No âmbito da iniciativa “Governo + Próximo”, que reúne o Conselho de Ministros nas capitais de distrito de Braga, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e o secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, acompanhados pelo vereador da Câmara de Guimarães, Paulo Lopes Silva, estiveram, na manhã de quarta-feira, em visitas ligadas ao seu próprio setor.
Esta iniciativa pretende que os governantes se centrem “na resolução e no acompanhamento de soluções para o distrito, que é um dos grandes motores da nossa economia, responsável por 11% das exportações nacionais”, como sublinhou o primeiro-ministro, António Costa.
Paulo Lopes Silva considera estas visitas de “elevado interesse para a região e configuram uma oportunidade de mostrar a grande diversidade empresarial do concelho, que vai desde a agricultura até à criatividade”. Para o vereador, “é importante a presença dos governantes no terreno para conhecerem de perto as empresas e setores que são fundamentais para a economia local e nacional”.
Maria do Céu Antunes visitou a empresa Soguima, situada em Sande (Vila Nova), onde ficou a conhecer todo o processo produtivo desta que é “uma empresa de referência nacional na área da produção de alimentos ultracongelados”. A ministra teve, ainda, oportunidade de apreciar os projetos que a Soguima tem vindo a desenvolver, percebendo o seu posicionamento no panorama económico regional e nacional, bem como o seu potencial de crescimento.
Já Pedro Cilínio esteve de visita à AMF Safety Shoes, empresa sediada em Tabuadelo, que se destaca pela “qualidade e inovação do calçado técnico que produz, da qual a marca TOWORKFOR é um exemplo”. A empresa tem vindo a assumir uma posição de destaque, não apenas em Portugal, mas também a nível internacional.
O secretário de Estado teve oportunidade de conhecer toda a linha de produção da empresa, assim como os atuais e futuros projetos que a AMF Safety Shoes tem estado a desenvolver e que lhe permitem assumir-se como uma das marcas de referência no setor.