Terça-feira, Agosto 9, 2022
20.3 C
Braga
InícioBragaMarcelo Rebelo de Sousa vai estar em Braga nas celebrações do Dia...

Marcelo Rebelo de Sousa vai estar em Braga nas celebrações do Dia de Portugal

Presidência da República Portuguesa

Vai ser celebrado na próxima quinta-feira um protocolo entre a Presidência da República e o Município de Braga para a preparação das comemorações do dia 10 de Junho, que serão presididas pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que este ano terão como palco a Cidade dos Arcebispos.

A iniciativa, que irá decorrer em formato digital, contará com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa e de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

O ponto alto destas comemorações será a Cerimónia Militar do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que irá ocorrer na Avenida da Liberdade no dia 10 de Junho, pelas 11:00, contando com a presença de um efetivo total de 2054 militares.

Segundo Ricardo Rio, “é um enorme orgulho para a cidade receber estas comemorações”. “Braga é o local certo para celebrar uma data com um simbolismo tão especial. A cidade é líder em tecnologia e empreendedorismo no país e no mundo e é a prova do enorme valor e importância dos nossos cidadãos e territórios. O caminho que estamos a percorrer demonstra que é possível afirmar o nosso talento a diferentes níveis e nos mais diversos palcos internacionais”, afirma, apelando aos bracarenses para que se envolvam e associem a estas comemorações participando nas várias atividades agendadas.

O programa inicia-se no dia 6 de junho com as “Atividades Militares Complementares”, uma exposição de meios e capacidades militares que estará patente na Avenida Central e no início da Avenida da Liberdade.

No dia 9 de junho decorre na Praça do Município a cerimónia do içar da Bandeira Nacional. No palco colocado na Praça da República irão realizar-se, sempre com início às 21:30, três concertos ao ar livre abertos à comunidade: Banda da Força Aérea (7 de junho); Banda da Armada (8 de junho) e Banda do Exército (10 de junho).

Já o Theatro Circo recebe o concerto da Banda Militar Conjunta no dia 9 de junho, às 21:30. Neste caso, a entrada é gratuita – mediante levantamento de bilhete no Theatro – mas limitada ao número de lugares disponíveis.

Também no dia 10 de junho decorre, às 18:30, na Praça do Município, a cerimónia do arriar da Bandeira Nacional. Nos dias 11 e 12 de junho mantêm-se em exposição as “Atividades Militares Complementares”. As comemorações encerram às 18:30 de dia 12 de junho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS