Quinta-feira, Maio 19, 2022
17.8 C
Braga
InícioAtualidadeMaria José Fernandes é a nova presidente do Conselho Coordenador dos Institutos...

Maria José Fernandes é a nova presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos

DR

Maria José Fernandes tomou hoje posse como presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), numa cerimónia que decorreu no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal.

A nova presidente, que sucede no cargo a Pedro Dominguinhos, é a primeira mulher a assumir a presidência do CCISP.

Afirmar o ensino superior politécnico no panorama nacional e internacional e contribuir para os objetivos no âmbito da Agenda Europeia 2030, são os desígnios da nova presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, que foi eleita, por unanimidade, para um mandato de dois anos.

A nova presidente do CCISP defende que a visão estratégica dos Politécnicos, enquanto agentes de transformação das sociedades e das regiões onde atuam, deve continuar a orientar-se para a concretização dos desafios societais, através do desenvolvimento de atividades de ensino, investigação e de interação com a sociedade que promovam a aquisição das futuras competências avançadas.

Neste sentido, para o seu mandato, tem como objetivo continuar a afirmar o ensino superior politécnico no panorama nacional e internacional, em articulação permanente com todo o ecossistema: tecido empresarial, autarquias, instituições púbicas e privadas, famílias, entre outras.

No campo da investigação, desenvolvimento e inovação, o objetivo é alinhar toda a estratégia com os European Innovation Hubs, promovendo, desta forma, o aumento do impacto societal da atividade realizada e, consequentemente, provocando a transformação das regiões e o seu desenvolvimento sustentável. “Para concretizar este objetivo, é fundamental que os Politécnicos possam atribuir o grau de Doutor, pelo que esta será uma das prioridades deste início de mandato. Muito em breve será novamente submetida, na Assembleia da República, a iniciativa legislativa de cidadãos para que os Politécnicos possam atribuir o grau de Doutor e vejam, ainda, alterada a sua designação para Universidades Politécnicas”, afirma a Professora Doutora Maria José Fernandes.

Para o futuro, Maria José Fernandes reitera que “há reformas fundamentais a serem concretizadas nos próximos anos, em que o CCISP pretende ter um papel preponderante, nomeadamente, a Revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) e o Estatuto da Carreira de Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico, diplomas estruturantes para o sistema de ensino superior. O CCISP quer participar e ser parte integrante no processo de transformação social e de desenvolvimento cultural de Portugal”.

Maria José Fernandes pretende ainda que os Politécnicos reforcem a sua contribuição para os objetivos no âmbito da Agenda Europeia 2030, designadamente com a qualificação e formação ao longo da vida – quer de jovens, quer de adultos – e com a melhoria de competências das pessoas, em qualquer domínio da sociedade, enquanto motor fundamental do processo de desenvolvimento e transformação económica e social que se pretende. Para este propósito, o CCISP conta também com a implementação dos programas Impulso (Jovem e Adultos), aprovados em todos os Politécnicos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência português e que estão já em desenvolvimento, bem como com os programas de digitalização e de sustentabilidade que estão em curso, e, ainda, com o reforço da ação social e da implementação do plano nacional do alojamento no ensino superior.

Na presente cerimónia, o Conselho Coordenador agraciou ainda Manuel Heitor, antigo Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, com a Medalha de Ouro de Mérito do CCISP pelo trabalho de excelência desenvolvido em prol da afirmação do Ensino Superior Português e da Investigação, ao nível nacional e internacional.

Maria José Fernandes é licenciada em Gestão, doutorada em Ciências Empresariais  (área da Contabilidade) e tem o título de agregada em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (ISEG). É, desde 2017, presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e, desde 2018, assumia funções como vice-presidente do CCISP.

É presidente do Colégio de Especialidade de Contabilidade Pública da Ordem dos Contabilistas Certificados e Professora Coordenadora principal na Escola Superior de Gestão do IPCA. Exerceu ainda o cargo de Diretora do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do IPCA entre 2008 e 2017. É uma das autoras do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. Referee e autora de diversas publicações em revistas científicas nacionais e internacionais e de trabalhos de investigação científica apresentados em múltiplos congressos.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS