação digital e cidades sustentáveis, todas elas com abordagens e metodologias ancoradas em ciência de dados. A sua próxima Conferência Anual ocorre a 15 de outubro, em Lisboa, com oradores de vários países. O site oficial é www.mitportugal.org.