Domingo, Setembro 25, 2022
15.5 C
Braga
InícioBragaMercado Municipal de Braga recebe vários prémios nacionais e internacionais

Mercado Municipal de Braga recebe vários prémios nacionais e internacionais

DR

O projeto de requalificação da Praça – Mercado Municipal de Braga recebeu no final de agosto a distinção “Best Of Best, nos Iconic Awards 2022 – Innovative Architecture” na categoria “Architecture” (sub-categoria Shopping Center).

No início de setembro, o projeto recebeu também a distinção “Gold Winner”, nos Muse Design Awards 2022, nas duas categorias em que era candidato (Architectural Design – Commercial Building, e Architectural Design – Rebirth Project).

Além destas, o projeto tinha já contado no ano passado com as seguintes distinções:

  • Menção honrosa na categoria de melhor intervenção com impacto social do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021;
  • Menção honrosa na categoria de melhor reabilitação estrutural do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021;
  • Honorable mention na categoria architecture, sub-categoria public buildings & institutional, dos loop design awards 2021;
  • Prémio intervenção urbanística, da 3ª gala do turismo Visit Braga.

Também neste mês de setembro, o projeto da Praça será candidato aos seguintes prémios:

  • German design awards 2023 (do German Design Council);
  • FORMA – Prémios Nacionais de Arquitetura 2022 (da IF – Ideas Foward e Revista Anteprojetos);
  • Concreta Under 40 (promovida pela Exponor – Feira Internacional do Porto, que conta com o apoio técnico do Conselho Directivo Regional do Norte (CDRN) e da Ordem dos Arquitetos).

O projeto de reabilitação é da responsabilidade da Apto Arquitetura, sendo a BO Associados, Engenharia a empresa responsável pelas especialidades, ambas empresas bracarenses.

“Estas distinções são também o reconhecimento da qualidade das empresas de arquitetura, engenharia e de construção que Braga tem e que colocam a cidade como uma referência nacional e internacional nesta área. São igualmente um reconhecimento dos jovens arquitetos e projetistas do concelho, colocando o Município na frente do que melhor se tem feito em reabilitação urbana no nosso país”, refere a autarquia em comunicado.

Para a Câmara, “a requalificação do Mercado Municipal tornou o espaço mais seguro e confortável, com melhores infraestruturas técnicas e logísticas para os comerciantes que desenvolvem a sua atividade. A ‘Praça’ está adequada às novas exigências e é um local atractivo e com novas valências”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS