Domingo, Maio 16, 2021
15 C
Braga
InícioEducaçãoMelhores estudantes das secundárias contactam com cientistas da Universidade do Minho

Melhores estudantes das secundárias contactam com cientistas da Universidade do Minho

Universidade do Minho

Cerca de 350 dos melhores estudantes de escolas secundárias e colégios do Norte do país vão contactar entre esta quarta e sexta-feira com cientistas da Universidade do Minho. A iniciativa, designada “O Melhor Estudante na UMinho”, vai apresentar a oferta formativa da UMinho e evidenciar a investigação que se faz nesta academia, da qual poderão vir a tomar parte.

O programa decorre sempre das 17:30 às 19:00 e em formato online, devido ao contexto pandémico. Prevê-se esclarecer dúvidas sobre o quotidiano e os cursos da UMinho e abordar 24 projetos científicos. Vai ser possível aprofundar, por exemplo, a construção de um mosteiro, os mistérios do cérebro, as alterações climáticas nos rios, os movimentos nacionalistas, as interações humano-robô, as pandemias na história, o sucesso escolar de minorias, as diferenças culturais nas decisões judiciais, os limites da memória, o rendimento básico incondicional ou a promoção da saúde nas escolas, entre outros temas.

Os participantes são provenientes de 50 estabelecimentos de ensino dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto e Aveiro. Há a intenção de os integrar ainda, até ao final do ano letivo, em sessões práticas nos centros de investigação da UMinho, mediante a evolução do contexto sanitário. O objetivo é promover a interação direta e pessoal daqueles estudantes com docentes e investigadores das suas áreas de preferência.

O programa “O Melhor Estudante na UMinho” foi concebido pela Reitoria como uma abordagem inovadora de aproximar a academia dos mais jovens, incentivando-os a fazer formação superior de qualidade e investigação de ponta, para além de sensibilizar a comunidade em geral para o conhecimento produzido nesta universidade.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS