Sábado, Outubro 16, 2021
15.6 C
Braga
InícioCulturaMemórias da Guerra Colonial reavivadas em Famalicão

Memórias da Guerra Colonial reavivadas em Famalicão

© CM Famalicão

“A Guerra Colonial Portuguesa (1961 – 1974): Entre a História e a Memória” é o tema do colóquio que irá acontecer no Museu da Guerra Colonial, em Famalicão, no próximo dia 9 de outubro, enquadrado no programa educativo e cultural de âmbito municipal “De Famalicão para o Mundo”. O evento, organizado pelo espaço museológico e pelo Município de Vila Nova de Famalicão, visa assinalar os 60 anos do inicio da Guerra Colonial e dar a conhecer as fontes históricas existentes no museu.

O colóquio conta com a presença de oradores como Carlos Matos Gomes, oficial do Exército aposentado e investigador de História Contemporânea de Portugal, José Manuel Lages, diretor científico do Museu da Guerra Colonial, assim como investigadores do Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa, do Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” (CITCEM)/Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), da Universidade de Coimbra, entre outros.

Destaque para a tertúlia “O Quotidiano, as Memórias e os Traumas da Guerra Colonial” que irá contar com a participação de uma enfermeira paraquedista e de ex-combatentes, que partilharão os acontecimentos que presenciaram durante o período da guerra.

A sessão irá decorrer em formato presencial, limitado à lotação do espaço, e online, e está acreditada pelo CFAEVNF, como ação de curta duração para professores e aberto ao público em geral, mediante inscrição obrigatória, até ao próximo dia 30 de setembro, aqui.

“De Famalicão para o Mundo” é um programa educativo municipal direcionado para as questões educativas e culturais do concelho de Vila Nova de Famalicão, a partir do património e história local, enquadrado no conceito de Cidade Educadora e da legislação vigente. Apresenta um conjunto de propostas e sugestões pedagógicas, dirigido a professores, tratando-se de um facilitador do desenvolvimento de ações destinadas aos alunos do 1º ciclo do ensino básico ao ensino secundário, que poderão ser aplicadas de forma autónoma ou enquadradas em equipas multidisciplinares.

Para mais informações sobre o programa e os oradores, consulte aqui.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS